A corrida é a paixão de muita gente. Afinal, o praticante necessita unicamente de disposição, tempo e espaço para realizar o seu exercício. Já pensou em dividir o seu passatempo favorito com o seu melhor amigo de quatro patas? Gostou da ideia, né? Basta conhecer o canicross, a modalidade própria para tutores corredores e seus cães.

Portanto, a junção da atividade física com as brincadeiras é algo que excelente para qualquer cão. Caso o animal esteja bem fisicamente, está liberado para participar de uma modalidade que mescle as duas coisas.

Como surgiu o canicross?

Vale salientar que o canicross é um esporte oriundo do Reino Unidos ainda na década de 1990. O começo da modalidade se deve aos treinamentos para cachorros de trenó em locais sem a neve. Gradativamente, o esporte se propagou como uma forma ideal para que atletas passassem mais tempo com os seus parceirinhos de quatro patas.

canicross

Nesta modalidade, a dupla fica unida por uma guia elástica e deve apenas correr juntos. No entanto, a velocidade do exercício precisa ser estabelecida pelo próprio animal. Utilizando um colete de tração, o animal sempre deve estar a frente. Sendo assim, o cão tem a possibilidade de puxar o seu parceiro de corrida, unido a guia por um cinto adaptado.

Como funciona?

Você sabia que há até competições de canicross? Sim! Os torneios clássicos são curtos, com uma jornada que raramente ultrapassa os seis quilômetros. É essencial frisar que, assim como as pessoas, os animais demandam treinamento para correr. Portanto, é indispensável que haja uma preparação canina antes de se inscrever em uma prova em dupla.

O trajeto pode ser técnico com muitos obstáculos, trilha, rios, descidas e subidas. Ou o caminho também pode ser muito mais plano e simples. No Reino Unido, as largadas tendem a ser contra o relógio ou em diversas etapas de grupos de quatro ou cinco competidos.

canicross

No entanto, essa é a forma que prevalece no país que apenas popularizou o canicross. Portanto, é possível encontrar outros tipos de competição no Brasil e no restante do planeta.

Esporte democrático

O canicross é uma pratica esportiva bastante democrática em termos de cães que podem participar das competições. Não há restrição, só que algumas raças não são ideais por contarem com limitações quanto a modalidade.

Por exemplo, os cães braquicefálicos não devem realizar práticas muito intensas. Isso porque esse grupo possui uma formação de focinho que deixa a função respiratória mais curta e comprimida.

Ou seja, o animal tem dificuldade para alcançar tanto uma respiração quanto uma oxigenação apropriada para uma atividade alto esforço. Pug, Buldogue Inglês, Buldogue Francês, Terrier e Boxer são algumas das raças que fazem parte deste grupo de atenção.

Além disso, um “atleta canino” passa por treino com um corredor humano em sistema de tiro, intervalado, subida, treino na areia, natação e fortalecimento. Por isso, há raças que apresentam uma performance compatível com as exigências do canicross. Normalmente, se destacam os cães de caça e de aponte, como Braco Alemão, Pointer Inglês e Weimaraner, entre outros.