Ser recebido com toda aquela animação, amor e carinho típico dos cães quando seus tutores entram em casa é uma das melhores partes de se ter um cachorro.

Eles ficam tão felizes com o simples fato de termos voltado para casa, que enchem nossos corações de amor e nos fazem esquecer todo o estresse e as chateações do dia.

Ver a felicidade de nossos cães ao chegarmos em casa nos ajuda a esquecer um dia estressante. (Foto: Reprodução / The Odyssey Online)

Mas, você sabia que pode existir uma resposta científica para toda essa empolgação dos cães ao verem seus tutores chegando em casa?

De acordo com pesquisas, existem dois fatores responsáveis por toda essa felicidade. O primeiro é o fato dos cães serem descendentes de lobos e o segundo fator é a curiosidade.

Antes de se tornarem animais domésticos, os cães viviam como lobos vagando pela selva. Desde aquela época até hoje os lobos se cumprimentam se cheirando e se lambendo no rosto.

De acordo com explicação do neurocientista Gregory Berns, se lamber no rosto é uma saudação social para os lobos, assim como apertar as mãos é para os humanos. Dessa forma, os animais também são capazes de saber se outros lobos trouxeram o jantar para casa naquela noite.

Porém, além de muito amor, todas as lambidas também contêm bastante curiosidade. (Foto: Reprodução / The Odyssey Online)

Gregory Berns também fez diversas pesquisas para descobrir como os cães veem os seres humanos. Ele percebeu, através de testes, que, apesar de não nos verem como parte de sua “manada”, os cães são capazes de identificar o aroma familiar de seus próprios seres humanos e que esse aroma causa reações nos cachorros.

“Nenhum outro perfume fez isso, nem mesmo o de um cão familiar… Eles sabem que somos algo diferente – há um lugar especial no cérebro apenas para nós. O que estamos descobrindo com o trabalho de imagem é que os cães amam seus seres humanos – e não apenas por comida. Eles amam a companhia dos seres humanos simplesmente por sua própria causa”, Explicou Gregory.

Ainda de acordo com Berns, quando um cachorro nos vê, ele está feliz ou triste, não tem um meio termo. Quando passamos o dia fora, é provável que o animal tenha ficado entediado. Então, quando voltamos, o cão fica muito feliz em nos ver, mas também bastante curioso em saber por onde estivemos.

É através das cheiradas e lambidas que os cães podem saber por onde seus tutores andaram e se chegaram com comida. (Foto: Reprodução / Health)

As cheiradas e lambidas no rosto também são formas do animal saber se nós estivemos com outros cães, e também se nós trouxemos comida para casa.

Apesar de que ainda existem muitas pesquisas relacionadas a este assunto sendo feitas, uma coisa é certa, os cães ficam muito felizes ao verem seu melhor amigo humano voltando para casa e isso também nos faz muito bem.

Fonte: Hello Giggles