X

Gato Persa: o que você não sabe sobre esses felinos

O gato persa é uma das raças mais populares da atualidade. A aparência original e o caráter calmo conquistaram o amor dos conhecedores de animais de estimação em todo o mundo.

Informação rápida

  • Nome da raça: Gato Persa
  • País de origem: Armênia, Irã, Turquia
  • Peso: 3,5 a 7 kg
  • Expectativa de vida: 15-20 anos

Tamanhos e peso do gato persa

Os gatos desta raça são enormes e grandes. Seu peso pode atingir de 5 a 8 kg. As fêmeas graciosas, via de regra, pesam 2 a 3 kg a menos.

Os gatinhos geralmente crescem até os 2 anos de idade, após os quais seu peso é estabelecido e praticamente não muda se você não alimentar o animal em excesso.

Quanto pesa um gato persa?

 
Idade animal Macho Fêmea
Recém nascido 85-120 gr 100-140 gr
1 mês 370-450 gr 400-500 gr
2 meses 600-900 gr 700-1000 gr
3 meses 950-1,3 kg 1,1-1,6 kg
4 meses 1,4-1,9 kg 1,6-2,2 kg
5 meses 1,9-2,5 kg 2,1-2,9 kg
6 meses 2,3-3 kg 2,7-3,6 kg
8 meses 2,8-3,5 kg 3,5-4,3 kg
10 meses 3,5-4,5 kg 4,2-5,6 kg
1 ano 3,8-4,9 kg 4,7-6,2 kg
2 anos 4,1-5,2 kg 5,2-7 kg

 

Cores do Gato Persa: cores mais populares

Quanto à cor, ela é multifacetada. Vamos dar uma olhada em algumas variações básicas:

Gato Persa branco

Este gato tem pelo comprido, subpelo macio e espesso. O gato persa branco é o padrão de beleza graças à sua pelagem branca sem impurezas e clara, como o céu, seu olhos são azuis.

Eles também podem se encontrar com olhos diferentes, por exemplo: um é azul e o outro laranja escuro, o que adiciona charme a eles.

Gato Persa ruivo

Os gatinhos desta cor tem olhos cor de mel e subpelo espesso. Sua cor evoca sentimentos de ternura entre os donos.

Gato Persa preto

Esses gatos são uma prioridade para os criadores: eles obtêm lindos filhotes. Junto com isso, existem vários pontos negativos: seu pelo fica muito emaranhado e com a exposição prolongada ao sol, o pelo muda de cor e adquire um tom avermelhado. Portanto, os gatos persas pretos devem evitar esse tipo de evento.

Personalidade do gato persa

O gato persa tem um temperamento surpreendentemente calmo, amigável e equilibrado. A peculiaridade psicológica dos persas é que eles têm muito medo de incomodar o dono: afinal, são gatos puramente domésticos, muito apegados a uma pessoa e inclinados a dar-lhe alegria e prazer.

Mesmo que você tenha ofendido acidentalmente um gato persa, ele não ficará “de mau humor” por muito tempo e aceitará de bom grado todas as suas desculpas.

Há uma ressalva: a princípio, os persas tem medo de ficar nos braços de uma pessoa. Portanto, em nenhum caso você deve segurá-los à força. O gato precisa se acostumar com a pessoa.

Os representantes desta raça são inativos, até um pouco preguiçosos. Os gatos persas mal miam; para chamar a atenção, eles simplesmente se sentam e olham fixamente para o objeto.

Eles gostam de ficar em um lugar por muito tempo, então as perguntas “onde está a gata agora e o que ela está fazendo” não irão incomodá-lo. Mas se você oferecer seu animal de estimação para brincar com uma bola ou perseguir um rato artificial, ele nunca se recusará.

Viciado em sofá

O persa, ao contrário de outras raças, não pode ser chamado de gato que anda sozinho. Eles são grandes viciados em televisão que amam seu mestre e valorizam o conforto.

Eles não estão interessados ​​em caminhar ao ar livre, mas deitar no parapeito da janela e observar o mundo ao seu redor é um passatempo favorito, portanto, se você mora em andares altos, tome precauções para que seu animal de estimação não pule por reflexo atrás de um pássaro voando.

Não é difícil para um gato persa estabelecer contato com cães; papagaios domésticos e canários. O coração dos persas está aberto a todos. É verdade que eles desconfiam de estranhos, mas só no começo, depois de um relacionamento mais próximo, eles serão tão amigáveis ​​quanto os demais.

As gatas mães são muito carinhosas e cuidam muito bem de seus filhotes, enquanto não são absolutamente ciumentas e não mostram qualquer agressão para com os outros.

O gato persa, pela sua natureza, é ideal tanto para uma única pessoa como para uma grande família, onde não existem apenas crianças pequenas, mas também animais de estimação de outras espécies.

Saúde

Gato Persa. Fonte: Pixabay

A vida útil dos gatos persas é uma das mais longas – com um dono amoroso e condições de vida favoráveis, um gato pode viver mais de 20 anos.

Infelizmente, esses gatos têm predisposição a doenças hereditárias. Entre as mais populares e frequentemente encontradas estão:

  • Pedras na bexiga.
  • Doença renal policística.
  • Cistite.
  • Problemas congênitos do fígado.
  • Atrofia progressiva da retina.

Se ocorrer algum sintoma, é necessário tratamento e até cirurgia. É por isso que os potenciais compradores são aconselhados a ter muito cuidado ao escolher um criador para adquirir um gatinho; é necessário verificar cuidadosamente o pedigree e certificar-se de que não houve casos anteriores da doença.

Comida para o Gato Persa

Os persas costumam ter problemas com o trato digestivo, portanto, sua dieta deve ser tratada com particular seriedade. A base de sua alimentação natural deve ser a carne magra, que é cozida, assada no forno ou mesmo crua.

Carne ou peixe podem ser adicionados várias vezes por semana. Além disso, os gatos recebem vegetais, na maioria das vezes cenoura cozida, couve-flor ou brócolis, abobrinha e abóbora.

A vida útil de seu gato depende de como ele deve ser alimentado. Muitos especialistas acreditam que após a castração os gatos ficam menos ativos, comem mais e começam a ganhar peso, mas isso não é totalmente verdade.

Se você calcular corretamente a ração diária e preparar uma dieta com teor de gordura limitado, além de manter o gato ocupado com jogos ativos, o ganho de peso não ocorrerá.

Cuidado e manutenção de gatos persas

Manter gatinhos persas requer atenção, pois são animais indefesos, curiosos e ingênuos. Preste atenção especial aos cuidados com a pelagem e os olhos de seu animal de estimação.

Pelo do gato persa

O pelo requer muita atenção. Por ser muito comprido, deve ser cuidado adequadamente. Para evitar o emaranhamento, escove o animal sempre que possível com os meios adequados.

Como não gostam de procedimentos com água, basta dar banho pelo menos uma vez por mês. Após o banho, é necessário enxugar bem o pelo e pentear até secar.

Aparência do gato persa

O tamanho do animal é de médio a grande porte. Peso – de 3,5 a 7 quilos.

Cabeça

Grande, com um crânio convexo em cúpula. As maçãs do rosto são poderosas, as bochechas são grossas e redondas. O nariz é muito curto e largo, muitas vezes arrebitado. Os gatos persas do tipo “pequinês” têm nariz pequeno e, por assim dizer, deprimidos. O focinho é largo e redondo. As mandíbulas são bem desenvolvidas.

Olhos

Grande, redondo, como se estivesse aberto. Amplamente localizado. A cor dos olhos deve corresponder a uma cor específica.

A combinação de olhos azuis claros + cor branca é muito apreciada. Os tons de cobre e laranja são padrão para qualquer cor persa. Os gatos persas brancos podem ter olhos multicoloridos (um azul claro, o outro laranja).

Ouvidos

As orelhas dos gatos persas são comparativamente pequenas e bem separadas. As pontas são arredondadas,.

Pescoço

Grosso, bem musculoso, curto.

Corpo

Bastante grande, musculoso, maciço. O peito é profundo e largo, as costas são largas.

Pernas

Curtas e bem musculosas. A espinha dorsal é reta.

Patas

Forte, redondo, largo. Cabelo comprido entre os dedos.

Cauda

A cauda do gato persa é proporcional ao corpo, curta, grossa e com ponta arredondada.

Pelos

A pelagem dos persas é longa, até 10 cm no corpo, macia e delicada ao toque. O subpelo é denso.

Cor

O padrão da raça permite qualquer opção de cor. Os tipos clássicos de cores são sólidos (sem listras e padrões).