Curiosidades

Barriga do cachorro fazendo barulho: Pode ser um problema grave?

Em alguns cães o ruído pode ser mais frequente e em outros nem tanto. E da mesma forma que pode não ser nada, pode ser uma série de coisas.

Os “roncos” podem estar associados a diversos problemas relacionados a digestão e até ingestão de alimentos. 

Mas também, podem apenas significar um processo natural no organismo do cão, de forma que há apenas um processo da anatomia do cachorro acontecendo ali.

A forma com que o cachorro ingere alimentos faz toda diferença para a digestão! 

Então, se o cachorro come rápido demais ou devagar demais, saiba que isto impactará diretamente nos processos estomacais e do sistema digestivo.

Por exemplo, se você tem um cachorro que devora a ração em pouquíssimos minutos ou mesmo engole a comida quase inteira, pode ser que ele tenha muitos barulhos na barriga.

Comendo rápido de mais, o cachorro ira engolir bastante ar junto a comida. Ou seja, quanto mais rápido ele engole, mais ar vai junto gerando mais barulhos.

Em algum momento esse ar precisará sair e ele disputará espaço físico com o alimento na barriga do cão, podendo causar vários tipos de barulhos estranhos.

Outra coisa que pode causar barulhos é a comida crua pois ela irá exigir mais trabalho das bactérias estomacais que fazem o trabalho de digestão. Logo, o processo digestivo liberará muitos gases.

Com os excessos de ruído, muitas o cachorro pode estar com dores de barriga afinal, quando há gases, há pressão. E quando há pressão, pode haver dor.

Verifique se o cão sente desconforto na barriga quando você o apalpar. E se ele chorar procure um veterinário para identificar o problema.

Não se desespere, pois talvez apenas seja excesso de gases que estejam causando desconfortos intestinais agudos. E o veterinário terá o remédio certo para sanar esse problema.

Mas se você notar também a presença de vômito e diarreia leve o seu cachorro o quanto antes para um veterinário. Afinal, estes sintomas podem indicar quadros mais graves