Se você quer uma lista de nomes para cachorro pequeno, está no lugar certo.

Por aqui, você terá uma série de opções de nomes grátis para usar e apelidar o seu cãozinho. Afinal, a gente sabe que um dos momentos mais esperados de todos os tutores que recém adotaram um cão, é justamente a escolha do nome.

Portanto, além de uma lista de nomes para cachorro pequeno, vamos te ajudar, também, a fazer o seu cãozinho entender esse nome. Afinal, de nada adianta só você o chamar assim, se ele não responde, não é mesmo?

Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto.

nomes para cachorro pequeno

Cão enrolado na toalha – Foto: Freepik

Lista de nomes para cachorro pequeno

  1. Cacau;
  2. Biscoito;
  3. Bolacha;
  4. Bisteca;
  5. Pipoca;
  6. Paçoca;
  7. Mel;
  8. Choco;
  9. Bacon;
  10. Amora;
  11. Acerola;
  12. Tequila;
  13. Nutella;
  14. Diana;
  15. Bolt;
  16. Ariel;
  17. Fiona;
  18. Bambi;
  19. Nemo;
  20. Yoda;
  21. Scooby;
  22. Hulk;
  23. Tarzan;
  24. Batman;
  25. Flash;
  26. Dobby;
  27. Penny;
  28. Mario;
  29. Luigi;
  30. Hobbit;
  31. Vader;
  32. Leia;
  33. Frodo;
  34. Arya;
  35. Akyra;
  36. Jane;
  37. Mary;
  38. Coringa;
  39. Abel;
  40. Alice;
  41. Atena;
  42. Astor;
  43. Andy;
  44. Alegria;
  45. Bob;
  46. Brenda;
  47. Bela;
  48. Bart;
  49. Bill;
  50. Bidu;
  51. Baby;
  52. Brisa;
  53. Bunny;
  54. Boo;
  55. Caco;
  56. Calvin;
  57. Cléo;
  58. Chanel;
  59. Colin;
  60. Coli;
  61. Catatau;
  62. Chester;
  63. Java;
  64. Josh;
  65. June;
  66. Juju;
  67. Juca;
  68. Jolie;
  69. Jorda;
  70. Raiat;
  71. Gaia;
  72. Gigi;
  73. Guida;
  74. Jerry;
  75. Gordo;
  76. Gucci;
  77. Geléia;
  78. Gold;
  79. Lady;
  80. Lana;
  81. Lola;
  82. Lilica;
  83. Guerra;
  84. Lord;
  85. Lili;
  86. Lex;
  87. Linda;
  88. Lulu;
  89. Galeg;
  90. Pablo;
  91. Pink;
  92. Pérola;
  93. Peter;
  94. Loyd;
  95. Pingo;
  96. Pluto;
  97. Pandora;
  98. Paco;
  99. Xita;
  100. Zack;
  101. Zorro;
  102. Pitty;

Gostou de algum desses nomes da lista? Basta pegá-lo e apelidar o seu cão. Com paciência e cuidado, em pouco tempo, seu cãozinho estará respondendo o código sonoro (nome).

Dica: se você não gostou de nenhum nome da lista, de repente, a lista pode servir de inspiração para criar um nome do zero. Ou seja, inspire-se em um dos nomes da lista para criar um nome totalmente original e de acordo com o que você acha que “combina” com seu dog.

Depois que o nome for escolhido, você já pode começar a chamar o cãozinho dessa maneira. Porém, o cão não vai reconhecer o nome tão rapidamente. É preciso levar algumas coisas em consideração.

Portanto, continue lendo e aprenda como fazer seu cãozinho entender e responder através do nome dele.

Veja também: Nomes de cachorro macho: Confira mais de 200 nomes.

nomes para cachorro pequeno

Cão com a língua de fora – Foto: Freepik

Dicas para escolher um nome fácil para cachorro pequeno

Escolher nomes para cachorro pequeno não é uma coisa tão simples. Afinal, pode levar dias (ou semanas) até que o tutor de fato escolha um nome e apelide o cãozinho. O nome é algo pessoal e carinhoso. É preciso haver significado. Por isso, escolhê-lo de maneira sentimental faz sentido.

No entanto, o tutor não pode esquecer de alguns critérios “técnicos” também importantes que ajudam o cão a memorizar o nome. Ou seja, não é qualquer nome que o cão vai condicionar como sendo um código de atenção. Isso porque alguns nomes são difíceis, são longos e complexos de serem entendidos.

Dessa forma, é mais do que importante que você considere essas três dicas aqui para dar nome ao seu cãozinho:

  • Prefira nomes com poucas letras.
  • Nomes com vogais ajudam bastante.
  • Nomes compostos são difíceis de memorizar.

A seguir, vamos explorar e entender melhor como essas dicas vão te ajudar a escolher nomes para cachorro pequeno. Acompanhe.

Nomes para cachorro pequeno: Prefira nomes com poucas letras

Uma das dicas mais impactantes e que vão te ajudar a escolher o melhor nome para o seu cachorro, é essa aqui: nomes curtos e com poucas letras, são fundamentais. Ou seja, escolher um nome que seja fácil de dizer e de entender, fará seu cão entender o nome mais depressa.

Nomes com uma, duas ou no máximo três sílabas, é a melhor opção de nomes para cachorro pequeno. Caso contrário, o único que vai conseguir entender e interpretar o nome, é o tutor. Para o cão, será somente mais um ruído que o tutor faz e, portanto, ele não vai entender aquilo como um código.

Em alguns casos, o cachorro até pode “pegar” o nome longo. Mas isso pode levar ainda mais tempo.

Veja também: Nomes para Chihuahua: opções populares, diferentes e engraçados.

cão

Cão com as orelhas de pé – Foto: Freepik

Nomes com vogais ajudam bastante

Outra dica prática e importante que você deve considerar na hora de dar nome ao seu cachorro, é a composição do nome. Além de ser um nome rápido e com poucas sílabas, recomendamos que o nome seja com vogais no início e no fim.

As vogais têm um som mais aberto e, por isso, os cães tem mais facilidade de interpretar e entender.

Por exemplo, o nome “Akira”. É um nome curto, tem várias vogais na sua composição e começa e termina de maneira bem aberta. É fácil de falar e é fácil de vocalizar.

Isso é tudo que os cães precisam para que, no médio e longo prazo, condicionem esse simples som ao nome deles.

Isso significa que você não pode escolher um nome mais complexo? Não. Porém, saiba que, quanto mais fácil for o nome, mais rápido o cão vai entender e começar a reconhecer.

Lembre-se que os cães não reconhecem um som como o nome deles. Para eles, é apenas um som. Só que quando há condicionamento e adestramento, eles reconhecem esse som como sendo um chamado ou um gatilho de atenção.

Ou seja, na prática, ensinar o nome para o cachorro é um ato de adestramento. E assim como qualquer adestramento, quanto mais simples for o procedimento, melhor.

Veja também: Nomes de cadelas de famosos: Confira aqui!

Nomes para cachorro pequeno: Nomes compostos são difíceis de memorizar

Outra dica prática fundamental para escolher os melhores nomes de cachorro pequeno, é escolher um nome que não seja composto. Todos os nomes da nossa lista, são nomes simples. Alguns seguem a regra das vogais e poucas letras, outros não. Porém, todos são nomes comuns, fáceis de falar e entender.

Os nomes compostos são legais apenas para o tutor. Ou seja, o único que vai se beneficiar de um nome composto, é o tutor, achando aquilo fofo e engraçado. Mas na prática, isso não ajuda o cão em nada e muitas vezes deixa ele até mesmo confuso.

Portanto, evite os nomes com dois ou três nomes. Para ensinar o cão que esse é o nome dele, você terá que submeter o cão a treinos muito intensos. Já os nomes mais simples, são muito mais rápidos para o cão entender e, em pouco tempo, o cão saberá reconhecer os comandos.

Como fazer o cachorro pequeno se acostumar com o nome

Agora que já entendemos o que fazer para escolher os melhores nomes para cachorro pequeno, é hora de entender, também, como fazer o cão se acostumar ao seu novo nome.

Isso pode ser algo difícil ou complexo. Tudo vai depender do nome escolhido e da forma que o tutor ensina o animal. Veja algumas dicas práticas que vão te ajudar nisso:

  • Use o nome em situações agradáveis para o cão.
  • Use reforço positivo para ensinar o cachorro.
  • Fale o nome do cão sempre no mesmo tom.
  • O cachorro não “interpreta” o nome dele – Tenha paciência.

Para entender dica por dica, continue lendo. A seguir, veremos cada situação na prática.

cão

Cão deitado – Foto: Freepik

Nomes para cachorro pequeno: Use o nome em situações agradáveis para o cão

A primeira dica é usar o novo nome do seu cãozinho em situações que sejam agradáveis pra ele. Ou seja, situações em que o cão esteja se sentindo bem e que é algo que ele gosta.

Chamá-lo para passear, para comer, para brincar ou para ganhar um petisco, são exemplos de situações positivas. Ou seja, situações que o cão gosta e, emocionalmente, poderá condicionar o código (nome) mais facilmente.

Use reforço positivo para ensinar o cachorro

Usar o novo nome em situações agradáveis para o cão é, também, usar o reforço positivo como método de ensinamento. Essa técnica é muito utilizada para qualquer tipo de adestramento e funciona muito bem na hora de o cão entender o seu nome.

O reforço positivo funciona assim: você oferece ao cão algo que ele gosta no momento em que ele acerta ou faz algo que você quer. No caso do nome, quando ele olhar ou vier até você quando você diz o nome dele, ofereça um petisco. Isso vai condicioná-lo a entender aquele som que nós conhecemos como “nome”.

Leia mais sobre essa técnica neste artigo aqui: Reforço positivo para cachorros – O que é isso e como usar?

Fale o nome do cão sempre no mesmo tom

Para o cachorro entender o nome dele de maneira mais fácil, você precisa dizer o nome dele sempre no mesmo tom. Ou seja, o som que você emite precisa ser sempre igual. Isso vai facilitar as coisas e o cachorro poderá, com o tempo, condicionar aquele som (nome) a um comando de chamado.

O cachorro não “interpreta” o nome dele – Tenha paciência

E por fim, uma dica importante na hora de escolher nomes para cachorro pequeno: tenha paciência. Ele é um cachorro e você deve entender isso. O cão leva um certo tempo até condicionar situações e sons. Por isso, ajude-o a chegar lá!

Cuide bem do seu melhor amigo.