Você sabe o que é adestramento? Está é uma das técnicas mais conhecidas para educação canina. Na verdade, não é uma técnica em si, mas sim um processo. As técnicas estão embutidas no processo. E é justamente sobre isso que vamos falar um pouco mais no texto de hoje. Portanto, se você tem dúvidas ou quer saber mais sobre o assunto, continue lendo!

O que é Adestramento

Cão observando – Foto: Freepik.

O que é adestramento?

Para entendermos o que é adestramento precisamos, antes de mais nada, entender como adestrar um cachorro! Afinal, não há nada melhor do que a prática em si para justificar um meio, um processo ou uma teoria, não é mesmo? Pois bem, o processo de adestramento nada mais é do que uma forma de constituir a mente do seu cãozinho da forma que você quer que ele viva.

Este é um sistema que molda o comportamento do cachorro e torna ele um animal muito mais saudável do ponto de vista físico e mental. Inclusive, já falamos aqui no site sobre a importância da saúde mental dos cães e como ela está 100% relacionada com as atitudes físicas do bicho. E o adestramento muitas vezes é a salvação para que os animais tenham mais tranquilidade, menos angústias e menos estresse no dia a dia.

Por exemplo, um cachorro que não entende seus limites e não tem uma liderança (tutor), vai tender a gastar energias de formas negativas, vai viver estressado, angustiado e a qualidade de vida vai lá em baixo. Por isso, vamos entender melhor como adestrar um cão a partir de agora. Acompanhe!

Como adestrar cachorro?

Seria muito fácil (e útil) se existisse um passo a passo simples, rápido, prático e imbatível para adestrar cachorro, de qualquer raça, tamanho e idade, não é mesmo? Pois bem, infelizmente, isto não existe. Cada cachorro é único, possui exclusividades e individualidades e você precisa, antes de mais nada, respeitar tudo isso. Principalmente se o seu cãozinho não é mais filhote.

Vamos entender melhor abaixo.

O que é Adestramento

Cão dando a patinha para tutor – Foto: Freepik.

Comece desde filhote – Quanto menos manias adquiridas, melhor

Começar quando o animal ainda é filhote é mais do que importante. Isto não só deixa o processo mais fácil, como você poderá construir a mentalidade e educação do animal quando ele ainda não adquiriu certas manias. Como você sabe, manias de cães são extremamente difíceis de serem tiradas. E, muitas vezes, o processo para que isso aconteça é muito difícil para o animal. Então, começar os treinamentos ainda quando filhote é super indicado.

Utilize técnicas de recompensas – Reforço positivo

O reforço positivo é uma das melhores técnicas de qualquer tipo de adestramento. Basicamente, você deverá oferecer uma recompensa (por exemplo, petisco para adestramento) para o animal, toda vez que ele fizer algo que você quer e respeitar alguma atividade. O reforço positivo é, de fato, reforçar positivamente que aquela atitude do animal está correta. Com o tempo, ele associará isso e você conseguirá dominar seu comportamento.

O que é Adestramento

Cão treinado – Foto: Freepik.

Ensinar pela “briga” não é o melhor caminho

Muita gente acha que brigar faz o cachorro entender. Mas na verdade, isto poderá deixá-lo com medo, assustado e muito desmotivado para um futuro adestramento. A briga faz com que o cachorro sinta-se menos. E o que você quer é que ele seja comportado, e não oprimido.

A briga “grátis” pode criar efeitos colaterais danosos para o sistema mental do seu cãozinho. Ele precisa entender, e não ser humilhado, ok?

Ganhe a educação do animal pelos elogios

Por outro lado, quando você elogia o animal, ele sente-se extremamente feliz. Então, troque a briga pelo elogio. Como assim? Quando o animal fizer algo que você não gostaria que ele fizesse, não diga nada. No entanto, quando ele se comportar e cumprir com o que você gostaria, elogie-o! Assim, ele condicionará o elogio (eles amam elogios) e tenderá a fazer mais coisas que geram este tipo de ação do tutor.

cão dando a patinha

Cão dando a patinha – Foto: Freepik.

Tenha ajuda de um profissional qualificado

E por último, jamais hesite em contar com ajuda profissional. Encontrar um adestrador profissional poderá encurtar o processo e tudo será muito mais organizado para você e para o animal. Lembre-se que você estará moldando o comportamento do seu cãozinho. E este é um momento delicado. Por isso, fazer do jeito certo é mais do que importante!

Agora que você já sabe o que é adestramento, cuide do seu pet e boa sorte!