O auxílio canino no caso Vitória Gabrielly tem sido fundamental. Ate agora, tanto um pet quanto uma equipe de cães especializados, foram peças chaves na investigação do crime.

Em um primeiro momento, enquanto a polícia ainda tentava encontrá-la e havia a esperança da menina ainda estar viva, a pista da localização exata do paradeiro de Vitória veio de um catador de latinhas que estava passeando com seu cachorro.

O pet ficou intrigado com o cheiro forte que vinha da mata e começou a latir sem parar. Foi graças a reação estranha do cachorro que o tutor foi verificar se havia de fato algo errado.

Foi então que ele acabou se deparando com o corpo da menina, que se encontrava no mesmo local há 4 dias.

Após a confirmação da morte e localização do corpo, a próxima fase da investigação contou com a ajuda de Bazuka, Adaga e Duke, cães farejadores do grupo GBR.

Assim, no caso Vitória Gabrielly, através de odores de suspeitos fornecidos pela polícia, os cães vasculharam a área delimitada e verificaram se os cheiros poderiam ser encontrados no local.

Apesar da equipe envolvida não poder contar muito sobre o resultado para não atrapalhar o trabalho investigativo, o treinador dos cães afirma que os animais confirmaram a presença de alguns dos odores no local.

Foto: Reprodução/Record

Cão policial

O conceito de cão policial foi usado pela primeira vez em 1893. O potencial dos amigos de quatro patas do homem foi percebido e revelado pelo fundador da criminologia, o famoso Hans Gross.

Segundo ele, a busca por um criminoso na trilha com a ajuda do cheiro de um cachorro é bastante acelerada.

Pela primeira vez, o treinamento de policiais com um cachorro começou na Alemanha. Os animais foram usados ​​por mais de 400 departamentos de aplicação da lei.

O resultado superou todas as expectativas. Após o trabalho realizado, representantes de outros países se interessaram por animais especialmente treinados.

Agora, as raças de cães de serviço se expandiram significativamente. Se inicialmente suas funções eram apenas alcançar e pegar o criminoso, agora seus papéis também mudaram.