X

Meu cachorro tem tendência a morder tudo. Como evitar isso?

Quando o cachorro tem tendência a morder tudo, o tutor deve aprender como evitar isso para não ter problemas de convivência e destruição.

Obviamente, o fato de os cachorros morderem pode incomodar bastante o tutor. Quando isso acontece em relação aos objetos da casa, a destruição pode ser um verdadeiro problema.

Ademais, muitas vezes os animais mordem o corpo do tutor por brincadeira, mas isso pode acabar machucando.

Cão mordendo a mão – Foto: Freepik

Obviamente, cachorros sempre vão morder, uma vez que isso faz parte do instinto natural deles. Mas é fundamental treinar o animal para controlar esse comportamento ou direcionar ele aos objetos certos.

Então, se o seu cachorro tem tendência a morder tudo o que vê pela frente, leia esse post até o final para entender como você pode evitar isso.

Por que meu cachorro tem tendência a morder tudo?

Enquanto filhotes, os cachorros ainda não têm muita força e, por isso modem bem fraquinho durante as brincadeiras.

Isso inclusive pode ser bem divertido para os animais e para os tutores. No entanto, conforme o animal vai crescendo, a situação vai se tornando cada vez mais incomoda e, quanto mais o tempo passa, mais fica difícil reverter o problema.

Por isso mesmo, não é bom deixar o cão se acostumar a morder as coisas e nem as pessoas. Mas por que os cães mordem?

É preciso compreender que morder faz parte do instinto dos cachorros e, inclusive, é um dos hábitos preferidos dos animais.

Cachorro tentando morder o rabo. Foto Freepik

Não importa a idade do cão, ele sempre vai querer morder em várias situações e, a mordedura pode estar relacionada a diferentes questões.

É bem interessante perceber que a mordedura ajuda o animal a se proteger de ataques, mas essa não é a única utilidade desse ato.

Roer objetos de diferentes texturas e tipos é algo muito importante para que o cão consiga limpar os seus dentes, evitando tártaro e apodrecimento.

Então, se o seu cachorro tem tendencia a morder tudo, você precisa entender que ele faz isso principalmente por necessidade.

Sendo assim, isso é completamente normal e faz parte dos hábitos normais. Então, você jamais deve agir com agressividade para repreender um animal que esteja mordendo.

Julgar o animal indevidamente pode levar a problemas mais graves ou estimular comportamentos ainda piores.

Cão roendo alguma coisa – Foto: Freepik

Antes de mais nada, identifique os motivos pelos quais o cão está mordendo a sua mão ou os objetos.

Em geral isso acontece no caso dos filhotes por incomodo do crescimento dos dentes. No caso dos adultos, é uma maneira de chamar a atenção ou de extravasar o estresse.

Observe a rotina e o comportamento do cão e tente perceber o que há de errado. Somente assim você poderá corrigir o problema.

Cachorro tem tendência a morder tudo: como fazê-lo parar?

Se você acha que o seu cachorro tem tendencia a morder tudo o que vê pela frente, saiba que dá para corrigir isso com algumas atitudes simples.

Na maioria das vezes, a mania de morder as coisas não expressa agressividade. Mesmo assim, pode provocar grande incômodo porque machuca e destrói os objetos.

Dois cães brincando – Foto: Freepik

Sendo assim, para te ajudar a enfrentar isso, veja a seguir algumas coisas que tornam o processo mais simples.

Cachorro tem tendência a morder tudo: seja enfático ao dizer “não”

Assim que o animal começar a te morder ou roer algum objeto indevidamente, diga um “não” bem enfático.

Tenha cuidado para não ser agressivo demais, mas ao mesmo tempo, seja firme. Depois de dar o comando, é ainda melhor se você disser o nome do animal.

Cachorro querendo morder. Fonte: Freepik

Assim ele se condiciona a entender quando a bronca for direcionada e poderá ter o seu comportamento devidamente corrigido.

Cuidado ao tirar as mãos bruscamente

Se o cachorro tem tendência a morder tudo o que encontra, inclusive as suas mãos, tenha cuidado ao fazer movimentos bruscos.

Se você tirar a mão muito rapidamente e começar a agitar ela pelo ar, o cãozinho pode ver o ato como uma brincadeira muito divertida, o que vai só reforçar o comportamento.

Então, tente deixar a mão parada e, então dizer “não” de maneira bem incisiva. Assim você vai mostrar para o animal que ele não deve realmente morder.

Cão mordendo a pele – Foto: Freepik

No momento em que ele parar você pode dar um petisco como agrado ou recompensá-lo com um carinho.

Além disso, nunca incentive mordidas fazendo brincadeiras que estimulem o animal a ter esse tipo de atitude.

Cachorro tem tendência a morder tudo – Se afaste do animal

Você já deve saber que os cães adoram estar junto do tutor. Por isso, se você ficar ao lado do seu pet, isso funciona como uma espécie de recompensa para ele.

Então, se o cão estiver te mordendo, simplesmente se afaste dele para mostrar a sua insatisfação e, para não reforçar o comportamento.

Vá para outro local da casa sem falar com o cão e, deixe-o sozinho por alguns minutos. Se ele vier atrás de você, ignore-o por um tempo.

Disponibilize mordedores e brinquedos adequados e de qualidade

Para desviar a atenção do seu pet dos objetos da casa e das suas mãos, procure comprar brinquedos adequados e macios.

Deixe esses objetos disponíveis para o animal. Existem muitos tipos de mordedores do mercado, com tamanhos e texturas diferentes.

Cachorro mordendo a pata. Foto: Freepik

Inclusive, alguns desses produtos são excelentes para aliviar os incômodos do nascimento da dentição dos filhotes.

O enriquecimento ambiental é uma estratégia muito eficiente para aliviar o desejo de morder e, ainda ajuda a deixar o cãozinho entretido durante o dia.

Gaste a energia do animal

Se o seu cachorro tem tendência a morder tudo, considere que ele pode estar com excesso de energia reprimida e, precisa conseguir extravasar isso de alguma maneira.

Nesse caso, é fundamental estimular o animal a praticar atividades físicas diariamente, levando-o para caminhadas e, fazendo brincadeiras de correr e buscar objetos.

Cachorro tem tendência a morder tudo – Adestramento

O treinamento pode ajudar o animal a direcionar a sua necessidade de morder apenas para os objetos feitos realmente para isso.

Conclusão

Se o seu cachorro tem tendência a morder tudo o que acha pelo caminho, não se preocupe por isso é completamente normal.

No entanto, tome as atitudes certas para diminuir esse comportamento, melhorando assim a convivência com o pet.