Os cachorros esportistas para ter em casa são inúmeros. E por isso, justamente, escolher a melhor raça não é simples. Mas neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a tomar uma decisão sobre quais raças de cachorros esportistas você pode considerar para adotar.

Acompanhe!

10 cachorros esportistas para ter em casa

Os melhores cachorros esportistas para ter em casa podem ser vários, na verdade. Por isso, o intuito deste artigo não é indicar a melhor raça de todos os tempos. Mas sim, explanar um pouco mais sobre cada uma delas.

Tirar dúvidas e entender mais sobre como uma raça se desenvolve, certamente é um bom caminho para quem não sabe muito bem qual raça adotar. E quando se fala em “grupo de raças”, pior ainda. Afinal, existem inúmeros grupos e todos eles possuem características próprias.

Um cachorro, por ser esportista, significa que vai querer praticar esportes oito horas por dia? Não significa.

A definição do grupo está muito mais associada com as características instintivas do dog, do que outra coisa. Esporte, nesse caso, é como ele lida com as “presas”. Os esportistas não caçam. Apenas indicam a presa para o caçador.

Veja uma lista de cachorros esportistas para ter em casa:

  1. Cavalier King Charles Spaniel.
  2. Cocker Spaniel Americano.
  3. Cocker Spaniel Inglês.
  4. Dogo Argentino.
  5. Fox Paulistinha.
  6. Golden Retriever.
  7. Labrador.
  8. Pointer Inglês.
  9. Setter Irlandês.
  10. Weimaraner.

A seguir, entenda mais sobre cada uma dessas raças e escolha a sua!

Cavalier King Charles Spaniel

10 cachorros esportistas para ter em casa

Cão esportista – Foto: Freepik

Essa é uma das raças mais fofas do mundo. E esse “exagero” se dá, muito, pelo fato de que o Cavalier é muito apegado ao tutor. Ou seja, ele não gosta muito de desgrudar e pode passar horas dormindo no seu colo, se assim você permitir.

Além do tutor, o Cavalier é também pode ser muito amigo de outras pessoas (pessoas estranhas). Basta que haja uma socialização adequada no início da vida e ele não vai fazer muita questão de latir ou espantar seus amigos.

Embora esteja longe do topo da lista de cachorros mais inteligentes do mundo, ainda assim, o Cavalier é um cachorro fácil de adestrar. Com um pouco de paciência e dedicação, em algumas semanas/meses, ele terá aprendido boas práticas.

Cachorros esportistas para ter em casa – Cocker Spaniel Americano

Não é raro que o seu Cocker Spaniel Americano saia correndo feito um maluco quando vê um parque/gramado aberto. Eles realmente gostam desse tipo de ambiente, pois se dão bem nesses espaços do ponto de vista instintivo.

O Cocker Spaniel Americano é um cão muito apegado ao tutor. Ele fará de tudo para ficar por perto do seu melhor amigo humano. Inclusive, ele também é um excelente cão para fazer amizade com outros animais e pessoas. Ele não procura “comprar” briga e é muito amistoso.

Mas para isso, claro, doses de socialização canina precisam acontecer. Mesmo dóceis e amigáveis, cães têm instintos e, por isso, podem reagir de maneiras inesperadas. Ou seja, ele adora brincadeiras e tem uma energia muito boa para se divertir.

Cocker Spaniel Inglês

O Cocker Spaniel Inglês é muito popular. Ele é muito apegado ao dono e também não vai fazer esforço para comprar uma briga com outros animais ou cães em geral. Ele é amistoso, apesar de que, para isso, adestramento e socialização são indispensáveis.

No passado, a sua função era espantar e capturar aves para o seu tutor. Ou seja, hoje, ele faz isso apenas de maneira esportiva. Ou seja, sem aquela necessidade real de capturar e eliminar um potencial intruso no quintal.

Ele está na posição 18 do ranking de inteligência canina. Portanto, é um cão muito tranquilo de adestrar e ensinar comandos básicos. Mas devido a sua alta energia, é preciso que haja um gasto adequado para que os treinamentos não sejam comprometidos.

Cachorros esportistas para ter em casa – Dogo Argentino

10 cachorros esportistas para ter em casa

Dogo Argentino – Foto: Freepik

O Dogo Argentino é um cão esportista e quem tem algumas características bem diferentes da grande maioria das raças. Até porque ele tem características de mais proteção do lar, do que necessariamente de apego ao dono e brincadeiras no parque.

Ele tem muita energia e precisa de adestramento e socialização logo cedo, ainda na fase filhote. Caso contrário, ele poderá desenvolver comportamentos ruins e que fazem parte do seu instinto.

É usado pela Polícia da Argentina como um cão de guarda e patrulha. Até porque a sua postura é muito imponente e o seu ótimo faro ajuda na busca por eventuais suspeitas. Ele precisa de muito exercício!

Cachorros esportistas para ter em casa – Fox Paulistinha

O Fox Paulistinha até parece um cão calmo. Mas ele não é. Na verdade, ele é um cão extremamente agitado e que não abre mão de gastar energia o tempo inteiro. Ele realmente é apaixonado por brincar e pode passar horas se divertindo com brinquedos ou seu tutor.

Inclusive, se você não oferecer um gasto de energia adequado para o seu Fox Paulistinha, ele poderá canalizar isso para atitudes ruins dentro de casa. Carregar chinelos e roer almofadas são algumas delas.

Ele não é amigável com outros cães e pessoas estranhas e é um cão de guarda muito valente – embora pequeno. Assim como outros cães, ficar perto do tutor é algo que ele gosta muito.

Golden Retriever

Um ótimo cão de busca, o Golden Retriever é realmente especial para quem busca um cão amoroso e divertido. Ou seja, ele adora a presença do tutor, não banca o durão com outros cães e animais e adora brincar o tempo inteiro.

É um cão de grande porte, muito fofo e que você pode se apaixonar logo nos primeiros minutos de contato. Inclusive, ele é muito fácil de ser treinado e você terá apenas que manter o reforço positivo sempre em dia.

Se você mora em apartamento, ele não é uma raça indicada. Embora você possa sair para brincar e passear, o Golden Retriever precisa gastar energia. Campos abertos é o seu destino favorito para diversão!

Labrador

labrador

Um Labrador – Foto: Freepik

Inteligentíssimo, o Labrador é o cão ideal para quem busca um amigo companheiro, extremamente divertido e cheio de energia para gastar. O Labrador é realmente muito ativo e precisa de um gasto de energia adequado para não agir de maneiras ruins.

Ele faz amizade com estranhos, outros cachorros e outros animais. Embora possa latir no início, basta alguns minutos de contato na presença do tutor e pronto: o Labrador já fica mais confiante e tranquilo. Ele confia muito no seu tutor.

Se você quer um cão que seja fácil de treinar, o Labrador é esse cão. Ou seja, ele é muito apegado aos desafios e, em poucos dias, ele vai entender o que você quer ensinar.

Pointer Inglês

Extremamente ativo, extremamente veloz e até um pouco agressivo em algumas ocasiões. Essas são características básicas do Pointer Inglês, que é um ótimo cão de caça.

Se você busca um cão de altíssima energia, com certeza o Pointer Inglês é uma boa opção. Ele pode correr durante horas a fio, sem que perceba que está, de fato, correndo por tanto tempo.

O Pointer Inglês pode ser um cão agressivo e destrutivo se você não souber manejar o gasto de energia. Portanto, nem pense em deixá-lo parado em casa ou em um recinto pequeno. Eles adoram campos abertos e correr é a sua especialidade.

Setter Irlandês

O Setter Irlandês é uma raça muito amável. No entanto, assim como outras dessa lista, o gasto de energia é um ponto importantíssimo e que não pode ser ignorado. Caso contrário, você estará criando um cão triste e frustrado.

Proteção do ambiente/tutor não é o seu ponto forte. Até porque ele é um cão de altíssima energia para brincar e se divertir.

Ele não vai abrir mão de correr de maneira incansável. Ou seja, muitas vezes o tutor vai cansar muito antes do Setter Irlandês durante as brincadeiras.

É muito apegado ao dono, adora fazer amizade com outros animais e cachorros e também lida bem com estranhos. No entanto, claro, sempre com a socialização em dia.

Weimaraner

cão esportista

Um Weimaraner – Foto: Freepik

O Weimaraner é imponente, muito ativo e não gosta muito de fazer amizade com outros cães e estranhos. Ele também não é muito apegado ao dono e não vai fazer questão de estar por perto sempre.

No entanto, ele tem muita energia e precisa de um gasto adequado e constante. Caso contrário, será muito comum que o seu Weimaraner seja destrutivo.

É um cão um pouco teimoso e que pode demorar até “pegar o jeito” dos adestramentos. Por isso, você não pode desistir. Deve continuar ensinando o dog até ele aprender.

Nunca encurrale o Weimaraner, pois ele pode ser muito agressivo nessas situações.

O que é um cachorro esportista?

Um cachorro esportista nada mais é do que um cachorro que pratica o seu instinto de maneira esportiva. Ele não caça aves para matar e se alimentar. Mas sim, as espanta ou as indica para o seu tutor que as está caçando. E assim acontece com outras “presas”.

O grande predador dessa história toda, é o ser humano. O cão já passou pelo seu momento na história de caçar para sobreviver. Portanto, hoje, os esportistas são apenas esportistas.

Assim sendo, escolha a raça de cachorros esportistas para ter em casa e cuide bem do seu dog!