X

Cachorro agitado a noite – O que fazer?

Um cachorro agitado a noite pode ser sinônimo de um cão enérgico e cheio de vontade de brincar. Porém, claro, a hora de dormir nem sempre é o melhor momento para o tutor interagir e brincar com seu cão.

O ideal é que a interação aconteça durante o dia.

Por isso, o que fazer se você tem um cachorro agitado a noite? Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender um pouco mais sobre esse assunto e o que você pode fazer para seu cão ter mais qualidade de vida neste sentido.

Portanto, continue lendo!

Cachorro agitado a noite – O que fazer?

Cão dormindo – Foto: Freepik

Um cachorro agitado a noite é reflexo de uma rotina desequilibrada. Afinal, o tutor espera que, a noite, o seu cão durma junto, ou passe a noite em silêncio e tranquilo. Um cachorro latindo a noite pode ser muito maléfico para todos: para o cão, para o tutor e, claro, para os vizinhos.

Porém, os cães são seres vivos. Eles têm necessidades e o tutor precisa entendê-las. Não adianta pensar que o cão é um robô e simplesmente vai agir de maneira robótica. O animal vai expressar o que ele quer e precisa e o tutor precisa se atentar a isso.

Como resolver? Bom, há inúmeras formas de lidar com um cachorro agitado a noite. E todas elas estão diretamente ligadas a rotina e o que você faz durante o dia com o cão. Quando o animal está agitado a noite, ele já está agitado. Não adianta brigar, colocar o animal “de castigo” ou coisa do tipo.

E o melhor que você pode fazer, é prevenir que o cachorro fique agitado a noite. Como? Com estas dicas aqui:

  • Adestramentos sempre vão ajudar o animal;
  • Brinquedos criativos com enriquecimento ambiental;
  • Faça brincadeiras e desafios com o cão dentro de casa;
  • Tenha um momento do dia para sair e brincar com seu cachorro;
  • Contrate um dog walker, caso você não possa passear com o animal;
  • Não brigue ou xingue seu cachorro quando ele estiver agitado a noite;

Tudo isso está relacionado ao que você faz no dia a dia com o cachorro, e não o que fazer naquele exato momento em que o animal está agitado no meio da madrugada. Este é um artigo que vai te ajudar a prevenir essa agitação, e não remediá-la, ok?

Portanto, continue lendo e veja detalhes de cada uma das dicas anteriores!

Veja também como educar um cachorro bagunceiro.

Cachorro agitado a noite – Adestramentos sempre vão ajudar o animal

Uma das coisas mais importantes e saudáveis para todos os cachorros, é o adestramento. Todos os cães passam a ter uma vida muito mais tranquila e saudável do ponto de vista físico e mental, após boas sessões de treinamento com adestramento positivo. Ou seja, aquele adestramento que recompensa o cachorro quando ele acerta algo.

O adestramento do cachorro faz com que ele entenda o que ele pode e o que ele não pode, além de colocar nas mãos do tutor um certo “poder” de conduta, de forma que o cão entenda comandos e tons de voz. O cão não vai entender o que é “sim” ou “não”. Porém, ele vai entender o que você quer, caso haja reforço positivo no dia a dia.

Além do fator educacional, o adestramento do cachorro é uma excelente forma de gastar energia física e mental do animal. Afinal, é isso que o cachorro precisa: gastar energia. Treinamentos diários de dez, quinze ou vinte minutos, são mais do que suficientes para o animal cansar bastante.

E isso vai refletir diretamente nas noites.

Exagerar no tempo de treinamento, não vai ajudar o cão a se cansar mais. Eles têm um certo “limite” para gastar energia em adestramento. Passando esse tempo, eles simplesmente cansam e as coisas já não são mais as mesmas.

Tutora dormindo com seus cães – Foto: Freepik

Brinquedos criativos com enriquecimento ambiental

Outro fator que vai ajudar um cachorro agitado a noite, é a interação com brinquedos criativos e diferentes.

Ou seja, você, tutor, pode criar brinquedos diferentes e criativos para que seu cão interaja a brinque durante o dia, de forma que ele saia da “mesmice” e gaste ainda mais energia.

O enriquecimento ambiental, neste caso, é fundamental para fazer com que o cachorro encontre diversão dentro da própria casa, sem necessariamente a presença do tutor.

Inclusive, você poderá fazê-lo brincar com brinquedos que são desafios, de forma que ele tenha que encontrar uma “solução” para conseguir a ração, ou coisa do tipo.

Existem brinquedos que você poderá, por exemplo, colocar ração dentro, de forma que o cão gaste energia para tentar capturar essa ração. Busque sempre brinquedos seguros e que não tragam nenhum tipo de periculosidade para o cão brincar enquanto está sozinho, ok?

Teste os brinquedos antes de simplesmente deixar o cão sozinho com ele.

Cachorro agitado a noite – Faça brincadeiras e desafios com o cão dentro de casa

Outro fator que poderá ajudar o cachorro agitado a noite, é o gasto de energia com brincadeiras entre cão e tutor. Afinal, o que o cachorro mais ama em toda sua vida, é ficar ao lado do tutor e interagir com ele. O momento que o tutor chega em casa do trabalho, por exemplo, simboliza bem isso.

Portanto, interaja com o seu cachorro dentro de casa.

Faça brincadeiras diferentes e ajude ele a gastar energia para que a noite ele não fique “pilhado” para brincar e interagir. Brincadeiras interativas e criativas ajudam, tipo esconder a ração ou colocar desafios para ele buscar o petisco.

Brinque de esconder a ração pelos ambientes: em baixo do sofá, atrás da cortina, atrás de um vaso de flor, em baixo de um pano, etc. Isso faz o animal gastar uma energia bem grande do ponto de vista de “caçador” e “farejador”, e ele ficará muito mais suscetível a dormir e descansar a noite, junto com você.

Cão deitado – Foto: Freepik

Tenha um momento do dia para sair e brincar com seu cachorro

Aqui no blog, já mencionamos diversas vezes que, ao adotar um cachorro, a sua vida vai mudar. Você não pode mais preencher a sua agenda com absolutamente todos os horários do dia, em prol de você mesmo. Precisará dedicar um espacinho do dia, todos os dias, para brincar e passear com o seu cachorro.

Esse tipo de interação é fundamental para o cachorro gastar energia, se aproximar e se conectar com seu tutor e, claro, não ser um cachorro agitado a noite. O cão precisa sair para passear. Isso ajuda no desenvolvimento físico e mental, pois a rua faz o cão aflorar muitos instintos naturais, como o faro.

Além disso, as saídas para passear são fundamentais para manter o cão no peso ideal, sem que ele vire um cão obeso ou contraia doenças, tipo diabetes canina. Não deixe de sair para passear com seu cachorro todos os dias, mesmo que o cão tenha um quintal bem grande em casa, ok?

Contrate um dog walker, caso você não possa passear com o animal

A gente entende que, muitas vezes, o dia pode ser corrido e encontrar um espacinho para interação e saídas com o cachorro, pode ser complicado. No entanto, neste caso, o ideal é que você contrate uma pessoa especializada em saídas e passeios com cachorros.

Este é o chamado “dog walker“, que é um passeador profissional para atender as necessidades do seu cão.

Esse tipo de conduta é fundamental para que o seu cachorro gaste energia suficiente para que as noites não sejam um pesadelo pra você, pra ele e para os vizinhos. Um cachorro agitado a noite passa muito pelo fator “acúmulo de energia”. E não só energia física. Mas também, energia mental.

Respirar um ar diferente, sentir cheiros, ter outros estímulos, ver coisas e socializar, são elementos fundamentais para a saúde do seu cachorro de maneira geral. E para ele ter uma boa noite de sono, claro, tudo isso é importantíssimo.

Cão deitado – Foto: Freepik

Não brigue ou xingue seu cachorro quando ele estiver agitado a noite

E por fim, algo muito importante para todos os tutores que têm um cachorro agitado a noite: não brigue, xingue e, muito menos, haja com violência física contra seu cão.

Pode ser bastante cansativo ter um cão chorando e agitado a noite. Porém, agir de forma irracional, não vai resolver o problema. Vai apenas piorá-lo e o cão vai se sentir ainda mais incomodado.

Cuide bem do seu dog!