Saber qual é a melhor dieta para cães é um assunto complexo e as opiniões podem variar de pessoa para pessoa. Se você tiver perguntas sobre tipos de ração ou dietas caseiras que você pode oferecer ao seu cão, você está no lugar certo. Esteja ciente, no entanto, que as necessidades do seu cão podem variar dependendo do tamanho e da atividade física.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre os diferentes tipos de ração para cães.

1 – Quais são as necessidades do seu cão

cachorro comendo

Foto: Freepik

Deve-se lembrar que o cão é um animal carnívoro. Na natureza, um cão se alimentava exclusivamente de carne. Mas sua dieta também incluía frutas e vegetais digeridos presentes no corpo de suas presas de caça.

Devemos, portanto, observar as porcentagens na composição nos tipos de ração. Assim, será fácil saber se são alimentos adequados ou não para o cão. Depois de fazer isso, você chegará rapidamente à conclusão de que não existe uma dieta perfeita.

Por esse motivo, muitos profissionais concordam que a variedade é a chave para uma boa nutrição.

Tipos de ração: Ração seca

Se você está procurando ração de qualidade para um cão adulto saudável, precisará observar as porcentagens na parte de trás da embalagem. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo:

  • As rações devem conter pelo menos 30% a 40% de proteína. Embora muitas vezes sejam de um único tipo de carne, é benéfico para a saúde deles variar entre diferentes carnes e peixes.
  • 20% das frutas e legumes é bastante aceitável.
  • Gorduras e óleos devem constituir entre 10% e 20% da composição da ração.
  • O teor de cereais deve permanecer baixo e, de preferência, arroz. Um alto teor de milho fará com que o seu cão tenha uma digestão lenta e difícil.
  • Carboidratos não são necessários para sua dieta. Uma porcentagem de 60% de carboidratos é um indicador de ração de muito baixa qualidade.
  • As fibras não devem exceder 1% a 3%.
  • O ômega-3 e o ômega-6 devem estar presentes, bem como as vitaminas E, cálcio e fósforo.

Outras dicas:

  • As rações oferecem entre 200 e 300 Kcal por 100 g.
  • Fuja de subprodutos e carnes contendo colágeno.
  • Escolha rações cozidas.
  • Saiba também que a ração favorece o desaparecimento do tártaro nos dentes do cão.

Tipos de ração: Alimentos úmidos e ração úmida

ração de filhote

Foto: Freepik

A comida úmida é 3/4 de água e é bem aceita pelo seu animal de estimação. Pois ela é mais fácil de mastigar e mais apetitosa. No entanto, você não deve dar a ele todos os dias, mas de vez em quando. O que deve conter?

Como na ração, os alimentos úmidos devem ter altos níveis de carne e gordura e uma proporção menor de vegetais e frutas.

É importante saber que os alimentos úmidos contêm metade das calorias das rações tradicionais. No entanto, ajuda o seu cão a ingerir líquidos, o que reduz o risco de infecções do trato urinário.

Dietas caseiras

cachorro pode comer peixe

Foto: Freepik

Existe uma grande variedade de dietas para o seu animal de estimação que você pode preparar sem muita dificuldade.

Sendo assim, para fazer refeições caseiras adequadas para o seu cão, primeiro você precisa aprender sobre todas as necessidades do seu cão e escolher produtos de alta qualidade.

Algumas dietas como o BARF (é uma dieta 100% crua, majoritariamente carnívora, com até 20-25% de vegetais crus liquidificados) aconselham alimentar seu cão como faria na natureza: oferecendo-lhe carne, ossos e ovos, todos crus.

Outros proprietários preferem cozinhar esses alimentos cozidos no vapor ou fritos (lembre-se, nunca adicione óleo ou sal).

A composição das dietas caseiras é, em geral, cerca de 60% de ossos com carne e músculo, apenas 25% de carne e, finalmente, 15% de frutas, vegetais, ovos e vísceras.

O problema das dietas caseiras é que, se você não estiver bem informado, elas podem levar a deficiências na dieta do cão ou até causar sérios problemas se o animal não estiver acostumado, como engasgar-se com um osso.

Para concluir, recomenda-se a todos os proprietários que desejam oferecer uma dieta saudável ao cão para não hesitarem em usar esses três tipos de alimentos de várias maneiras, sempre prestando atenção à qualidade e às necessidades dos alimentos. do animal.

Guloseimas para cães

Primeiro, é importante observar que nem todos os alimentos saudáveis ​​para humanos são necessariamente saudáveis ​​para cães. Alguns alimentos são proibidos para cães ou devem ser oferecidos em quantidades limitadas.

Ao contrário dos gatos que são completamente carnívoros, os cães são onívoros. Isso significa que, além de carne e peixe, eles podem comer grãos, frutas e legumes, sempre prestando atenção às proporções, é claro.

Lembre-se de que a obesidade em cães é um problema real e muito comum que você precisa considerar ao escolher e oferecer guloseimas ao seu cão.

O importante ao educar seu cão através de reforço positivo. Você pode mostrar moderação e aprender a trabalhar com abraços ou com sua voz. Além disso, tente recompensá-lo com pequenas quantidades, não apenas para evitar a obesidade, mas também para valorizar mais reforços ou para saciar. Lembre-se de que você não o alimenta, você o recompensa.

Existem muitos produtos diferentes e a escolha do produto certo depende das necessidades e aceitação do cão.

Por exemplo, podemos encontrar recompensas específicas para cachorros ou cães velhos, embora a maioria seja principalmente para cães adultos. Existem também alguns para cães com excesso de peso ou frágeis, além de recompensas para cães com dermatite.

Os cães, em geral, se adaptam e se acostumam a diferentes tipos de alimentos, especialmente se forem oferecidos a eles desde filhotes. Habituar o cão a comer todos os tipos de frutas e vegetais recomendados para ele é muito positivo e saudável para ele.