A treinadora japonesa Miki Saito junto com sua cadela Nono, uma Dachshund de 13 anos com deficiência visual, possuem um canal no Youtube e através dele compartilham vídeos de suas rotinas de brincadeiras e exercícios.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Além do canal do Youtube, a iniciativa também conta com o site www.blinddogtraining.com, que serve como uma ótima plataforma para organizar o conteúdo e adicionar mais ainda o auxílio de cães com deficiência visual, quebrando preconceitos e ensinando formas de enriquecer suas vidas. Nesse caso, as informações estão tanto em japonês quanto em inglês.

Com esse trabalho, Miki espera que outros tutores e seus cães possam se inspirar e aprender técnicas e métodos que permitem que o cachorro continue tendo uma vida ativa e feliz, diminuindo assim o peso da falta de visão em seu cotidiano.

No cado de Nono, que foi diagnosticada com Atrofia Progressiva da Retina aos 6 anos e ficou completamente cega, é reconfortande ver que hoje ela vive normalmente graças ao treinamento utilizando o reforço positivo (clicker) e que continua a praticar atividades físicas e mentais todos os dias.

O importante é não esquecer que apesar da falta de visão, o cachorro continua com os sentidos de audição, olfato, tato e paladar, fora a inteligência, memória e criatividade de tentar outras maneiras para atingir um objetivo.

Os cães se adaptam as suas deficiências por não terem pena de si mesmos, eles continuam a vida e não se deixam abalar pela errônea concepção de que há algo de errado.

Por isso é tão importante a ajuda do tutor, que deve se informar e contar com acessórios disponíveis no mercado pet que trabalhem os outros sentidos do cão. Brinquedos que emitem sons ou que podem contar comida são ótimas ferramentas para o treinamento, além da persistência e paciência.

No caso de Nono, dentre muitas outras atividades de Nono, podemos vê-la praticando obediência e trazendo objetos (retrieve), movimentos de freestyle, seguindo comandos e explorando em busca do brinquedo (com comida) utilizando seu poderosíssimo olfato.

Separamos alguns vídeos muito importantes dessa dupla, mas há muito mais para ser visto no canal e site com informações que acreditamos serem essenciais. Não deixem de conferir.

 

Exercício para diminuir o medo de colocar colírio e checar os olhos.

 

Retrieve.

 

Jogo para cães cegos utilizando o Kong e o senso de olfato de Nono.

 

Ensinando seu cachorro o comando de “Parar”.

 

Treinamento para utilizar a guia.