Chá é bom pra cachorro? Se o bicho anda agitado, um bom chá de melissa pode deixá-lo calminho, calminho. Digestão difícil? Tente uma infusão de folhas de boldo. Agora, se o caso for um problema respiratório, a menta trará um alívio e tanto.

Assim como nós, os pets também saem ganhando com as plantas medicinais. Infusões ou mesmo cápsulas, não importa a forma.

Sobretudo, os medicamentos fitoterápicos, 100% naturais, são cada vez mais adotados em clínicas veterinárias para curar desde feridas até dores articulares em animais domésticos.

Então, os cães podem beber chá?

cães podem beber chá

Foto: Freepik

A resposta curta é sim. Os cães podem beber chá. As coisas ficam complicadas quando você usa determinados tipos de chás. Discutiremos isso mais a seguir.

Por enquanto, saiba que nem todos os tipos de chá são adequados para o seu cão. Um pouco de chá contém cafeína. A principal questão com isso é que seu cão pode obter intoxicação por cafeína a partir disso.

Alguns recomendam não dar a seu cão qualquer outro líquido além da água, já que é a única coisa necessária para manter seu cão hidratado.

Por que a cafeína é ruim para o meu cão?

cachorro bebendo

Foto: Freepik

A cafeína faz mal ao seu cão por causa dos efeitos que ela causa no corpo. Ela trabalha para aumentar a frequência cardíaca e fornecer um impulso extra de energia.

Sem mencionar que essa ingestão de cafeína pode ser tóxica para o seu cão. Na maioria das vezes, você não precisa se preocupar com isso, pois seria necessário um consumo excessivo de cafeína.

Cães menores precisam ter cuidado, pois correm maior risco de o chá com cafeína os afetar negativamente.

Existem alguns sintomas que você pode procurar para saber se seu cão tem intoxicação por cafeína:

  • Frequência cardíaca elevada
  • Convulsões
  • Vômito
  • Inquietação
  • Tremores

Se o seu cachorro beber acidentalmente chá e você não tiver certeza se é bom ou não, leve-o ao veterinário. Além disso, verifique se há sintomas de intoxicação por cafeína.

Diferentes tipos de chá

Vamos discutir alguns dos diferentes tipos de chá disponíveis. Isso deve responder à sua pergunta se você está perguntando se o chá é bom para cachorro ou se o chá é ruim para o cachorro.

Chá que é bom para cachorro

cachorro bebendo chá

Foto: Freepik

De um modo geral, os chás verde e preto são perfeitamente adequados para a ingestão do seu cão. Cada um deve ser facilmente obtido no mercado local.

Mas o chá verde é cafeinado, e isso é o que você deve evitar. Portanto, sempre verifique isso antes de comprar o chá verde.

O chá ainda é uma bebida humana; portanto, tente sempre dar apenas um gole moderado ao seu cão se você planeja deixá-lo tomar chá.

Além disso, o chá de ervas também é outro chá saudável e seguro para o seu cão. O chá de camomila é popular para cães. Pois ajuda com ansiedade, inflamação e músculos relaxantes.

Supondo que seu cão não seja alérgico a ambrósia, flores de crisântemo ou plantas de asteraceae, o chá de camomila é bom para eles. Chás de ervas em geral geralmente não contêm cafeína. Isso não significa que você não deve verificar os ingredientes antes de comprá-los e entregá-los ao seu cão.

Benefícios do chá para cachorro

chá para cachorro

Foto: Freepik

Qualquer chá com cafeína é ruim para o seu cão.

O chá oferece muitos benefícios diferentes para humanos e cães. É cheio de antioxidantes e ajuda na prevenção de células formadoras de câncer.

Outros benefícios à saúde incluem a redução da inflamação do fígado e do trato intestinal. Portanto, se o seu cão sofre de hepatite, o chá pode ajudar a aliviar a dor.

Em termos de chá de camomila, ele também pode ajudar seu cão de várias maneiras. Ajuda com espasmos e gases. E se o seu cão está sofrendo de algum tipo de problema digestivo, é um bom chá para dar a ele.

Chás verdes e pretos descafeinados são bons para o seu cão. De fato, possui vários benefícios à saúde do seu cão. Você só precisa ter muito cuidado ao escolher o chá.

Homeopatia x fitoterapia

É fácil entender as diferenças entre as duas correntes

“A fitoterapia se vale apenas de plantas, enquanto a homeopatia utiliza também minerais e animais”, esclarece o veterinário Marcos Fernandes, da Escola Paulista de Homeopatia, em São Paulo. E mais: o princípio ativo do remédio homeopático é extremamente diluído.

Os remédios costumam ser encontrados em farmácias especializadas ou de manipulação. “Por serem naturais, os princípios ativos são menos tóxicos e causam menor impacto no organismo”, acredita a veterinária Regina.

Mas atenção! A prescrição do veterinário é indispensável.

“Os fitoterápicos exigem os mesmos cuidados que as drogas alopáticas”, alerta Valéria Oliva, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em Araçatuba.

“Se utilizados da maneira errada, podem apresentar resultados indesejados”, completa o professor veterinário Nilson Roberti Benites, da Universidade de São Paulo.

Se o especialista indicar um chá, você só vai precisar de uma seringa. Já a cápsula pode ser misturada à ração. Vêm das plantas, também, as substâncias usadas em tinturas, óleos e pomadas.

Além disso, segundo o veterinário Marcos Fernandes, da Escola Paulista de Homeopatia, em São Paulo, o baixo custo dos fitoterápicos e a diminuição dos efeitos colaterais são as principais vantagens do tratamento.

Os mais receitados

  • Tintura de calêndula: Cicatrizante e anti-séptico de uso tópico
  • Tintura de eufrásia: Usada como colírio contra conjuntivite
  • Chá de camomila: Alivia cólicas
  • Própolis: Para tratar problemas respiratórios ou irritações na pele
  • Chá de boldo: Infusão contra problemas no fígado
  • Passiflora e melissa: Contêm substâncias calmantes
  • Chá de quebra-pedra: Previne a formação de pedras nos rins
  • Arnica: Pomada de uso local, reduz inchaço e traumatismos
  • Copaíba: Óleo cicatrizante e antibacteriano
  • Menta: Infusão usada para inalação