Bueller é um pequeno filhote de cão de 2 meses de idade da raça Bulldog. O animal é completamente incapaz de ficar em pé e de andar.

O pequeno cão foi entregue à SPCA de Sacramento, na Califórnia, por um criador que nunca o levou para ver um veterinário, apesar de suas condições.

O filhote foi entregue a SSPCA com apenas dois meses de idade. (Foto: Reprodução / SSPCA)

O filhote foi entregue à SSPCA com apenas dois meses de idade. (Foto: Reprodução / SSPCA)

Bueller nasceu com o que é conhecido como “síndrome do nadador”. “É basicamente um defeito que faz com que as patas e pernas fiquem deslocadas e o cão fica na posição de um nadador ou como um sapo”, explicou a coordenadora de assistência social do SSPCA, Sarah Varanini. No caso de Bueller ele foi afetado em todos os quatro membros e é incapaz de ficar de pé, andar ou se levantar.

“Este é um defeito genético e um bom exemplo de por quê criar cães com histórias médicas desconhecidos não é uma boa ideia”, contou Sarah ao site The Dodo. Normalmente, um filhote de cachorro deve ser capaz de levantar e caminhar a partir de três semanas de idade.

O filhote não consegue andar por sofrer da "síndrome do nadador". (Foto: Reprodução / SSPCA)

O filhote não consegue andar por sofrer da “síndrome do nadador”. (Foto: Reprodução / SSPCA)

Agora, o pessoal do SSPCA trabalha duro para que Bueller tenha, além de seus movimentos, uma vida normal de um cachorro de volta, com direito a muitas brincadeiras.

Assim que chegou ao abrigo, a equipe veterinária da SSPCA imediatamente veio com uma estratégia para ajudar a fazer com que Bueller conseguisse ficar em pé sobre as quatro patas.

Bueller já está fazendo tratamento para conseguir andar e ter uma vida normal. (Foto: Reprodução / SSPCA)

Bueller já está fazendo tratamento para conseguir andar e ter uma vida normal. (Foto: Reprodução / SSPCA)

Estão sendo utilizadas talas para manter as patas do cão em uma posição mais normal. Bueller também está fazendo natação, como fisioterapia. Todos os dias, por cerca de 10 minutos o cão vai para uma banheira para exercitar os membros. De acordo com Sarah, a terapia na água também pode ajudar filhotes a aprender a mover as pernas e recuperar o tônus muscular.

Seu pai adotivo também teve a ideia de construir uma espécie de andador para o filhote, onde ele consegue ficar na posição correta para se locomover, porém sem precisar colocar todo o seu peso sobre as patas. O aparato é para ajudar o cão a aprender a colocar peso sobre suas patas e andar. Mas, de acordo com a mãe adotiva de Bueller, ele não gostou muito do andador.

Ainda não é possível dizer o que o futuro guarda para Bueller, apenas que ele é um cão corajoso, com uma família adotiva amorosa e uma equipe muito dedicada a ajudá-lo. (Foto: Reprodução / SSPCA)

Ainda não é possível dizer o que o futuro guarda para Bueller, apenas que ele é um cão corajoso, com uma família adotiva amorosa e uma equipe muito dedicada a ajudá-lo. (Foto: Reprodução / SSPCA)

Ainda não é possível dizer o que o futuro guarda para Bueller, a esperança de todos da SSPCA é que a terapia seja bem sucedida e que ele se torne um cão normal. Apesar de ser muito cedo para dizer algo concreto, estão todos muito otimistas.

O que se sabe é que Bueller é um filhote de cachorro bastante corajoso e enérgico, com uma família adotiva muito amorosa e uma equipe muito dedicada a ajudá-lo em cada passo.