Cães de porte pequeno e sua valentia começam a ser desvendados. Foto: Reprodução

Cães de porte pequeno e sua valentia começam a ser desvendados. Foto: Reprodução

Não é nenhuma novidade para quem tem acesso ao universo canino que muitos cães de porte pequeno possuem verdadeiros leões dentro de seus corpinhos, sendo destemidos e por vezes agressivos. Esse comportamento é tão comum que possui até nome: Síndrome do cachorro pequeno.

O que já percebíamos na prática agora ganha embasamento teórico em estudo desenvolvido pela Universidade de Sydney, Austrália.

Publicado no jornal PLOS One, os pesquisadores examinaram relatórios de 8000 cães, ao todo com  80 raças  caninas presentes no grupo.

Foi constatado que 33 de 36 comportamentos considerados “indesejáveis” em cães podem ser associados a altura, peso e formato do crânio.

De acordo com o professor da Faculdade de Ciência Veterinária, Paul McGreev, quando a média corporal diminuía, o nível de excitação e hiperatividade aumentava.

Mais estudos serão necessários para identificar se esse comportamento é genético ou resultado da criação, já que em muitos casos, comportamentos negativos em cães pequenos são mais tolerados.

 

Referência: Daily Telegraph