O seu cachorro enterrando osso? Se sim, neste texto vamos explicar os motivos pelos quais os cães praticam esta ação. Além disso, há motivos que façam eles pararem de fazer isto ao longo dos anos. Entretanto, para que você entenda tudo sobre o assunto, acompanhe a contextualização, veja alguns cuidados que você deve tomar e, claro, busque sempre proporcionar uma ótima qualidade de vida ao seu cachorro.

Cachorro enterrando osso

Muita gente se pergunta o real motivo do cachorro estar enterrando osso. Aliás, existem diversos mitos acerca deste assunto e, muitos deles, acabam não fazendo sentido com o real significado desta prática. Cachorros são seres extremamente inteligentes e agem de formas instintivas. Ou seja, o comportamento que eles possuem ao longo do dia diz muito sobre a forma que eles foram reproduzidos ao decorrer dos anos e da evolução.

Desta forma, poderemos entender o que de fato ocorre na mente destes animais que parecem estar desperdiçando o alimento do dia. Mas, será que é isso mesmo? Há fatos em que o cão esconde o osso e não consegue mais achar. Isto pode ocorrer por uma série de razões, desde o desconhecimento da área, até algum problema mais grave, como demência em cachorros. Explicamos a seguir. Acompanhe.

cachorro enterrando osso

O instinto pode falar muito a respeito desta prática

Se o cachorro está enterrando o osso, só pode ser por um motivo: segurança. Como falamos anteriormente, estes animais são extremamente inteligentes. Eles agem da forma que foram “ensinados” ao longo dos anos. Para entendermos isso, é importante que façamos um apanhado histórico das espécies. Assim sendo, entende-se que o homem tornou o cachorro como um animal doméstico há mais de 500 mil anos. Sim, mais de meio milhão de anos! E isto significa dizer que, desde lá, muitas mutações comportamentais já ocorreram. Mas algumas continuam. É o caso de enterrar o osso.

Garantia para o futuro

Desta forma, podemos entender que os cachorros enterram o osso que estão consumindo por alguns motivos. Um destes motivos, é a fome saciada. Em um ambiente hostil, de floresta e de caça selvagem, os cachorros entendiam que desperdiçar alimento não era a coisa certa a se fazer. Através de condicionamentos instintivos, eles acabavam enterrando o que seria um alimento para o futuro. Ou seja, estoque.

Desta forma instintiva, podemos concluir que esta é uma ação de estocagem. Assim sendo, é notável inclusive em outras espécies como esquilos, por exemplo. Entretanto, para continuar, outra razão além do ambiente hostil, cachorro enterrando osso também serviria de proteção alimentícia para períodos em que as caçadas não eram tão efetivas, como inverno e períodos chuvosos. Através do cheiro e da lembrança, os cachorros escondiam seu alimento para consumi-los em um período futuro de maior necessidade. Inteligente, não é mesmo?

Talvez você possa estar se perguntando o motivo de eles não esconderem outros tipos de comida, não é mesmo? Bom, a resposta é a seguinte: outro tipo de alimento não resistiria ao tempo. E, além disso, o cálcio contido nos ossos é extremamente importante para a saúde dos cães. É através do cálcio que se obtém uma série de benefícios, como por exemplo, a manutenção da força dos dentes. E, assim, continuar caçando.

cachorro enterrando osso

Cuidado com os riscos de mordida

Quando o cachorro enterrando osso se torna um problema? Bom, dependendo do ponto de vista, inúmeras situações são negativas para os donos. Como explicamos anteriormente, a ação instintiva de preservar o alimento atravessou gerações. E hoje você pode notar esta prática inclusive em cães domésticos. Ou seja, a vontade de estocar alimentos continua, mesmo não precisando, pois a tigela deles estará sempre cheia.

Desta forma, diversos problemas poderão surgir. Como por exemplo, o risco de mordidas. Sim, se você tentar impedir ou até mesmo desenterrar o osso do seu cachorro enquanto ele estiver vendo, cuidado, pois ele poderá se irritar. O instinto selvagem ainda está presente e, mesmo ele te conhecendo, acidentes podem acontecer.

Esta ação é considerada uma forma de esconder o “tesouro” deles. E se de alguma forma este “tesouro” estiver em perigo por qualquer motivo, a reação do cachorro será de defender e proteger o que é dele. Mesmo ele sabendo que você dará comida para ele a qualquer hora e lugar. Portanto, nunca tente desafiar o cachorro. Deixe-o concluir a ação e, depois, você toma as atitudes necessárias.

Desta forma, é muito importante entender também que não basta simplesmente desenterrar o osso. Você precisará criar o hábito de o cachorro não fazer isso. E isto, por sua vez, pode levar tempo e demandar investimentos com adestramentos e treinamentos específicos. E, assim, condicionar o cachorro a outros estilos e atitudes.

cachorro enterrando osso

Problemas no jardim – eles podem existir

Além das mordidas que são muito previsíveis quando o assunto é cachorro enterrando osso, você certamente sofrerá com outro problema: buracos no jardim. Sim, se a sua casa tiver uma área aberta e o cachorro não for adestrado para entender o que ele pode e o que ele não pode, certamente ele tentará esconder os ossos no jardim. E, assim, abrir buracos em flores, grama e folhagens decorativas.

Por isso, é muito importante entender que estas fatos podem ocorrer. Esta é uma forma de garantir a sua tranquilidade e não brigar com o cão da forma errada. Pois, acredite, se o ensinamento não for correto, ele poderá fazer exatamente ao contrário do que você gostaria. E isto é negativo para ele e para você. Como falamos anteriormente, busque profissionais competentes para ajudar neste problema e conter aos poucos.

Ossos artificiais são bons?

Há quem acredite que estimular o cão aos seus instintos é positivo. E com isso, acabam adquirindo ossos artificiais para que ele se divirta pelo quintal. O ponto positivo, é que os ossos artificiais são criados para não machucar a garganta do cachorro, visto que os ossos naturais podem conter pontas e, consequentemente, ocorrer acidentes.

Entretanto, há o lado negativo. Os ossos artificiais não condizem com um osso natural, visto que eles não são feitos de cálcio. E isto significa dizer que se o osso ficar enterrado por muito tempo, certamente ele apodrecerá. E, quando o cão for procurá-lo, causará insatisfação, angústia e agonia. Pois ele não encontrará o alimento de forma alguma. Por isso, é importante equilibrar a situação e entender o que é melhor para os hábitos caninos.

cachorro enterrando osso

Uma nova cultura está se instalando

Como explicamos anteriormente, o cachorro enterrando osso é uma ação natural e instintiva. Assim sendo, é um hábito adquirido com o passar do tempo. E o mesmo está acontecendo hoje em dia. Cada vez mais os cães são criados em casa e adquirindo novos hábitos.

Com ração a vontade e novas formas de alimentação, a evolução da espécie consequentemente entenderá que esconder ossos é desnecessário. E, assim, extinguir o ato. Entretanto, isto não acontecerá da noite pro dia e nem pode ser garantido que aconteça. Mas é uma tendência e, por isso, hoje em dia há raças que nem fazem questão da prática.

Entretanto, muitas vezes pode acontecer efeitos negativos para o dono e para o cão. Por exemplo, os cães podem adorar roer portas e destruir almofadas. Caso isto esteja acontecendo, saiba que pode ser do instinto canino de esconder o alimento. Um procedimento de adestramento pode, com o passar do tempo, solucionar o problema. De forma saudável e equilibrada, sempre.