Faculdades americanas investem em método barato de relaxamento: cães

 

Ainda que seja uma das melhores fases da vida, fazer faculdade tem lá seus momentos de purostress. Provas finais, semana de entrega de trabalhos, a chance de pegar DP. E como fazer tudo totalmente estressado geralmente só piora as coisas, várias faculdades americanas estão investindo em um método certeiro para relaxar os estudantes – cachorrinhos.

Da Ken State University de Ohio a até a Faculdade Macalester de Minnesota, cada vez mais instituições de ensino estão colocando bichinhos no campus para acalmar os nervos dos alunos.

“Nós temos um aluno aqui e um funcionário nosso comentou que ninguém nunca viu aquele aluno sorrir”, contou Richelle Reid, bibliotecária do curso de Direito da Emory University. Então Richelle colocou em prática a tal terapia que tinha ouvido falar. “Isto tem apresentado efeitos positivos, ajudando os estudantes a terem um momento para esvaziar a mente e não ter que pensar em estudos, não ter que pensar em livros”.

A partir daí, funcionários passaram a levar os seus bichinhos para a faculdade. Os alunos se beneficiam brincando com eles e os animais também se divertem, já que normalmente ficavam o dia inteiro sozinhos em casa.

“Você pode liberar algumas emoções em um bichinho de estimação que você não pode liberar em um ser humano”, disse Louise Francisco-Anderson, pesquisadora da Faculdade de Medicina de Harvard e dona do shih tzu Cooper, um verdadeiro sucesso do campus. “Um animal mantém tudoconfidencial. Você não precisa se preocupar com alguém fofocando ‘ah, eu acho que ela está tendo um colapso nervoso por causa da prova de Ciências’”.

Pesquisadores mostram que a interação homem/animal diminui o nível de cortisol no sangue (o hormônio do stress) e aumenta o nível de endorfina (o hormônio da felicidade). Ótima ideia, não é mesmo?

 

Fonte Guia do Estudante Abril