O cachorro está perdendo peso? Qualquer perda de peso em cães deve ser considerada patológica, a menos que o dono, o veterinário e o animal de estimação estejam trabalhando juntos para melhorar a aptidão do cão.

Ao mesmo tempo, animais de estimação obesos que participam de um programa de perda de peso não devem perder mais do que 1-2% do peso corporal por semana.

Se o cão tiver doenças concomitantes, a perda de peso não deve ultrapassar 0,5% do peso total por semana, uma perda de peso mais intensa é prejudicial ao corpo do cão.

A primeira coisa que vem à mente se um cão começa a perder peso é a alimentação insuficiente e/ou a má qualidade nutricional da dieta. De fato, pode até ser, mas essa é apenas uma das razões possíveis, e nem mesmo a mais frequente.

Na maioria dos casos, a perda de peso é muito mais complicada.

Possíveis causas da perda de peso em cães

cachorro magro

cachorro magro – Foto: Freepik

Dieta inadequada e/ou alimentação insuficiente

Via de regra, cães que não são alimentados corretamente tem pouco apetite ou até aumentado, mas ao mesmo tempo, o cão pode não engordar ou mesmo perder peso.

Vale a pena avaliar a composição e qualidade da dieta alimentar, conformidade com a faixa etária e tamanho do cão, bem como o nível de atividade física.

Ao alimentar seu cão com dieta caseira, você deve discutir sua composição com veterinário e avaliar se atende às necessidades do cão.

Se houver vários animais de estimação na casa, a possibilidade de competição entre cães por comida não está excluída, especialmente se os animais de estimação tiverem acesso ilimitado a tigelas de comida.

Cachorro perdendo peso: doenças dos dentes, tártaro

Nesta situação, o animal pode sentir dores e por isso recusar a comida de forma periódica ou constante, enquanto o apetite do cão se mantém dentro dos limites normais.

Perda parcial ou total da visão

cachorro perdendo peso

cachorro magro na rua – Foto: Freepik

Esta doença nem sempre é detectada imediatamente, o comportamento do cão muda gradualmente.

Além disso, os cães se adaptam a essa condição e o dono pode simplesmente não notar que a visão do cão piorou.

Ao mesmo tempo, os cães podem ter alguma dificuldade em se locomover pela casa e encontrar comida.

Doenças dos músculos responsáveis ​​pelo trabalho da articulação da mandíbula

Leva a dificuldade de abrir a boca e mastigar os alimentos, ou mesmo a incapacidade de comer alimentos de forma independente.

Doenças inflamatórias e infecciosas

Tudo isso pode causar diminuição ou perda do apetite e, como consequência, perda de peso.

Cachorro perdendo peso: Distúrbios endócrinos

A perda de peso também pode ocorrer com distúrbios endócrinos. Na maioria das vezes, isso é observado com hiperfunção da glândula tireoide e glândulas suprarrenais.

O período depois da anestesia

Os animais toleram a anestesia geral com bastante facilidade, mas quase todos os animais de estimação apresentam distúrbios alimentares, recusa em comer e outros distúrbios digestivos após saírem da anestesia.

O proprietário deve ser informado quando o comportamento do animal é normal e quando vale a pena entrar em contato com os profissionais.

Feridas na boca

Se o cão se recusar a comer, mas sua condição não mudar, é necessário examinar a cavidade oral em busca de danos. Podem ser feridas na garganta, danos aos dentes ou ao palato.

Cachorro perdendo peso: neoplasias malignas no corpo

cachorro perdendo peso

Dog no sofá – Foto: Freepik

Em decorrência da exposição a substâncias tóxicas que entram na circulação sistêmica a partir de uma neoplasia maligna, o animal passa a perder não só o apetite, mas também o peso.

A quimioterapia também afeta negativamente o estado geral do corpo, levando também a uma perda acentuada de peso.

Cachorro perdendo peso: doenças dos rins e glândulas suprarrenais

Com a disfunção renal no animal, sintomas como perda súbita de peso são observados, mas o animal bebe muita água.

O aumento da ingestão de água e a perda de peso também podem estar associados a um mau funcionamento do pâncreas, portanto, você precisa entrar em contato com uma clínica veterinária para um estudo diagnóstico a fim de identificar o problema exato.