As 10 raças de cachorros mais inteligentes

Confira uma lista com as 10 raças de cachorros mais inteligentes

por Rodrigo Amar — publicado 26 mar 2019 - 9:50

Existem dezenas de raças de cães inteligentes, com algumas mais populares que outras. Em geral, qualquer cão que tenha bom desempenho pode ser considerado um cão muito inteligente. Esta lista abrange 5 raças de cães populares que são consideradas as mais inteligentes.

O que torna um cão inteligente?

Existem diferenças de opinião quanto aos sinais de inteligência em cães. Você poderia argumentar que os cães mais espertos são os mais teimosos, o que pode dificultar o treinamento. Esses cães podem treinar seus humanos mais do que os humanos poderiam treiná-los.

No entanto, a maioria das pessoas acha que os cães mais espertos são aprendizes rápidos e, portanto, mais fáceis de treinar quando estão devidamente motivados.

Cães inteligentes são capazes de aprender mais palavras que o cão comum e, por sua vez, realizam mais ações sob comando.

caes

Os cães mais espertos geralmente prestam muita atenção ao ambiente que os rodeia e captam com facilidade os sinais sutis. Muitos podem entender a diferença entre objetos e ações. Alguns podem até identificar seus brinquedos pelo nome!

Os cães mais inteligentes são, muitas vezes, raças de cães de alta energia e trabalhadoras. Talvez esses cães aprendam tão rapidamente porque são altamente motivados a se apresentar, não apenas por causa de seu poder cerebral.

Convivendo com cães inteligentes

Uma raça não é a única determinação de inteligência em um cão. Existem muitos cães mestiços altamente inteligentes. Há também muitos cães que são mais ou menos inteligentes do que a reputação da raça sugere.

Muitas vezes, a inteligência de um cão é revelada pela maneira como você interage com esse cão.

Os cães aprendem melhor quando estão motivados para obter uma recompensa ou precisam usar o excesso de energia. A melhor maneira de cultivar a inteligência do seu cão é manter seu cão envolvido. Junte-se ao seu cão, faça exercícios frequentes, treine regularmente, jogue jogos divertidos e permita que o seu cão participe de atividades divertidas.

Se você tem uma das raças de cães mais inteligentes ou espera conseguir um dia, esteja ciente de que precisará fazer um grande esforço para cuidar adequadamente do seu cão.

Todos os cães têm necessidades, mas as raças de cães mais inteligentes normalmente precisam de mais exercício, atenção e treinamento para mantê-las mental e fisicamente estimuladas. Pense em cães brilhantes como crianças superdotadas na escola: eles ficam entediados se não forem desafiados.

A maioria dos cães mais inteligentes realmente se beneficia de um tipo de trabalho ou de um esporte para cães. Se você tem um cachorro inteligente, mantenha seu cão ocupado e evite o tédio.

1. Border Collie

1. Border Collie

O border collie é talvez o mais inteligente de todos os cães. Se a maioria dos cães tem a inteligência da média de dois anos de idade, então um border collie pode ser tão inteligente quanto uma criança de quatro anos de idade.

Extremamente enérgico, atlético e dirigido, parece que o border collie está sempre pronto para aprender algo novo (muito parecido com o pastor australiano). Na verdade, se você não mantiver essa raça em constante movimento, aprendendo e trabalhando, ela encontrará seu próprio caminho para se manter ocupado.

Os border collies podem realizar praticamente qualquer trabalho que você possa oferecer. No entanto, eles amam o trabalho que os mantém em movimento e usam seus cérebros ao mesmo tempo. O border collie é o superastro do mundo canino. Esta raça se destaca em quase tudo, incluindo esportes.

2. Pastor Australiano

pastor-australiano

Uma das raças de cães mais inteligentes do mundo, o pastor australiano é brilhante, ativo e amigável. Sua origem como um cão pastor fez desta raça um trabalhador diligente que deseja atividade física e desafios mentais. O australiano aprenderá muito mais rápido do que o esperado e estará rapidamente pronto para mudar para algo novo.

Os australianos precisam ser mantidos ocupados com o trabalho ou ficam entediados e frustrados.

3. Poodle

Cão-da-Raça-Poodle-5

Apesar de sua aparência extravagante ou mesmo “certinha”, o poodle é um cão altamente inteligente. Brinquedo, miniatura ou de tamanho padrão, essa raça é dotada de um dos melhores poderes cerebrais caninos.

O poodle originou-se como um cão de caça e continuou a ser um trabalhador diligente e fiel companheiro.

Poodles são freqüentemente vistos como animais de performance, especialmente os menores. Você pode ensinar um poodle a se equilibrar em uma bola, pular em um arco ou fazer uma grande variedade de outras ações.

4. Boiadeiro Australiano

boiadeiro australiano

O cão boiadeiro é uma raça de cão extremamente focada e dirigida que forma um vínculo estreito com seu dono. O cão foi criado para criar gado, então a raça vive para trabalhar. Como a maioria dos cães inteligentes, ele é mais feliz com um trabalho a fazer.

Trate bem o seu boiadeiro australiano e vocês dois serão amigos por toda a vida. Esses cães adoram ficar perto de seus donos e garantir que tudo esteja correndo bem. Como a maioria dos cães inteligentes, eles são muito bons em ler as pessoas.

5. Pastor Alemão

cães inteligentes

O pastor alemão é muito esperto. Esta raça protetora, leal, tem tanta energia e inteligência que às vezes age de maneira nervosa ou ansiosa. O pastor alemão prospera quando recebe um trabalho importante a fazer. Pode ser algo tão simples como “supervisionar e proteger” as crianças que dão um senso de propósito a essa raça. No entanto, o ele precisa de muita estimulação mental e exercício para prosperar.

Muitos deles encontram seu chamado trabalhando com operações policiais ou militares. Eles podem aprender a maioria das ações em apenas alguns passos. Uma vez treinados, eles farão o que você pedir e depois procurarão a próxima tarefa a ser executada.

6. Pastor-de-shetland

Pastor de Shetland

O cão pastor de Shetland é mais esperto do que você imagina à primeira vista. Às vezes, a raça é mal interpretada como indiferente. O Sheltie às vezes é calmo e gracioso, outras vezes é enérgico e brincalhão. Independente e sensato, a raça está sempre observando seu ambiente e esperando por um sinal seu. Esta raça é muito boa em ler as pessoas.

Suas raízes de cão pastor tornam a raça muito motivada e responsiva ao ambiente. Shelties formam laços estreitos com seus donos e são extremamente receptivos ao treinamento.

7. Papillon

papillon

Não se deixe enganar pelo quadro delicado do papillon. Isso é mais do que um cachorro de colo. Na verdade, o papillon é uma das mais inteligentes de todas as raças. Esta raça é amigável, alerta e ativa. Pode aconchegar-se no seu colo um pouco, mas em pouco tempo o papillon estará procurando algo interessante para fazer.

Como muitos cães pequenos, o papillon tem um pouco de teimosia. No entanto, se você puder fazer o treinamento valer a pena (encontre as recompensas que ele mais gosta), então ele aprenderá rapidamente. Ensine a esse cachorrinho fofo uma variedade de truques divertidos e você impressionará seus amigos.

8. Rottweiler

Rottweiler

O Rottweiler é um daqueles cães que realmente sabe ler as pessoas, muitas vezes mostrando um lado diferente de sua personalidade baseado em quanto a pessoa é confiável.

O rottweiler tem um lado afetuoso e brincalhão mostrado a membros da família de confiança. Esses cães não têm dificuldade em dizer o que realmente pensam sobre você e o que você está tentando fazer.

Uma vez que você esteja no círculo íntimo do Rottweiler, você pode formar um relacionamento profundo. Eles podem ser treinados com bastante facilidade, uma vez que você ganhar sua confiança e superar suas maneiras obstinadas.

Os Rottweilers podem aprender a realizar muitas ações e sempre ficarão de olho no meio ambiente para garantir que todos estejam seguros.

9. Jack Russell Terrier

jack-russell-terrier-long

O Jack Russell terrier parece estar faltando em muitas listas de raças de cães inteligentes. Talvez seja porque esse cachorrinho esperto se move rápido demais para ser notado por alguns.

O Jack Russell é um cão destemido e cheio de energia, com uma inteligência afiada e muita teimosia.

Por causa de sua energia e inteligência, essas raças se destacam em esportes de cães como agilidade e caça. Seu desejo de continuar em movimento pode tornar o treinamento desafiador no começo, mas gratificante, uma vez que você perceba o desempenho desses cães.

10. Golden Retriever

golden

O golden retriever está entre as raças de cães inteligentes e populares do mundo e um dos cães mais amigáveis ​​do mundo.

Sua inteligência e amor pelas pessoas fazem desta raça uma das melhores para o trabalho como cão de serviço. Ela também se destaca em todos os tipos de esportes de cães. A raça é um excelente companheiro para quase qualquer tipo de família.

Olhos dos Filhotes de Cachorro: Em Que Estágio de Desenvolvimento Eles Abrem?

por Handreza Hayran — publicado 19 abr 2019 - 9:45

olhos dos filhotes

Conforme o filhote cresce, sua curiosidade faz dele observador atento. Os cães gostam de satisfazer a sua curiosidade, absorvendo o ambiente e observando o que se desenrola ao seu redor. Mas eles não nascem com essa habilidade. Os olhos dos filhotes ficam fechados e, até os olhos se abrirem, ficam cegos para o ambiente.

Por que os filhotes nascem com os olhos fechados? Que finalidade serve? E em que estágio de seu desenvolvimento os olhos dos filhotes se abrem para que possam absorver o ambiente e vivenciar o mundo ao seu redor?

 » Read more about: Olhos dos Filhotes de Cachorro: Em Que Estágio de Desenvolvimento Eles Abrem?  »

Como Fazer o Cachorro Parar de Morder?

por Camila Da Silva — publicado 18 abr 2019 - 9:45

Como fazer o cachorro parar de morder

Neste artigo, você irá aprender como fazer o cachorro parar de morder. Pois sabemos que por mais que muitas vezes possa ser de brincadeira, as mordidas podem podem sim incomodar. Porém, é importante saber que este processo pode ser um pouco lento, e precisará de paciência e dedicação para que realmente funcione. Acompanhe o texto para entender.

Como fazer o cachorro parar de morderComo fazer o cachorro parar de morder
Como fazer o cachorro parar de morder?

Antes de mais nada, podemos adiantar: o ato do cachorro morder,

 » Read more about: Como Fazer o Cachorro Parar de Morder?  »

Como Acostumar Dois Cachorros a Conviverem Juntos?

por Camila Da Silva — publicado 17 abr 2019 - 9:45

Como Acostumar Dois Cachorros a Conviverem Juntos

Uma dúvida que causa muita insegurança, é como acostumar dois cachorros a conviverem juntos. E é muito comum que as pessoas tenham este receio, visto que cães são muito territoriais e defensores de seus donos. No entanto, saiba que este processo pode não ser tão complicado quanto parece. Seguindo alguns passos, você conseguirá ter sucesso. Acompanhe para entender.

Como Acostumar Dois Cachorros a Conviverem JuntosComo Acostumar Dois Cachorros a Conviverem Juntos
Como acostumar dois cachorros a conviverem juntos?

A primeira coisa para entender como acostumar dois cachorros a conviverem juntos,

 » Read more about: Como Acostumar Dois Cachorros a Conviverem Juntos?  »

deixe seu comentário:
Siga o Portal do Dog
Últimas notícias

Olhos dos Filhotes de Cachorro: Em Que Estágio de Desenvolvimento Eles Abrem?

por Handreza Hayran — publicado 19 abr 2019 - 9:45

olhos dos filhotes

Conforme o filhote cresce, sua curiosidade faz dele observador atento. Os cães gostam de satisfazer a sua curiosidade, absorvendo o ambiente e observando o que se desenrola ao seu redor. Mas eles não nascem com essa habilidade. Os olhos dos filhotes ficam fechados e, até os olhos se abrirem, ficam cegos para o ambiente.

Por que os filhotes nascem com os olhos fechados? Que finalidade serve? E em que estágio de seu desenvolvimento os olhos dos filhotes se abrem para que possam absorver o ambiente e vivenciar o mundo ao seu redor?

Por que os olhos dos filhotes permanecem fechados?

olhos dos filhotes

Biologicamente falando, bebês humanos nascem desenvolvidos e prontos para enfrentar o mundo. Mas esse não é o caso dos filhotes de cachorro.

No nascimento, o sistema nervoso central de um filhote ainda está em desenvolvimento, incluindo seus nervos ópticos. Como seus nervos ópticos não estão totalmente desenvolvidos, eles são delicados demais para a luz brilhante, e é por isso que os olhos permanecem fechados até que os nervos acabem de se desenvolver.

Não só os nervos precisam de mais tempo para se desenvolver, mas o próprio olho não está completamente formado quando um filhote nasce. Manter os olhos fechados permite que o olho se desenvolva com segurança, sem o risco de objetos estranhos (como sujeira ou poeira) entrarem no olho e causar uma infecção ou outros problemas de desenvolvimento.

Quando os olhos dos filhotes se abrem?

olhos dos filhotes

A maioria dos filhotes começa a abrir os olhos entre uma e duas semanas após o nascimento. Nesse ponto, o sistema nervoso central do seu filhote, os nervos ópticos e os olhos estão totalmente desenvolvidos.

Uma coisa a ter em mente:-o filhote deve abrir os olhos por conta própria. Você pode ser tentado a ajudá-los, mas deve deixar o processo acontecer naturalmente. As pálpebras do seu filhote se abrirão quando os nervos e os olhos estiverem prontos. Sendo assim, forçá-los a abrir mais cedo colocará o filhote em risco.

Quando falar com veterinário

veterinário

O processo de abrir os olhos virá fácil e naturalmente para a maioria dos filhotes. Mas você ainda deve ficar de olho nas coisas para ter certeza de que o processo está indo bem com o filhote.

Algumas bandeiras vermelhas que algo pode estar errado com o desenvolvimento do olho do seu filhote de cachorro incluem:

  • Inchaço sob a pálpebra. Se você perceber que há algum inchaço sob as pálpebras do seu filhote antes que ele se abra, pode ser um sinal de infecção.
  • Pus na área dos olhos. Se houver qualquer pus, corrimento ou sujeira nos olhos ou ao redor da área da pálpebra, também pode ser um sinal de infecção.
  • As pálpebras do seu cachorro não abrem por duas semanas de idade. Algumas raças levam mais tempo para abrir suas pálpebras do que outras. Mas se após duas semanas não abrir os olhos, isso pode ser um sinal de um problema de desenvolvimento.

Se você notar algum destes sintomas, marque uma consulta com veterinário. Ele será capaz de diagnosticar qualquer infecção ou problemas de desenvolvimento do olho e prescrever o melhor tratamento para o seu cachorro.

Como Fazer o Cachorro Parar de Morder?

por Camila Da Silva — publicado 18 abr 2019 - 9:45

Como fazer o cachorro parar de morder

Neste artigo, você irá aprender como fazer o cachorro parar de morder. Pois sabemos que por mais que muitas vezes possa ser de brincadeira, as mordidas podem podem sim incomodar. Porém, é importante saber que este processo pode ser um pouco lento, e precisará de paciência e dedicação para que realmente funcione. Acompanhe o texto para entender.

Como fazer o cachorro parar de morder

Como fazer o cachorro parar de morder?

Antes de mais nada, podemos adiantar: o ato do cachorro morder, é normal. Muitas vezes a mordida é uma diversão garantida para ele. Porém, não para o dono. Inclusive, pode se tornar insuportável com o tempo, pois caso seu cão acostume-se a morder você por qualquer motivo, pode ter certeza: ele vai adorar.

Isso geralmente acontece mais com cães filhotes, pois o que mais eles querem fazer, é brincar com você. E as mordidas são um jeito não muito carinhoso de eles fazerem isso. Há quem diga também, que eles gostam de morder pois os dentes estão em fase de crescimento, o que torna ainda mais prazerosa a brincadeira.

5 atitudes para você tomar que evitarão as mordidas

Agora que você já entendeu um pouco da motivação por parte dos cachorros em morder, podemos testar algumas técnicas e métodos que poderão ajudar a fazê-los parar de morder. Afinal, aprender como fazer o cachorro parar de morder pode ser demorado. Assim sendo, não espere resultados imediatos. Dar tempo ao tempo é fundamental.

  1. Mostre que você sente dores com as mordidas

Isso mesmo. Este é um dos pontos mais importantes para acostumar o seu cão de que determinadas ações machucam você. E acredite, eles não vão gostar de saber que você está se machucando. Cachorros são muito apegados aos seus donos e demonstram interesse pelos seus sentimentos. Logo, mostrar que as mordidas estão doendo ajudará no processo de fazê-lo parar com o tempo.

  1. Pare de brincar quando seu cachorro morder

Quando o seu cachorro estiver em estado de êxtase pura, ou seja, brincando, é o momento que ele mais se sentirá feliz. E isso poderá ser cortado pela raiz quando ele morder você. Experimente parar de brincar assim que ele morder. Com o tempo, ele assimilará que a diversão acaba quando ele pratica determinados atos. E isso poderá ajudar.

Como fazer o cachorro parar de morder

  1. Brigue com ele de maneira firme, mas não xingue

Assim como os cães ficam felizes quando seus donos brincam, eles também assimilam quando eles brigam. Ou seja, um método muito educativo, é falar com a voz firme para o cachorro parar de morder. Nunca xingue, apenas diga para ele parar de maneira dura. Estas ativações farão com que ele evite de morder você em longo prazo.

  1. Elogie e parabenize tudo aquilo que não envolve mordida

Assim como é importante você ser firme com ele quando precisar, também é importante elogiar e falar com uma voz em tom mais ameno quando ele fizer o correto. Da mesma forma que ele assimilará uma briga, ele assimilará algo positivo. E assim, seu comportamento é construído de maneira educada.

  1. Saia do ambiente em que o cão está quando ele morder

Quando você estiver brincando com o seu cão e ele estiver lhe mordendo, experimente deixá-lo sozinho brincando por um tempo. Apenas afaste-se e não demonstre mais vontade de brincar com ele. Se você fizer isso imediatamente após as mordidas, o cachorro entenderá que sempre que ele morder, você sairá. E acredite, tudo que eles mais gostam é da sua presença. E não a tendo, fará com que eles assimilem o que você quer.

Como fazer o cachorro parar de morder

Seu cachorro não é uma marionete

Estas sugestões podem funcionar muito bem no longo prazo. Entretanto, é muito importante que você entenda que seu cachorro não é uma marionete. Entender como fazer o cachorro parar de morder é muito mais complexo do que simplesmente uma receita pronta.

Envolve educação, muito treinamento e disciplina. E, claro, você terá de ter paciência com ele. Ainda mais se ele for filhote. Nunca exija muito em pouco tempo. Afinal, eles continuam sendo cães e tudo que eles mais querem, é aproveitar os momentos perto do dono, brincar até cansar e fazer companhia.

No entanto, o jeito deles representarem isso tudo, muitas vezes pode ser de um jeito que você não gostaria. O que é absolutamente normal. Entretanto, é importante respeitar o tempo do seu cão e educá-lo aos poucos.