Os dois campeonatos, tanto o IMCA quanto o PAWC, tem um significado muito importante por tornarem o universo das competições caninas muito mais acessível ao incluir cachorros e humanos que antes, por vários motivos, não se encaixavam em um padrão, mas desejavam participar. A história de ambos anda em paralelo e foi evoluindo com o tempo de existência.

O ano de 2000 marcou a primeira edição do IMCA (International Mixed & Breed Championship Agility), de primeira instância um campeonato de Agility exclusivo para cães sem raça definida, que até então não podiam participar de competições.

Dando o destaque merecido aos SRDs, a responsável pela criação do IMCA, a italiana Petra Fuchs, fundou o campeonato por achar injusto que apenas cães com pedigree pudessem ter seu lugar ao sol.

No ano seguinte, em 2001, o campeonato adquiriou uma abordagem mais democrática e passou a ser aberto a todos os competidores caninos, não só os SRDs mas também os cães com pedigree.

No IMCA, os cães são categorizados de acordo com o FCI e são divididos em porte pequeno, médio e grande.

Foto: Reprodução

Depois de dois anos bem-sucedidos, os organizadores do IMCA, em parceira com a condutora Susan Rekveld, portadora de artogripose, experiente no treinamento de seus próprios cachorros para sevirem como cães de serviço e para participarem de competições de Agility, desenvolveram o que seria o PAWC (ParAgility World Cup), primeiro campeonato de Agility, aqui chamado de ParAgility, voltado para condutores com deficiência física.

Teve sua primeira edição em 2002, na cidade de Gyula, na Hungria. No caso do PAWC, os condutores são os categorizados, não os cães.

Em grupo de 7, os condutores são categorizados nos seguintes grupos:

Grupo 1: Competidores usando veículo com bateria. Exemplo: Cadeira de rodas elétrica, scooter…;

Grupo 2: Competidores usando veículos manuais. Exemplo: Cadeira de rodas;

Grupo 3: Competidores com limitações para caminhar, podem usar instrumentos como  bengalas e andar relativamente rápido;

Grupo 4: Competidores que têm grande limitação para caminhar, podem usar instrumentos como bengalas e caminham razoavelmente devagar;

Grupo 5: Competidores que possuem uma grande limitação em caminhar, podem usar instrumentos como bengalas, caminham muito devagar;

 Grupo 6: Competidores sem limitações para caminhar e sim com deficiências como na visão, audição e braço paralizado;

Grupo 7: Competidores com deficiência mental.

Na última edição do IMCA e do PAWC, em 2013, que aconteceu pela terceira vez na Hungria, 64 competidores de 17 países participaram.

A 15ª edição do IMCA e a 13ª edição do PAWC acontecem esse ano na Itália, de 4 a 7 de setembro.

 

 


Referência imcapawc