O cão Oliveira foi encontrado pela primeira vez em supermercado de Fortaleza, no dia do primeiro jogo do Brasil na última Copa do Mundo, realizada em nosso país. Ele estava enfiado embaixo dos carrinhos de compras e tremendo muito.

Cristiane Angélica, voluntária da ONG Abrace – Uma Causa Animal, recebeu um pedido de ajuda de uma funcionária do supermercado que estava alimentando o animal, mas estava com medo de perder o seu emprego e sabia que ele precisava de uma ajuda que ela não podia dar.

Oliveira foi resgatado por Cristiane, que atendeu ao pedido de socorro e imediatamente levou o cachorro para uma clínica veterinária, onde ele fez hemograma e tomou vacinas.

Apesar de ter sido encontrado em uma situação terrível, Oliveira estava bem de saúde e logo conseguiu ser adotado. (Foto: Reprodução / Abrace)

Apesar de ter sido encontrado em uma situação terrível, Oliveira estava bem de saúde e logo conseguiu ser adotado. (Foto: Reprodução / Abrace)

Como o cão estava bem de saúde, Cristiane resolveu voltar até o supermercado onde o encontrou e andar pelas redondezas, para saber se alguém conhecia o animal. Sem sucesso.

Cristiane levou o Oliveira de volta para a clínica e o colocou disponível para adoção. Pouco tempo depois Oliveira foi adotado. Porém, no mesmo dia em que foi para a nova casa, o cão fugiu. Oliveira pulou um muro muito alto e sumiu.

Voluntário da Abrace se juntaram para ajudar e procuraram bastante pela região, espalharam cartazes, ofereceram recompensa e nada. Até que alguns meses depois, a própria pessoa que tinha adotado o Oliveira, viu o anúncio de um cachorro, muito parecido com ele, que estava vivendo no Terminal da Parangaba e estava sofrendo maus-tratos por lá.

Porém, o cão fugiu e foi encontrado muito longe. (Foto: Reprodução / Abrace)

Porém, o cão fugiu e foi encontrado muito longe. (Foto: Reprodução / Abrace)

Apesar da enorme distância entre o local de onde o cão fugiu e o Terminal de ônibus da Parangaba, Cristiane também reconheceu o cão pela foto e foi até lá buscá-lo.

O resgate do Oliveira no Terminal da Parangaba foi emocionante e muita gente que já o conhecia de lá parou para ver. Ele estava enfiado em uma cabine de caixa eletrônico.

Cristiane colocou uma coleira para levar o animal embora, mas no meio do caminho ele empacou. Ficou olhando fixo para uma cadelinha que vivia lá, e ela olhando para ele de volta. Aí não teve jeito, Cristiane resgatou também a cadelinha, que recebeu o nome de Maria de Lourdes

Os animais foram levados para uma clínica veterinária, onde receberam todos os cuidados que precisavam e de lá foram levados para o canil da Abrace, enquanto aguardavam por uma nova adoção.

Oliveira foi resgatado e levado para o canil da ONG Abrace - Uma Causa Animal, mas logo fugiu novamente. (Foto: Reprodução / Abrace)

Oliveira foi resgatado do Terminal da Parangaba e levado para o canil da ONG Abrace – Uma Causa Animal, mas logo fugiu novamente. (Foto: Reprodução / Abrace)

Porém, apesar da presença de sua amiga Maria de Lourdes, Oliveira fugiu mais uma vez e novamente foi parar no Terminal da Parangaba. Cristiane foi chamada por pessoas que circulam pelo local e a conheceram no dia em que ela foi resgatar o cão lá pela primeira vez.

Mesmo não tendo acreditado de primeira, Cristiane foi até o Terminal e realmente encontrou Oliveira. Ela o pegou novamente, mas dessa vez o levou para ser castrado. O objetivo era evitar nova fuga.

Depois de castrado o cão voltou para o canil bastante rebelde. Demonstrando estar magoado, Oliveira chegou a morder Cristiane e não queria mais conversa com ela. Com medo, os voluntários aumentaram o muro e reforçaram as grades do canil da ONG.

Mais uma vez o cão fugiu e novamente foi encontrado no Terminal da Parangaba, de onde foi resgatado e levado para o canil, que dessa vez tinha reforçado a segurança. (Foto: Reprodução / Abrace)

Mais uma vez o cão foi encontrado no Terminal da Parangaba. O canil reforçou suas grades e aumentou seu muro para evitar uma nova fuga, mas Oliveira conseguiu escapar e voltar para o Terminal. (Foto: Reprodução / Abrace)

Apesar de tudo isso, Oliveira fugiu de novo. Assim que soube do acontecido, Cristiane foi até o Terminal de sempre e o cão não estava lá. Mas, dias depois, ela recebeu notícias de que o Oliveira estava sim pelo Terminal da Parangaba. Ele chegava lá à noite, apenas para dormir, e sumia durante o dia.

De acordo com informações que Cristiane recebeu, o cão passava os dias em praças e próximo a supermercados da redondeza. Ela tentou resgatá-lo novamente, por várias vezes, mas não conseguia. Sempre que via Cristiane, Oliveira fugia.

Até que um dia, Cristina recebeu uma ligação dizendo que o Oliveira estava no terminal e muito machucado. Aparentemente, bateram de uma forma tão grosseira no cão que ele não conseguia andar. Além disso, ele também estava muito magro.

Pela terceira vez, o Oliveira foi resgatado do Terminal da Parangaba. Depois de ser levado para clínica e ser tratado, o animal foi para a Cão Elegante, onde recebeu um treinamento dado pelo adestrador e Consultor Comportamentalista canino Gerfyson Dantas.

Após o último resgate, Oliveira recebeu um adestramento, mudou o seu comportamento e está pronto para ser adotado. (Foto: Reprodução / Abrace)

Após o último resgate, Oliveira recebeu um adestramento, mudou o seu comportamento e está pronto para ser adotado. (Foto: Reprodução / Abrace)

Por lá, o Oliveira também tentou fugir, mas com muita paciência, e carinho, Dantas conseguiu mudar o comportamento do Oliveira.

Hoje, Oliveira está novamente no canil da Abrace – Uma Causa Animal, agora um cão muito dócil (com quem ele conhece e escolhe ser amigo) e brincalhão. Ele não gosta muito de homens estranhos, mas está reaprendendo a confiar nas pessoas, inclusive já voltou a ser amigo da Cristiane de novo.

Oliveira é muito esperto, ainda tenta dar umas escapadas nas horas dos passeios, mas está mais tranquilo e tem uma história de superação muito forte, além de uma parte de seu passado que ninguém conhece.

O cão está disponível para adoção responsável e, apesar da atenção extra e da segurança redobrada que a pessoa que decidir levá-lo para casa vai precisar ter para que ele não volte a fugir, Cristiane tem esperança de que Oliveira entre uma família que queira lhe acolher e dar muito amor.