Quando o pĆ¢nico dificulta o cotidiano e atrapalha que alguĆ©m efetue algumas atividades, Ć© classificado como um transtorno mental. Esse transtorno ou fobia pode envolver objetos, aƧƵes, indivĆ­duos e ambientes. A aerofobia Ć© o medo de andar de aviĆ£o ou qualquer outro tipo de aeronave. JĆ” pensou em contar com uma mĆ£ozinha ou uma patinha para superar medo de aviĆ£o?

Vale salientar que esse medo de voar Ć© algo relativamente presente entre os brasileiros. De acordo com um levantamento realizado pelo Ibope, 42% da populaĆ§Ć£o nacional possui a fobia de estar nas alturas. As pessoas que sofrem com essa dificuldade enfrentam diversos sintomas. Por exemplo: nĆ£o descansar na vĆ©spera de sua viagem, nĆ£o sentir fome e atĆ© desenvolver taquicardia e tontura.

Antes de entrar na aeronave, esse medo cresce consideravelmente e pode desencadear uma crise aguda de ansiedade. Por conseqĆ¼ĆŖncia, a pessoa tambĆ©m desenvolve outros sinais fĆ­sicos de desconforto, como dor de cabeƧa, sudorese, enjoo e problemas digestivos.

Conte com uma patinha para superar medo de aviĆ£o

Conforme a pesquisa do Ibope, a aerofobia pode ter a ver com outros medos, como a agorafobia e a claustrofobia (pĆ¢nico de ficar em locais fechados). AlĆ©m disso, a fobia de voar pode ter inĆŗmeros motivos para se manifestar em um individuo e nĆ£o se limita ao receio de uma queda, por exemplo.

Se quase metade dos brasileiros lida com essa dificuldade para embarcar, a quantidade de pessoas afetadas ao redor do mundo Ć© gigantesca. Por isso, um aeroporto na EscĆ³cia criou uma iniciativa muito fofa para ajudar a tranquilizar os seus passageiros. Tudo passa por ter uma patinha para superar medo de aviĆ£o. Como assim?

Aquela patinha para superar medo de aviĆ£o: entenda!

A aerofobia Ć© algo bastante relevante entre os passageiros. Portanto, muita gente cria alternativas para controlar o nervosismo e se acalmar antes de levantar voo. SerĆ” que contar com uma patinha para superar medo de aviĆ£o seria ainda mais Ćŗtil?

Desde maio de 2019, as pessoas que passaram pelo Aeroporto de Aberdeen, situado na EscĆ³cia, podem experimentar um programa inovador com amiguinhos de quatro patas.

Uma equipe de cachorros, que faz parte dos serviƧos terapĆŖuticos da Canine Concern Scotland Trust, estarĆ” atendendo no local. O objetivo Ć© que as pessoas possam brincar com os bichinhos e consigam aliviar a tensĆ£o antes de entrar na aeronave.

Os cachorros estĆ£o devidamente uniformizados com bandas e jaquetas visando facilitar a identificaĆ§Ć£o para o pĆŗblico. AlĆ©m disso, a equipe canina estarĆ” sempre acompanhada de guias em coleiras.

Conte com uma patinha para superar medo de aviĆ£o

De acordo com informaƧƵes divulgadas pelos organizadores do projeto, a simples aĆ§Ć£o de fazer carinho em um cĆ£ozinho rende efeitos positivos para o corpo humano. Para quem sofre da aerofobia Ć© de grande valia poder se distrair de uma maneira tĆ£o especial quando se estĆ” nervoso ou preocupado com uma viagem.

Inicialmente, a equipe canina vai conta com 14 animais entre golden retriever, pastor alemĆ£o, beagle e outros. A aĆ§Ć£o experimental se estenderĆ” atĆ© o final do mĆŖs de junho com a presenƧa de dois bichinhos aeroporto. Assim, os passageiros terĆ£o todos os dias aquela patinha para superar medo de aviĆ£o.