X

Cachorro não consegue ficar em pé – O que pode ser?

Seu cachorro não consegue ficar em pé? Então, conheça aqui neste post quais podem ser os motivos da dificuldade de locomoção do doguinho.

Os cachorros são animais, na maioria das vezes, bem brincalhões. Gostam de correr, sair para passear e estar junto do seu tutor. Mas de uma hora para outra, acontece de o cachorro parar de andar, sem ânimo para brincar ou fazer as atividades que mais gosta.

O que pode indicar esse comportamento? Hoje vamos falar desse assunto que preocupa muitos tutores. Então, saiba o que pode ser quando o cachorro não consegue ficar de pé.

Cachorro não consegue ficar em pé – O que pode ser?

Cãozinho com dor – Foto: Freepik

Existem alguns motivos que podem responder esta pergunta e, na maioria dos casos, um veterinário precisa ser consultado. Para todos os sintomas têm uma explicação, por isso, consultar um veterinário é indispensável, pois o cachorro precisa de um olhar profissional para detectar o problema e, assim, corrigi-lo enquanto ainda há tempo.

Mas, de maneira geral, vamos indicar alguns dos principais problemas que podem ser identificados com o sintoma clássico do cachorro não conseguir ficar de pé. Acompanhe.

Problemas de saúde que fazem o cachorro não conseguir ficar em pé

Um dos principais motivos de o cachorro não conseguir ficar em pé, são os problemas de saúde que podem ser repentinos ou crônicos. A artrose canina ou reumatismos, por exemplo, são doenças degenerativas que afetam as articulações e os ossos, gerando uma forte dor que pode impedir do cachorro se locomover.

Já a hérnia de disco é uma doença neurológica, causada por uma lesão na medula que faz compreensão sobre o disco que ficam entre as vértebras, resultando em fortes dores ou paralisia o cachorro.

Outro problema é a cinomose, uma doença fatal e de origem viral. O vírus atinge o sistema nervoso do cachorro, com sintomas como vômito, convulsões e perda de equilíbrio impedindo o cãozinho de ficar em pé.

Além disso, outro problema de saúde que faz com que o cachorro não fique de pé é a meningite canina, uma inflamação que acontece no sistema nervoso, resultando em sintomas como falta de coordenação motora e até paralisia em membros.

Os cachorros idosos e filhotes pertencem ao grupo de risco quando o assunto é dificuldade de locomoção, sendo propensos a doenças, principalmente, quando não adotadas medidas preventivas.

Portanto, levar o cãozinho ao veterinário, manter as vacinas em dia e praticar atividades físicas, será primordial para a saúde do animal.

Acidentes domésticos podem provocar traumas e lesões

Cãozinho com dor – Foto: Freepik

Os acidentes domésticos são uma das causas para o cachorro não conseguir andar, podendo ocorrer quedas, pancadas ou qualquer outro tipo de trauma. A solução para o problema é estar atento aos acidentes, cuidando para que o ambiente não seja propício para situações que levam o pet se machucar.

Por exemplo, os cachorros idosos e filhotes devem evitar subir e descer degraus, na cama ou qualquer outro local que pode resultar em queda. Durante as brincadeiras, os olhares devem estar atentos ao pet, principalmente, se ele gosta de truques como buscar a bolinha.

Sendo assim, evite locais perigosos e/ou situações que possam colocar a vida do seu pet em risco, prevenindo casos graves como uma paralisia, lesão na coluna ou bacia do cachorro.

Intoxicações podem deixar o cachorro debilitado

As intoxicações podem deixar o cachorro debilitado, trazendo sintomas bem sérios como a dificuldade para ficar em pé. Os produtos químicos, ingestão de plantas venenosas e até mesmo veneno pode afetar o sistema nervoso do cachorro, causando uma paralisia dos membros.

Além dos sintomas como boca do cachorro espumando, fezes com sangue (em alguns casos) e dores abdominais, as dificuldades para ele ficar em pé indicam que o pet precisa ir ao veterinário. Por isso, é bem importante que o tutor leve a embalagem do produto, amostra da planta ou que saiba explicar quais os locais que o doguinho possa ter sido contaminado.

Somente o veterinário poderá ajudar, indicando um tratamento adequado através de exames clínicos e laboratoriais que indicam porque o cachorro não consegue ficar em pé. Portanto, não tente fazer tratamentos caseiros ou auto-medicações. Isto pode piorar ainda mais o quadro de saúde do cachorro, ok?

Cuide bem do seu dog!