Translator

 

Encontrar boas dicas de segurança para passeios com cachorros é indispensável para um dia a dia mais tranquilo, concorda? Assim, é possível aproveitar o que há de melhor nesse momento, para curtir o lazer com o seu amigo peludo sem que contratempos venham a acontecer.

Afinal, sabemos que para passear com o cachorro na rua é importante tomar algumas precauções para que não ocorram acidentes.  Para garantir a segurança do seu cão e a sua, a equipe do Portal do Dog separou 10 dicas que vão te ajudar a realizar passeios seguros. Acompanhe.

dicas de segurança para passeios com cachorros

Homem passeando com o seu cachorro. Foto: Canva.

Qual a importância de passear com o cachorro?

Você tem costume de passear com seu cachorro? Sabe qual é a importância desses passeios? Fica com  a gente que vamos te contar tudo o que você precisa saber.

Além da atividade de lazer, que é o passeio, esse momento pode servir para promover a saúde física do seu cachorro, sendo também excelente para a saúde mental. 

Os passeios com o cachorro devem ser encarados como momentos nos quais ele deve se divertir acima de tudo, e é importante que você procure locais onde o cachorro possa brincar à vontade.

Porém, a hora do passeio é um momento que não serve só para brincadeiras, você pode incentivar o seu cachorro a praticar alguns exercícios físicos, como correr.

Nesse cenário, dentre as importância de passear com o cachorro, podemos destacar que ele vai se tornar um pet mais sociável, os riscos de obesidade vão ser reduzidos e vocês terão um bom momento juntos para fortalecer os laços. 

Veja também: Quais cuidados devemos ter com gatos castrados?

Dicas de segurança para passeios com cachorro

Se você deseja realizar passeios tranquilos e relaxantes, tanto para você quanto para o seu cachorro, é preciso tomar algumas precauções e seguir algumas dicas importantes.

Sempre que você for sair com o seu cachorro, é importante estar atento a possíveis perigos para ele, como acidentes, ataques de outros animais ou se ele pode fugir e se perder. Para evitar esse tipo de problema, você deve seguir algumas orientações.

Nós do Portal do Dog reunimos 10 dicas de segurança para passeios com o cachorro que vão te tranquilizar na  hora de sair de casa com o seu bichinho. Leia o guia abaixo!

  1. Manter o cachorro sempre na coleira;
  2. Usar uma coleira com identificação atualizada;
  3. Evitar lugares com tráfego intenso;
  4. Não deixar o cachorro solto em áreas desconhecidas;
  5. Levar sacos para recolher as fezes do cachorro;
  6. Não permitir que o cachorro cheire plantas desconhecidas;
  7. Evitar contato com outros animais desconhecidos;
  8. Ter água fresca disponível durante o passeio;
  9. Usar protetor solar em cachorros de pelagem clara;
  10. Estar atento a sinais de desconforto ou cansaço no cachorro.

Vamos agora explorar cada tópico para que você possa manter o seu cachorro seguro. 

dicas de segurança para passeios com cachorros

Mulher se exercitando na rua com o seu cachorro. Foto: Canva.

Dicas de segurança para passeios com cachorros: Manter o cachorro sempre na coleira

Uma dica básica para a segurança do seu cachorro é manter ele sempre na coleira quando vocês saírem para passear. É muito importante o uso da coleira para evitar possíveis acidentes.

Se você sai com o cachorro sem coleira, enquanto ele passeia você pode perdê-lo de vista, ele pode ser atacado por um animal, ou atacar alguém enquanto estiver assustado. 

Além disso, ele pode sofrer acidentes, principalmente se o local onde vocês vão passear tem um fluxo grande de transportes. Evite áreas assim, prefira parques onde o fluxo de carros e de motos seja menor. 

Leia também: Cuidados essenciais com o gato idoso: Confira aqui!

Usar uma coleira com identificação atualizada

Você já entendeu a importância de passear com o cachorro de coleira, agora vamos te contar mais sobre a importância da identificação atualizada. 

Se ocorrer uma situação na qual o seu cachorro se perca e você não consiga encontrá-lo, é melhor que ele esteja usando a coleira com identificação. Mesmo em casa, é importante que você deixe-o de coleira durante o dia, pois podem ocorrer fugas e em uma delas seu cachorro pode se perder.

Na identificação, você precisa informar o nome pelo qual o seu cachorro atende e também uma forma de contato atualizada do tutor. Você pode colocar seu número de celular ou o seu nome em alguma rede social que seja fácil de achar. 

Assim sendo, se um dia o seu cachorro se perder e alguém encontrá-lo, será muito mais fácil para devolvê-lo a você. 

Dicas de segurança para passeios com cachorros: Evitar lugares com tráfego intenso

Dentre as dicas de segurança para passeios com o cachorro, uma das mais importantes e que você deve sempre levá-la em consideração quando sair com ele é que evitar locais com tráfego intenso, seja de meios de transporte ou até mesmo pessoas.

Um local que tem um alto fluxo de veículos deve ser evitado, esses locais são normalmente muito barulhentos e isso pode causar confusão mental no seu cão. Prefira locais mais tranquilos para que ele possa ficar mais relaxado. 

Outro ponto para se analisar é que se o seu cachorro fugir em um lugar assim, ele pode até sofrer um acidente. 

Realize os passeios de vocês em lugares como parques, praias ou em locais abertos, com pouco fluxo de pessoas. caso seu cachorro seja um animal que se assusta fácil e não tem uma boa convivência com outras pessoas. 

Veja também: Cuidados e dicas para lidar com unhas quebradas em cachorros

dicas de segurança para passeios com cachorros

Mulher passeando com o seu cachorro. Foto: Canva.

Dicas de segurança para passeios com cachorros: Não deixar o cachorro solto em áreas desconhecidas

Nunca deixe seu cachorro solto em áreas desconhecidas. Muitas vezes, podemos deixar o nosso cachorro passeando pela rua da nossa casa, já que é um ambiente familiar ele vai saber voltar para casa. 

Só que em áreas desconhecidas, se o seu cachorro se perder, ele pode não conseguir voltar para casa, por isso, evite-as. 

Portanto, sempre que acontecer de deixar o seu cachorro passeando sozinho pelas ruas, coloque nele a coleira que contém identificação para caso de desaparecimento. Mas evite esse tipo de passeio ao máximo! Especialistas não recomendam.

Levar sacos para recolher as fezes do cachorro

Quando for levar o seu cachorro para passear, lembre-se sempre de levar sacos para recolher as fezes do pet caso ele faça as necessidades na rua. 

Com essa simples atitude você pode evitar que outros bichinhos se contaminem com as fezes do seu animal e até ele mesmo. Sempre recolha, principalmente para evitar sujeira no meio ambiente. 

Você vai fazer o bem para o ambiente e para as pessoas ao redor com essa simples atitude e ainda vai proteger o seu cachorro de se infectar com as próprias fezes. 

Dicas de segurança para passeios com cachorros: Não permitir que o cachorro cheire plantas desconhecidas

É importante que você tenha muito cuidado quando for passear com seu bichinho. Eles vão querer explorar tudo ao redor, mas é importante que o tutor esteja atento para as plantinhas que o seu cachorrinho chega perto.

Muitas plantas podem ser tóxicas para os cães, inclusive plantas que muitas pessoas costumam ter em casa. Por isso, não deixe que eles cheirem as plantas desconhecidas para evitar que se machuquem com elas. 

Vamos deixar aqui uma pequena lista com algumas plantas que podem ser tóxicas para os cachorros e assim você poderá ficar mais atento.

Veja:

  • Espada de São Jorge ;
  • Costela de Adão;
  • Espirradeira;
  • Mamona;
  • Jiboia.

Essas são algumas plantas que são tóxicas para os cachorros, fique sempre de olho. Se ele apresentar algum sintoma de intoxicação como vômito, diarréia, tremores, entre outros, procure um veterinário imediatamente. 

Confira também: Ideias de brincadeiras para gatos: Confira a nossa lista!

dicas de segurança para passeios com cachorros

Passeando com os cachorros. Foto: Canva.

Evitar contato com outros animais desconhecidos

Uma boa dica de segurança para passeios com o cachorro é que você não deve deixar que animais desconhecidos se aproximem do seu cão. 

Se você não conhecer o animal, é melhor manter o seu cachorro longe dele. O seu cachorro pode estranhar e a avançar nele ou o animal pode ser agressivo e atacar o seu pet. Deixe que o seu amigo de quatro patas brinque com os animais que você já conhece. 

Afinal, além de haver problemas com agressividade, pets desconhecidos podem, infelizmente, estar infectados com alguma doença que pode vir a ser transmitida para o seu cão.

Dicas de segurança para passeios com cachorros: Ter água fresca disponível durante o passeio

Para que o seu cachorro esteja sempre bem e não corra o risco dele passar mal durante o passeio, é indispensável que você sempre leve água fresca para ele. 

Principalmente nos dias de calor, a água será a maior aliada nos seus passeios. Dependendo do tempo que você for passar fora com o cachorro, leve água para deixá-lo bem hidratado. 

Se o seu cachorro for um bicho que ama correr e brincar muito, com toda certeza ele vai sentir mais sede do que um que prefere a calmaria, por isso, você deve sempre ter água fresca ao seu alcance. 

Lembre-se de levar água para você também, mantenham-se sempre hidratados para a saúde dos dois. 

Não permita que o cachorro beba água de poças ou de locais desconhecidos, porque pode ser perigoso.

Leia mais: Como criar um ambiente divertido para o gato?

Usar protetor solar em cachorros de pelagem clara

Os pelos do cachorro são uma forma de proteção natural para a sua pele, principalmente contra o calor. Muitos bichinhos têm a pele sensível e precisam de um cuidado maior na hora do passeio. 

Além da pele sensível, os cachorros de pelo clarinho também sofrem muito quando são expostos ao sol, por isso é muito importante que você aposte no uso de protetor solar neles. 

Existem, no mercado, diversas marcas que comercializam protetor solar para cachorro e se você notar que o seu pet precisa, você pode investir. Para saber qual protetor solar será o melhor para o seu cão, busque ajuda do seu veterinário de confiança.

Se você vai passear em locais onde o sol vai afetar muito o seu cãozinho, como a praia, você deve passar o protetor antes mesmo de sair de casa e, se preciso, fazer aplicações durante o período que ele estiver exposto ao sol. 

Lembre-se de que esse tipo de cuidado você deve ter também com você mesmo para evitar problemas futuros. 

dicas de segurança para passeios com cachorros

Levando cachorro para passear. Foto: Canva.

Dicas de segurança para passeios com cachorros: Estar atento a sinais de desconforto ou cansaço no cachorro

Chega uma hora que o passeio precisa chegar ao fim, né? Por isso, sempre fique atento aos sinais de cansaço do seu cachorro, pois caso você force a barra e continue com ele no passeio, ele pode apresentar sinais de estresse. 

Sempre estabeleça um horário para o passeio do cachorro pelo bem dele, se ele ficar desconfortável em um ambiente, ele pode se tornar agressivo, principalmente se estiver com fome ou sede, por isso, não esqueça de levar água e petiscos para ele. 

 

Gostou das nossas dicas de segurança para passeio com  cachorro? Ficamos felizes em ajudar. Continue nos acompanhando para mais e até a próxima!

Veja agora: