X

Treinadora japonesa dá dicas para treinar e auxiliar cães com deficiência visual

two dogs in hoodies. Pet in clothes, showroom. Thai Ridgeback and Staffordshire bull terrier indoors

Este artigo oferece dicas valiosas para donos de cães com deficiência visual. Descubra como treinar e auxiliar seu amigo canino a navegar no mundo com confiança e segurança, com sugestões práticas e recursos úteis. Aprenda a criar um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades do seu cão, para que ele possa desfrutar de uma vida plena e

Além do canal do Youtube, a iniciativa também conta com o site www.blinddogtraining.com, que serve como uma ótima plataforma para organizar o conteúdo e adicionar mais ainda o auxílio de cães com deficiência visual, quebrando preconceitos e ensinando formas de enriquecer suas vidas. Nesse caso, as informações estão tanto em japonês quanto em inglês.

Com esse trabalho, Miki espera que outros tutores e seus cães possam se inspirar e aprender técnicas e métodos que permitem que o cachorro continue tendo uma vida ativa e feliz, diminuindo assim o peso da falta de visão em seu cotidiano.

Cães com deficiência visual: Atrofia Progressiva da Retina

No cado de Nono, que foi diagnosticada com Atrofia Progressiva da Retina aos 6 anos e ficou completamente cega, é reconfortande ver que hoje ela vive normalmente graças ao treinamento utilizando o reforço positivo (clicker) e que continua a praticar atividades físicas e mentais todos os dias.

O importante é não esquecer que apesar da falta de visão, o cachorro continua com os sentidos de audição, olfato, tato e paladar, fora a inteligência, memória e criatividade de tentar outras maneiras para atingir um objetivo.

Os cães se adaptam as suas deficiências por não terem pena de si mesmos, eles continuam a vida e não se deixam abalar pela errônea concepção de que há algo de errado.

Por isso é tão importante a ajuda do tutor, que deve se informar e contar com acessórios disponíveis no mercado pet que trabalhem os outros sentidos do cão. Brinquedos que emitem sons ou que podem contar comida são ótimas ferramentas para o treinamento, além da persistência e paciência.

No caso de Nono, dentre muitas outras atividades de Nono, podemos vê-la praticando obediência e trazendo objetos (retrieve), movimentos de freestyle, seguindo comandos e explorando em busca do brinquedo (com comida) utilizando seu poderosíssimo olfato.

Separamos alguns vídeos muito importantes dessa dupla, mas há muito mais para ser visto no canal e site com informações que acreditamos serem essenciais. Não deixem de conferir.

Exercício para diminuir o medo de colocar colírio e checar os olhos.

Jogo para cães cegos utilizando o Kong e o senso de olfato de Nono.

Ensinando seu cachorro o comando de “Parar”.

Treinamento para utilizar a guia.