A North American Veterinary Community (NAVC) é uma ONG que oferece serviços de desenvolvimento profissional e de apoio para a comunidade global de saúde veterinária.

Essa semana, os alunos de cirurgia de tecidos moles puderam operar no primeiro laboratório formado apenas com cadáveres caninos sintéticos.

Os cadáveres sintéticos são da empresa SynDaver e foram desenvolvidos para substituir animais vivos no treinamento de cirurgias veterinárias. Após 20 anos de pesquisa, o modelo é formado por água, fibra e sal e foi projetado com o intuito de imitar o tecido vivo.

Os modelos simulam respiração, seus órgãos se movem e podem até sangrar. É possível criar situações e reproduzir qualquer patologia, desde câncer a ossos quebrados. Eles podem ser operados repetidamente, sem danificar ou modelo nem utilizar animais vivos no processo.

A unidade custa $28 mil (aproximadamente R$ 90) e no momento possui pelo apenas no abdomen e membros posteriores. A equipe está trabalhando para que a pele e o pelo estejam no restante do modelo até o final do ano.

 

Foto: Reprodução/NAVC

Os participantes suturam uma incisão depois de removerem um corpo estranho do intestino do cadáver canino sintético. Foto: Reprodução/NAVC

Foto: Syndaver