Portal do Dog >> Você e seu Amigo >> Cão de Crista Chinês

Cão de Crista Chinês

Brincalhão, e desprovido de qualquer agressividade
Grupo 9
Ele é um excelente companheiro e é extremamente inteligente. É pequeno, gracioso, esbelto e ativo. Praticamente não tem pelos.
Também conhecido como: Chinese Crested Dog ou Cristado Chinês
[+] Ver mais

INFORMAÇÕES GERAIS

O calvo Crested é mais conhecido (quem pode esquecer um cão pelado?), mas se você preferir seus cães peludos, a variedade Powderpuff é completamente coberto com pelos macios e sedosos.Um cão pequeno, ativo e gracioso; de ossatura média à fina; corpo uniformemente sem pelos, com pelos somente na cabeça, patas e cauda; ou coberto por um véu de pelos macios. Existem dois tipos distintos desta raça: o “Deer Type”, vivaz e de ossatura fina e o “Cobby Type”, de constituição e ossatura mais pesadas.

Feliz e brincalhão, o Cão de Crista Chinês gosta de se aninhar. Ele adora ser o centro das atenções e será sempre um prazer ter a sua atenção. A variedade sem pelo pode ser pegajosa, enquanto o Powderpuff tem uma natureza mais independente. Ambos são afetuosos com os familiares e pessoas que conhecem, sorrindo e aproveitando qualquer oportunidade para fazê-los rir. Escolha um sem pelos se você gosta da sensação de um corpo quente sob as cobertas – é onde ele vai estar, quer você goste ou não.

Quando você não está por perto para entreter, o Crested gosta de brincar com seus brinquedos, inventando jogos, correndo ao ar livre, ou se escondendo embaixo da mobília. Se ele for sair, vai precisar de um jardim murado ou cercado. Cresteds são ágeis e podem ser bons em escalada, por isso, certifique-se que o seu quintal não é fácil de escapar.

Estatisticas

Expectativa de vida

10 anos
Expectativa
Mínima
14 anos
Expectativa
Máxima

Altura

23
cm
Altura
Minima
33
cm
Altura
Máxima

Peso

4
kg
Peso
Minimo
5
kg
Peso
Máximo

caracteristicas

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Origem do Cão de Crista Chinês

País: China

É difícil precisar a origem certa da raça, mas já foram encontrados registros desses cães na China do século XIII, os primeiros exemplares foram provavelmente criados durante a dinastia Han que durou de 206 a 220 d. C.

Acredita-se que essa foi uma das primeiras raças a serem oficialmente registradas. Marinheiros chineses eram aconselhados a levar alguns exemplares desses cães a bordo dos navios para caçar ratos e outras pragas, e assim esses cachorros se espalharam pela Turquia, Egito, África do Sul e, eventualmente, o resto do mundo.

Cresteds chegaram aos Estados Unidos no final do século XIX e chamou a atenção de uma repórter de jornal Ida Garrett, ela sempre assitia os shows de apresentação dessa raça, e escreveu sobre ela pelos próximos 60 anos. Seus esforços – combinados com os de sua amiga Debra Wood – levou ao eventual reconhecimento da raça pelo American Kennel Club em 1991, um século depois das primeiras publicações de Garrett sobre o Cão de Crista Chinês.

 

Curiosidades sobre o Cão de Crista Chinês

– Ambas as variedades da Cristed Chinês pode nascer na mesma ninhada.

– Acredita-se que essa foi uma das primeiras raças a serem oficialmente registradas.

– Os chineses aparentemente viram a Crista Chinês como tendo poderes mágicos de cura; eles também usaram como almofadas vivas de aquecimento. Eles foram mantidos por imperadores chineses, bem como pelos marinheiros.

 

Cuidados e Bem Estar

O Cristado Chinês precisa de pouco exercício – ele não é um bom companheiro de corrida – mas estimulação mental é importante. Há muitos brinquedos e quebra-cabeças projetados para cães no mercado, e ele pode desfrutar de muitos deles.

Cristados Chineses são geralmente fáceis de treinar , mas eles são teimosos, o que significa que você precisa de paciência. O reforço positivo é a única rota, e correção precisa ser tratada com sensibilidade, porque a raça pode ser naturalmente retraída.

A socialização é necessária, por isso, se possível encontrar um lugar que ofereça aulas separadas para filhotes de cachorro pequeno, assim que seu Crested tiver a possibilidade de socializar-se com outros cães de tamanho similar comece seu treinamento. Ele pode ser ferido enquanto brinca com um filhote de cachorro maior.

O Cristado Chinês calvo só terá pelos na na cabeça, patas e cauda. Pelo no corpo deve ser raspado para proteger a pele. Não use protetor solar ou hidratantes; deixar a pele permanecer natural. O Calvo deve ser banhado com freqüência com um shampoo de alta qualidade. Ele pode ser propenso a pequenos problemas de pele, tais como acne, verifique se há algum cravo nas horas cuidado e banho.

Powderpuff Cresteds dão um monte de trabalho para cuidados com os pelos. Eles têm uma pelagem dupla de seda, e o sub-pelo é abundante e vai criar nós se o cão for cuidado regularmente. Raspar o rosto é uma opção. O Powderpuff precisa ser escovado semanalmente , exceto quando o pelo do filhote está mudando para fase adulta, durante o qual a escovação deve ser mais frequente. Qualquer emaranhado entre as almofadas dos pés devem ser removidos.

Powderpuffs devem ser banhados regularmente , mas não tão freqüentemente como o calvo, e eles precisam de um shampoo de alta qualidade para manter a oleosidade natural do pelo e da pele. O cão deve ser enxuto com toalha e secos com ar quente (em uma temperatura muito baixa) .

Contrariamente à opinião popular, o calvo, como também é conhecido,  não precisa usar protetor solar, loção hidratante, ou qualquer outra substância aplicada na pele a qualquer momento; muitas vezes isso só causa problemas. A pele tem uma melhor chance de se manter saudável, se nada for colocado sobre ele. É claro que você não pode deixar seu cão exposto ao sol por longos períodos, principalmente nos horários mais quentes. Cresteds não precisam de ser banhados regularmente , a cada uma ou duas semana.

Ambas as variedades podem ter problemas dentários, mas o calvo é particularmente mais propenso. Escove os dentes pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que se escondem no seu interior. A escovação diária é ainda melhor se você quiser prevenir doenças da gengiva e mau hálito.

Apare as unhas uma vez ou duas vezes por mês, para evitar machucados e outros problemas. Se você pode ouvir as unhas batendo no chão, elas estão muito longas. As unhas do cão têm vasos sanguíneos nelas, e se você cortar demais pode causar sangramento – e seu cão pode não cooperar na próxima vez. Então, se você não tem experiência  em aparar as unhas do cão, leve a um veterinário ou profissional da área.

Os ouvidos devem ser verificados semanalmente se há vermelhidão ou um odor ruim, o que pode indicar uma infecção. Quando você verificar as orelhas do seu cão, limpe-as suavemente com uma bola de algodão umedecida. Ouvido limpo pode ajudar a prevenir infecções. Não insira nada dentro do canal auditivo;apenas limpar o ouvido externo.

Alimentá-lo nas quantidades corretas e nunca deixar comida sobrando na vasilha do seu cão. A quantidade recomendada é 1/4 a 1 xícara de alimento seco de alta qualidade por dia, dividido em duas refeições.

Predisposição à Doenças: Problemas dentários, síndrome do olho seco, atrofia progressiva da retina e síndrome de Legg-Calvé-Perthes ou doença de Perthes

Aparência Física

Em sua estrutura corporal o crânio, um tanto arredondado, carrega longas orelhas finas e pontudas, implantadas baixo, eretas eas vezes franjadas. A cabeça é lisa e o focinho, que se afina gradualmente, ostenta uma trufa estreita. Os olhos, escuros, são muito afastados. A cabeça, graciosa, é ornamentada por uma crista de pelos que cobre do stop até a base do crânio. O corpo, bem liso, é desprovido de peos, exceto na cabeça, na cauda e um pouco nas patas, ou é bem coberto por um véu formado por uma fina penugem sedosa. A pele apresenta um grão fino e libera um calor agradável ao tato. A cauda, longa e afinada, tem uma franja. Existe uma variedade de Cão de Crista Chinês com penugem, chamado de Powderpuff (uma expressão inglesa que significa "esponinha de pó de arroz"), como já foi dito anteriormente. Essa variedade tem uma capa interna muito curta e com pelos de cobertura compridos e finos.

Pelagem do Cão de Crista Chinês

Somente o Powderpuff vai ter uma pelagem dupla de seda, e o sub-pelo é abundante

Cor da Pelagem

O "casaco" do Powderpuff pode ser vistos em todas as cores e em combinações de mogno, azul, alfazema, ou cobre. Eles podem ser sólidos ou manchada. Os tons de pele da Calvo são cor de rosa e preto.

Filhotes

Se os adultos são ativos imagine os filhotes. Precisam de muitas brincadeiras, treino e tudo que for possível para mantê-los ocupados.  Comece logo cedo acostumando a morder seus brinquedos para evitar que brinquem de morder móveis e pessoas.

Preço

R$ 2000 a R$ 4000

Perguntas Frequêntes

O Cão de Crista Chinês pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

O Cristado Chinês é uma raça pequena adequado para muitos tipos de habitações, incluindo apartamentos.

O Cão de Crista Chinês é recomendado para crianças?

Doces, gentis e adoram crianças, mas as crianças precisam ter idade suficiente para entender que eles devem ser cuidadosos com esses cães pequenos.

O Cão de Crista Chinês pode ficar sozinho em casa?

São cães de companhia e preferem estar com seus tutores e família. Eles não podem ser deixados no quintal sozinhos que vão cavar para tentar escapar do confinamento se separados de seus proprietários. Eles também podem sofrer de ansiedade de separação , o que pode torná-los destrutivo quando são deixados sozinhos por muito tempo.

O Cão de Crista Chinês late muito?

O Cristado Chinês vai latir e se comportar como cão de guarda em miniatura. Se você quer uma raça mais calma é bom ver outras opções.

O Cão de Crista Chinês solta muito pelo?

Sua perda de pelo é mínima já que não tem tanto pelo para perder.

Fotos do Cão de Crista Chinês

Videos do Cão de Crista Chinês

Notícias

Listas

Penteados famosos simultaneamente em salões de beleza e pet shops

Notícias

Casal revela as dificuldades que enfrenta para cuidar de seus 41 cães

Listas

17 raças de cachorro que não suportam o frio

Notícias

Algumas raças pouco comuns na National Dog Show 2012

Raças similares ao Cão de Crista Chinês

ShihTzu

Lhasa Apso

Bichon Frisé

Poodle

Papillon

Pug

Explore outras raças

ou