X

Alimentos de Natal: 8 proibidos para cães e gatos

O Natal está chegando e é impossível não pensar naquela ceia de Natal com todos as receitas clássicas dessa época do ano. Peru, panetone, rabanada, salpicão, são alguns dos exemplos de alimentos que não podem faltar na mesa durante o Natal.

Mas é comum que as pessoas que são tutores de algum pet fiquem na dúvida se o animal pode consumir esses alimentos, já que é normal que o bichinho também queira participar da festa.

Mas é preciso ligar um alerta na hora de oferecer comida humana ao seu pet, já que alguns dos nossos alimentos podem ser prejudiciais aos animais.

Para não correr esse risco e proteger seu animal confira quais são os alimentos de Natal perigosos para os cães e os gatos.

1. Panetone

Panetone cortado. Foto Freepik 

O panetone é aquela guloseima que não pode faltar na mesa durante o Natal. Se para nós humanos, o pão com frutas cristalizadas não parece de forma alguma um perigo, para os pets, ele pode ser tóxico.

Os ingredientes presentes no panetone ou chocotone  como frutas cristalizada, chocolate, adoçantes e bebidas alcoólicas são um grande risco para a saúde do pet, principalmente para os de pequenos portes, os idosos ou os cães com algum tipo de doenças.

Caso seu pet fique com aqueles olhinhos de quem quer comer, durante o consumo do panetone, o melhor a fazer é não cair na tentação e não oferecer a guloseima para o animal.

Caso você queira agradar o seu pet durante o Natal, uma opção é comprar o panetone próprio para o consumo animal, que é encontrado em pet shop.

2. Uva passa

Uva passas na tigela. Foto Freepik

Ela é amada ou odiada durante a ceia, mas é provável que ela esteja presente em praticamente todos os pratos de Natal.

A uva passa ou até mesmo fresca é um dos alimentos proibidos para gatos e cães. Elas são tóxicas e associadas a falência nos rins. Então é importante não deixar seu pet consumir esse alimento.

O alerta também fica para qualquer outro alimento que utiliza a uva no preparo, já que é comum que essa fruta seja inclusa em outras receitas como no arroz.

3. Salpicão é um dos alimentos de Natal proibidos para pets

Essa mistura de frango com legumes e maionese é uma presença confirmada durante o Natal. O salpicão pode até parecer inofensivo, mas os ingredientes como maionese e a uva passa são alimentos não recomendados para o consumo do pet.

4. Nozes

Cereais na tigela. Foto Freepik

Parece inofensivo, mas as nozes não podem ser consumidas pelos cães e os gatos. As oleaginosas são alimentos com um alto índice de gordura, o que é nocivo para o pet.

Outro problema com as nozes é que cães e gatos podem apresentar alergias ao alimento.

As nozes são toxicas para o pet, e assim como a uva passa, ela pode ser encontrada em diferentes receitas.

Para evitar esse tipo de acidente, é importante saber o preparo dos alimentos para não deixar o animal comer um alimento que pareça inofensivo, mas que acabe oferecendo um risco para ele.

5. Rabanada é um dos alimentos de Natal proibidos para pets

A rabanada é uma das clássicas receitas de Natal adorada por muitos. O pão frito com açúcar é uma iguaria para nós humanos, mas para o pet pode ser bem perigoso.

Com alto teor de gordura e de açúcar, o consumo de rabanada pelo animal pode levar a casos de obesidades e diabetes. O organismo dos cães e gatos diferem dos nossos, alimentos como a rabanada não devem ser incluídos na dieta do animal.

Alimentos doces costumam ser mais atrativos para cachorros, então caso seu pet fique espiando durante a refeição, leve alguns petiscos próprio para o pet, assim ele também terá algo para degustar.

6. Farofa é um dos alimentos de Natal proibidos para pets

Comida caseiras. Foto Freepik

A farofa é um alimento rico em gorduras e sal. De forma alguma o alimento deve ser oferecido ao animal.

Também é comum que no preparo da farofa tenha outros ingredientes como o bacon que também deve ser evitado o consumo pelos animais.

7. Vinho

Comida sofisticada. Foto Freepik

O vinho costuma ser a bebida mais comum durante a ceia, mas essa proibição também serve para outras bebidas alcoólicas.

Os pets são sensíveis ao álcool e mesmo pequena quantidade pode causar uma intoxicação no animal. Outro cuidado é com receitas que usam bebidas alcoólicas, o que é bem comum durante a ceia de natal.

8. Alimentos de Natal com alho e cebola

Um cuidado grande durante a ceia é com os alimentos temperados com alho e cebola. Esses temperos são tóxicos para o pet.

A cebola possui uma substância chamada tiossulfato, que leva à destruição dos glóbulos vermelhos podendo levar a um quadro de anemia.

O alho tem uma maior concentração de tiossulfato, e mesmo pequenas quantidades podem ser prejudiciais.

Como essa dupla é bem comum no preparo das receitas da ceia, fique atento para não servir uma comida que pareça inofensiva, mas que acabe sendo prejudicial ao pet.

Alguns alimentos de Natal liberados para o pet

Frango na panela. Foto Freepik

O pet tem algumas restrições com os alimentos comuns em uma ceia de Natal. Mas é possível oferecer alguns desses alimentos sem colocar em risco a saúde do cachorro e do gato.

Você pode oferecer ao seu pet alimentos como o arroz e o peru, mas é importante saber como preparar esse alimento para o pet.

Qualquer receita feita para o cão ou gato precisa ser cozida e sem a adição de temperos e até mesmo o sal.

Caso decida servir alguma carne, sempre prefira uma parte magra, com menos gordura. A quantidade também não pode ser excessiva, já que deve ser servida apenas como um aperitivo.

Se for oferecer algum alimento para o pet, o ideal é buscar orientações com o veterinário do animal.

Se seu pet só se alimenta com ração é aconselhável que outro tipo de alimento não seja introduzido em sua dieta sem o consentimento do profissional.

Para não colocar em risco a saúde do pet é melhor mantê-lo longe dos alimentos da ceia de Natal, mas caso queira fazer com que o animal participe do momento, o melhor é preparar o alimento do pet separado.