Com todos os cuidados que os tutores têm com seus cachorros, eles estão vivendo cada vez mais. Porém isso está causando um outro problema: as chances dos cães sofrerem com demência também aumentaram.

De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, 41% dos cachorros que têm mais de 13 anos sofrem com demência. E isso também afeta 23% dos cães com 12 anos ou mais.

 

Janice Care com seu cão Zoe, da raça Airedale. Ele tem 12 anos e foi diagnosticado com demência há 1 ano. (Foto: Reprodução / Daily Mail uk)

Janice Care com seu cão Zoe, da raça Airedale. Ele tem 12 anos e foi diagnosticado com demência há 1 ano. (Foto: Reprodução / Daily Mail uk)

 

E a demência também está afetando gatos, coelhos, porquinhos-da-índia e, até mesmo, papagaios com idade avançada.

Jon Bowen, docente honorário em comportamento de animais de pequeno porte da Royal Veterinary College em Londres, explica mais sobre a doença:

 

O principal tipo de demência que afeta animais se chama Síndrome de Disfunção Cognitiva, que é uma doença degenerativa do cérebro, extremamente semelhante ao Alzheimer nos humanos. Assim como nos humanos, algumas áreas do cérebro param de funcionar adequadamente, isso causa problemas de aprendizagem, de memória, nas interações sociais, continência e alterações nos hábitos de sono.

 

A maior ironia disso é que o real motivo desse crescimento de casos da doença é que os animais domésticos estão vivendo mais tempo do que sua expectativa de vida. Porque os tutores pagam rações caras, medicamentos e cirurgias para manter seus bichos de estimação vivos.

Isso não significa que estamos fazendo errado, pelo contrário, se os cachorros estão tendo uma vida mais longa é porque estamos cuidando deles da melhor maneira possível. Entretanto, assim como os humanos, quando se tornam idosos ficam mais suscetíveis a desenvolverem alguns tipos de doenças.

E como saber se seu cachorro sofre com demência? Se seu cão tem 8 anos ou mais e você responder sim em pelo menos uma das perguntas a seguir, consulte um veterinário.

  • Seu cachorro fica andando ou perambulando sem rumo, tendo dificuldade em sossegar?
  • Ele fica olhando pro nada como se não estivesse entendendo o que acontece ao seu redor?
  • Ele não reconhece alguém familiar como amigos ou parentes?
  • Seu cão fica confuso ou perdido mesmo estando em casa ou no quintal?
  • Ele ficou esquecido? Por exemplo: vive esquecendo onde deve fazer xixi.

 

Atenção, isso não significa com certeza que seu cachorro tem algum tipo de demência, é apenas um indício. Somente um veterinário pode diagnosticar corretamente.

 

Referência: Daily Mail UK