X

Raposa Vermelha: Conheça os Fatos mais interessantes

A raposa vermelha é um mamífero pertencente à família canina. É um animal calmo e muito cauteloso, que caça principalmente à noite.

Durante o dia permanece escondido nos arbustos ou em tocas cavadas em locais secos e escondidos, muitas vezes entre as rochas.

A raposa vermelha é de longe a espécie mais abundante de raposa, encontrada em quase todos os habitats no hemisfério norte. Nas etapas a seguir vamos ver algo mais sobre esse animal fantástico.

Fatos interessantes sobre a raposa vermelha

  • Além da raposa vermelha, existem indivíduos com pelagem de outra cor, por exemplo, com peito, barriga e pescoço escuros.
  • A cauda de raposa em cada estação muda sua aparência, mas é especialmente bonita – no inverno.
  • Filhotes de raposa têm focinhos curtos e são como cachorros.
  • A raposa vermelha não mastiga os alimentos, apenas rasga a carne em pequenos pedaços e as engole.

Descrição da raposa vermelha

Raposa vermelha. Fonte: Freepik

A cor e o tamanho do corpo da raposa são muito diversos e dependem do habitat. Existem 40-50 subespécies deste animal. Em geral, no norte da cordilheira, as raposas são geralmente mais claras e maiores, e no sul, são pequenas e de cor opaca.

Nas montanhas do norte, você também pode encontrar raposas castanhas-pretas e outras raposas escuras. A cor mais famosa e comum deste animal: vermelho vivo, barriga branca, patas escuras. Na área das costas e omoplatas, listras marrons semelhantes a uma cruz estão frequentemente presentes.

Orelhas escuras e pontas de cauda brancas também são características comuns. Externamente, a raposa é um animal de tamanho médio com corpo gracioso sobre patas finas, focinho alongado, orelhas pontudas e cauda longa e fofa.

Uma característica da raposa são as orelhas grandes, com as quais capta as vibrações sonoras durante a caça.

Características nutricionais da raposa vermelha

As raposas são predadores típicos, mas sua dieta é muito diversificada. Inclui mais de 400 espécies de animais, bem como dezenas de plantas.

As raposas se alimentam principalmente por pequenos roedores, principalmente ratazanas.

Em tempos de fome, eles podem comer carniça. Alimentos vegetais (frutas, frutas vermelhas) também estão incluídos na dieta da raposa, especialmente nas subespécies do sul.

Comportamento da raposa vermelha

raposa vermelha. Fonte: Freepik

Em toda a sua ampla distribuição, as raposas preferem terrenos abertos, bem como áreas com bosques, matas, morros e ravinas separados.

As raposas são geralmente sedentárias e não migram. As raposas caçam ao longo do dia, mas é dada preferência ao início da manhã e à noite. Mas em geral, são extremamente cuidadosos, sabem se esconder bem e desviar da perseguição, razão pela qual para muitas pessoas este animal simboliza astúcia e destreza.

A raposa é um animal muito cuidadoso e amante da paz. Ela não entra na briga desnecessariamente. As lutas entre animais ocorrem apenas durante a época de acasalamento.

Reprodução das raposas

A raposa é um animal monogâmico. A época de reprodução das raposas ocorre uma vez por ano e está diretamente relacionada às condições climáticas, bem como à gordura dos animais.

Em anos especialmente frios e com falta de alimento, mais de 50% das fêmeas não procriam. A capacidade de procriar ocorre na raposa vermelha aos 2 anos de idade.

Durante a época de reprodução, as raposas se comportam muito ruidosamente, latem, uivam e gritam. As lutas pela fêmea são especialmente barulhentas e espetaculares, porque geralmente 2-3 machos cuidam dela.

As raposas são ótimos pais. Os machos cuidam das fêmeas antes mesmo que os filhotes apareçam e estão ativamente envolvidos na criação dos filhotes.

O local em que os filhotes ficarão é escolhido com antecedência, cuidadosamente guardado pelos futuros pais, e o macho reforma a toca. Em caso de morte da fêmea, outra ocupará a moradia, e se falecer o macho, certamente haverá um candidato livre em seu lugar, e isso acontece quando lutam até pelo direito de ser pai adotivo.

Filhotes da raposa

A raposa tem em média de 4 a 6 filhotes. Os filhotes de raposa nascem cobertos com pelo castanho escuro e são muito semelhantes aos filhotes de lobo, mas a presença de uma ponta branca na cauda é a principal característica que distingue dos filhotes de lobos.

raposa vermelha. Fonte: Freepik

Filhotes de raposa são totalmente dependentes de seus pais. Algumas semanas após o nascimento, os filhotes começarão a ver e ouvir e seus primeiros dentes aparecerão.

Filhotes de raposa são criados por ambos os pais. Eles monitoram atentamente a segurança de seus filhos e são extremamente cuidadosos, portanto, no caso de o menor perigo, eles irão imediatamente mover seus filhotes para um novo lugar.

Para alimentar seus filhotes, as raposas caçam constantemente. A mãe alimenta os filhos com leite por 1,5 mês, acostumando-os gradualmente com a comida normal. Filhotes de raposa aprendem o básico da caça desde a infância. Raposas crescidas vão caçar junto com seus pais.

Assim, os filhotes passam cerca de seis meses no ninho, após os quais começam a viver de forma independente e deixam os pais. Os animais jovens instalam-se a uma distância de 10-30 km da toca dos pais à procura de um casal e do seu próprio ninho.

Inimigos naturais das raposas

As raposas são animais cautelosos e prudentes, porque precisam dividir território com predadores grandes e formidáveis. Eles têm inimigos suficientes na selva, mas graças à sua astúcia e desenvoltura, as criaturas ruivas muitas vezes conseguem escapar debaixo do nariz do perseguidor.

Nenhum dos animais caça raposas propositalmente. Mas lobos e ursos não perdem a oportunidade de jantar uma raposa, é claro, se conseguirem pegá-la.

No entanto, não há inimigo mais perigoso e cruel para a raposa do que o homem. Por séculos, as pessoas perseguiram esses animais por causa de sua bela e valiosa pele. Muitas raças de cães de caça foram criadas especificamente para caçar raposas, e os policiais não apenas dirigiram as raposas sob o tiro do caçador, mas também tiravam os animais de suas tocas.