X

Até que idade seu cachorro deve comer ração para filhote?

Até que idade seu cachorro deve comer ração para filhote? Foto: Reprodução

Um questionamento válido e recorrente entre os donos de filhotes caninos é até que idade se deve continuar dando ração de filhote e quando seria o melhor momento para fazer a transição para a ração de adulto.

É uma informação importante pois a necessidade calórica e os requisitos nutritivos mudam bastante de filhote para adulto. No caso do filhote, sua ração é rica em calorias e suplementos nutritivos, então, continuar alimentando esse tipo de comida para um cão já maduro pode causar obesidade e problemas ortopédicos.

Quanto a idade certa para fazer a mudança, existem muitas informações conflitantes que por sua vez confundem os donos de cães. Muitos defendem que a mudança deve ser feita quando o cão atinge 1 ano de idade.

No entanto, o problema de especificar uma idade única é que os cães diferem muito entre si, e as particularidades das raças e tamanhos fazem com que elas possuam velocidades diferentes de amadurecimento.

O cachorro deve comer ração para filhote até quantos meses?

Foto: Freepik

  • Cães de porte pequeno, até 10 kg, amadurecem mais rápido, em media entre 10 e 12 meses, sabendo que algumas raças toy podem amadurecer ainda antes. Por exemplo: Yorkshire Terrier, Shih-Tzu, Pinscher, Chihuahua, Lhasa Apso, Pug, Poodle, Bichon Frise.
  • Cães de porte médio, até 40 kg, podem amadurecer entre 12 e 16 meses. Exemplos: Beagle, Basset Hound, Buldogue Francês, Cocker Spaniel Inglês, Buldogue Inglês, Labrador Retriever, Boxer.
  • Raças de porte grande, de cães que pesam mais de 40 kg, podem levar até 2 anos para amadurecer completamente. Exemplos: Dogue Alemão, Mastife, Boiadeiro Bernês, São Bernardo, Rottweiler.

Quando o cachorro deve mudar da ração de filhote para a ração de adulto?

Seu cachorro está atualmente se alimentado com ração para filhote? Mas você não sabe quando mudar sua dieta? É muito simples: um cão deve mudar sua dieta quando atingir o tamanho adulto.

Em suma, seu animal de estimação não será mais considerado um filhote de cachorro quando atingir seu tamanho máximo. Será necessário mudar para uma marca de ração específica para cães adultos.

Foto: Freepik

No geral, a mudança deve ocorrer quando o filhote está se aproximando de sua altura de adulto. Preste atenção no seu cachorro, já que muitos começam a rejeitar a ração de filhote, por ser tão rica e densa. Leve-o ao veterinário para definir se a hora chegou.

Quando for de fato mudar de ração, da filhote para a adulto, faça de maneira gradativa ao ir misturando os dois tipos. Uma semana é tempo suficiente para que o seu animal não sinta muito a transição, o que em alguns casos pode causar diarreia e irritação no estômago.

Ao entrar na ração de adulto, a quantidade de ração será baseada na valor calórico que o seu cão poderá comer por dia.

O Portal do Dog desenvolveu uma calculadora baseada na fórmula MER (Metabolic Energy Requirement ou português “Necessidade de Energia Metabólica”). Veja em Qual quantidade de calorias que meu cachorro deve ingerir por dia?

Escolhendo uma boa marca de ração para cachorro

Como você pode ver, os filhotes têm necessidades diferentes em termos de dieta. Se você não sabe escolher a dieta do filhote, aqui estão algumas dicas.

  • Rica em proteínas: prefira comida de cachorro rica em carne, porque os cereais são mais difíceis de assimilar para um filhote.
  • Rica em cálcio: prefira rações naturalmente ricas em cálcio. Todos os elementos adicionados serão mais complexos de assimilar para o animal.
  • Adaptada ao peso: como vimos, nem todas as raças têm as mesmas necessidades alimentares. Então opte por ração específica para o tamanho do seu filhote, para garantir uma dieta saudável.
  • Além disso, siga as quantidades recomendadas da sua marca de ração. É muito importante regular a dieta de um filhote.

Foto: Freepik

Por fim, queremos enfatizar a importância do veterinário na dieta do cão. Mas se você não tiver certeza se seu cão alcançou o crescimento máximo, ou você não sabe qual marca de ração escolher, basta consultar seu veterinário.

Somente ele poderá garantir a você conselhos personalizados em termos de alimentação do cão. Ele também pode recomendar uma ração específica, especialmente se o seu animal de estimação tiver problemas de saúde ou deficiências nutricionais.