A Associação de Assistência à Criança Deficiente, mais conhecido por AACD, criou um programa chamado “Projeto Genocão”, onde cães são treinados para exercer as funções de assistente e coterapeuta e se tornarem cachorro-assistente de pessoas que sofrem com certas deficiências físicas.

O programa, criado com recursos estimados em R$ 2,7 milhões do Fundo Estadual de Interesses Difusos (FID), ligado à Secretaria da Justiça da Defesa da Cidadania do governo paulista, começou a ser colocado em prática em 2013.

Cadela Paçoca foi treinada desde os dois meses de idade. (Foto: Reprodução / Gabriela Biló / Estadão Conteúdo / G1)

No dia 13 de fevereiro aconteceu uma solenidade em São Paulo onde o paratleta Lucas Junqueira, de 28 anos, integrante da seleção brasileira de rugby, ganhou um cachorro-assistente chamado Paçoca.

O animal é uma fêmea da raça Golden Retriever de dois anos de idade que foi treinada desde os dois meses.

Com cerca de um ano e meio de treinamento, Paçoca e Lucas se conheceram pessoalmente e aos poucos a cadela passou a fazer treinamentos externos até começar a acompanhar o paratleta em suas atividades diárias.

Paçoca vai ajudar Lucas em tarefas do dia a dia, como abrir gavetas e móveis. (Foto: Reprodução / Vivian Reis / G1)

“Ela tem me ajudado bastante. Preciso de muita ajuda no dia a dia e busco minha independência total”, contou o Lucas.

Durante a solenidade de entrega do animal, o governador Geraldo Alckmin fez questão de aclamar o trabalho feito pela AACD. “É nosso dever reconhecer a excelência do trabalho que é feito na AACD, agradecer por este trabalho, que é em grande parte voluntário, e retribuir”, falou o governador de São Paulo.

Agora, Lucas sempre terá Paçoca ao seu lado para lhe ajudar. (Foto: Reprodução / Vivian Reis / G1)

Até o fim de 2018 mais 19 cães adestrados para exercer as funções de cachorro-assistente serão doados para pessoas com distrofia muscular progressiva.
Fonte: G1