O que começou como uma brincadeira e virou um verdadeiro fenômeno online, o Dog Shaming, ou em outras palavras, aquelas fotos com cães e uma plaquinha ao lado com a “travessura” cometida, está sendo discutido por especialistas e amantes de animais, que argumentam que o ato, enquanto engraçado para o dono, mina a dignidade do animal e o torna uma piada.

Por compreender as emoções humanas, o cão fica confuso com o momento, e o olhar supostamente de culpa, pode ser medo da reação do dono, já que ele se sente ameaçado com o ambiente que se torna negativo.

Emily Rackley, veterinária de pequenos animais, completa:

 

Na superfície, parece ser uma tendência bem-humorada, apenas tornando mais leve uma situação ruim ao capturar a “culpa” do cão diante das câmeras. Mas, o que muitos donos de animais não percebem, é que os cães não sentem culpa. Não é uma das emoções. O que os donos comumente fotografam é realmente ansiedade ou medo – os sinais clássicos sendo cabeça para baixo, orelhas para trás. Realmente não é bom rir do animal e zombar dele – você não faria isso com um amigo, e não deveria fazer isso com seu animal de estimação.

 

"Eu fiz esse buraco!" Foto: Reprodução/Google Images

“Eu fiz esse buraco!” Foto: Reprodução/Google Images

 

Referência: Telegraph UK