Odie, sempre com a língua de fora e babando. Foto: Reprodução

 

Criado por Jim Davis, cartunista responsável pela série Garfield, Odie o cachorro geralmente visto por Garfield como sem inteligência e bobo (apesar de ter salvo a pele de Garfield diversas vezes). Ele ganhou o coração dos leitores da tirinha por seu espírito brincalhão, e claro, por todas as peripécias que o gato mais gordo e amado apronta com ele.

Odie, que na tirinha é inspirado em um cão da raça Beagle com orelhas da cor marrom, começou com orelhas pretas. Tem como principal característica física a sua língua gigante que estica de maneira exagerada. Atividades cotidianas na vida de Odie incluem ser jogado da mesa com um pontapé na bunda dado por Garfield, babar excessivamente, correr alegremente de um lado para o outro e encarar o nada.

Já Garfield tem como um dos passatempos preferidos, além de comer e dormir, chutar Odie da mesa, insultá-lo e reclamar de sua burrice. Em ocasiões raras, Odie consegue pregar peças em Garfield e apesar de ser extremamente improvável, acontece de as vezes Odie demonstrar alguma inteligência, como quando ele foi visto escutando música clássica.

 

Origem de Odie

 

Odie foi baseado em um comercial de venda de carro, escrito por Jim Davis, que tinha Odie, o Idiota da Vila. Davis gostou do nome “Odie” e decidiu usá-lo novamente. Quando o projeto Garfield foi entregue, Odie se chamava Spot.

Teve sua primeira aparição em 8 de agosto de 1978, sendo inicialmente o pet de Lyman, amigo que dividia a casa com Jon. Lyman seguia o mesmo estilo de Jon, solteirão e nada popular. Quando foi morar com Jon ele chegou trazendo Odie, que desde o princípio já era cabeça de vento. Porém, com o tempo, Lyman foi perdendo seu propósito inicial de ser aquele que Jon poderia desabafar e acabou sendo removido da tirinha, deixando apenas Jon, Garfield e Odie. Apesar de ser um dos personagens principais, não aparece com tanta frequência quanto Jon e Garfield.

 

No filme de Garfield, Odie é interpretado por um ator canino da raça Dachshund. Foto: Reprodução

 

No filme de Garfield, Odie foi interpretado por um cãozinho da raça Dachshund e foi adotado de um centro veterinário de Liz por Jon.

Apesar de ser o saco de pancadas favorito de Garfield, algumas passagens deixam claro o sentimento de carinho, lá no fundo, que o gato preguiçoso e comilão sente por Odie.

 

Frases famosas de Garfield em relação a Odie:

 

Palhaço de raça pura.

Uma língua com olhos e patas.

 

Assista o episódio “Um estudo sobre Odie”, no qual Garfield tenta explicar um pouco sobre Odie, com tópicos que giram em torno da utilidade da língua canina e os seus perigos. /Episódio legendado/