Você sabe como acalmar um cachorro bravo? Já parou para pensar em quais atitudes podem ajudar nesse tipo de situação? Afinal, dependendo do que estiver acontecendo no momento, é comum o cachorro ficar estressado e acabar adotando posturas agressivas.

Nessas horas, saber como agir para minimizar as chances de ataque é muito importante. Neste texto do Portal do Dog, apresentamos algumas considerações que podem te ajudar. Acompanhe.

Como acalmar um cachorro bravo?

Cachorro de lado com cara de bravo. Foto: Canva.

Como acalmar um cachorro bravo?

Apesar de não existir uma fórmula mágica para acalmar um cachorro bravo, uma vez que estamos diante de personalidades que podem variar de pet para pet, ainda assim podemos considerar algumas práticas que podem ajudar a lidar com esse tipo de situação.

No momento da agressividade, é muito importante manter a calma e evitar demonstrar tentativas de fugir ou fazer movimentos bruscos, por exemplo. Assim, quem sabe o cão começa a se acalmar nesse momento, tranquilizando-se mesmo que só um pouquinho.

Nos tópicos abaixo, detalhamos mais alguns pontos que podem te ajudar. Acompanhe e confira o que pode fazer sentido para o seu caso.

1. Mantenha a calma

Antes de qualquer coisa, é muito importante tentar manter a calma durante o momento de agressividade do cachorro. Isso porque, se o tutor demonstrar irritabilidade ou agitação, o animal pode começar a ficar ainda mais agressivo. É aquela história de que os cachorros percebem, de certa forma, como nos sentimos. Por isso, respirar fundo e evitar agir de forma impulsiva é importante.

Porém, sabemos que nem sempre é fácil, pois o medo pode falar mais alto. Mas tente mentalizar alguma saída segura, como sair do cômodo onde o cachorro está e fechar a porta, com calma, sem exagerar nos movimentos.

Se você sentir que não há essa possibilidade, e que o cachorro parece extremamente agressivo, é importante considerar pedir ajuda, discando para alguém que possa vir segurar o cachorro.

Veja mais: Primeiros socorros em cachorros: O que deve ser feito em uma emergência

2. Evite olhar nos olhos

Olhar nos olhos pode ser um convite para uma “briga”, em alguns casos. Por isso, se você quer acalmar um cachorro bravo, tente não fazer esse tipo de contato. É importante desviar o olhar e até mesmo tentar demonstrar uma certa indiferença.

Lembre-se, se você ficar encarando o cachorro exageradamente, ele poderá entender que você está tentando intimidar ele. Portanto, cuidado com esse comportamento.

Como acalmar um cachorro bravo?

Cachorro mostrando os dentes com raiva. Foto: Canva.

3. Considere se afastar calmamente

Anteriormente, comentamos sobre encontrar uma forma segura de se afastar do animal, e essa ideia é realmente interessante. Você pode pensar, estrategicamente, sobre qual local você deve ir para se afastar do cachorro sem parecer que está “fugindo” e sem ter que fazer movimentos bruscos.

Vá aos poucos, dando passos suaves e movimentando o corpo de maneira tranquila. Evite demonstrar muita rigidez ou até mesmo agressividade. Procure um local que possa criar uma barreira física segura entre você e o cachorro.

Esse afastamento pode ser o que o pet necessita no momento, dependendo do motivo pelo qual ele está bravo. Isso porque, às vezes, o estresse é tanto que ele necessita desse tipo de “sossego”, ficando um tempo sozinho, para então entrar em contato com as pessoas novamente.

Portanto, considere essa tentativa como uma possibilidade que deverá ser feita com bastante cuidado, combinado?

Veja mais: Saiba o que fazer para seu cachorro recuperar o apetite

4. Evite agir de forma agressiva na hora de acalmar um cachorro bravo

Os movimentos que você coloca em prática no momento em que tenta acalmar um cachorro bravo fazem toda a diferença. Se você agir de um modo muito brusco, parecendo agressivo, há grandes chances de o animal também agir de forma ainda mais agressiva.

Por isso, novamente reforçamos o cuidado com a forma como você se movimenta e age: não tente xingar ou gritar com o cachorro, e evite sair rapidamente, de forma brusca, do ambiente. Aqui, você precisa manter a calma e ser um certo ponto de equilíbrio para evitar problemas maiores.

5. Tente usar um comando simples para acalmar um cachorro bravo

Às vezes, se você usar um comando simples pode começar a acalmar um cachorro bravo. Por exemplo, se o seu cachorro sabe atender o comando de “sentar” ou “ficar”, você pode testar essa possibilidade, de forma equilibrada e sem tom de voz agressivo, para que ele pare um pouquinho.

Depois do comando, pode ser mais fácil se deslocar pela casa ou pelo quintal de modo a se afastar do animal e dar a ele um espaço a mais para se acalmar.

No entanto, se o seu cachorro ainda não sabe atender esse tipo de comando, considere as dicas anteriores de afastamento, pois se você tentar ordenar algo a ele, sem esse treinamento, ele poderá compreender como uma repreensão, o que pode causar problemas para vocês.

Fique sempre atento aos possíveis sinais de que o cachorro quer atacar. Às vezes, ele está apenas nervoso, mas você poderá sair com tranquilidade e nada acontecerá. Porém, se ele estiver muito rígido, mostrando os dentes e rosnando, faça essa saída com cuidado, com ou sem comandos, ok?

Como acalmar um cachorro bravo?

Cachorro com cara de bravo. Foto: Canva.

Veja mais: Comandos básicos para cachorro – Quais são eles?

6. Tente entender a causa da irritabilidade

Em alguns casos, a solução para acalmar um cachorro bravo é compreender o que pode estar sendo o gatilho da irritabilidade. Isso porque, ao descobrir o gatilho, torna-se mais fácil poder extingui-lo.

Por exemplo, alguns cachorros podem ficar muito nervosos quando as pessoas se aproximam de seus potes de comida ou até mesmo de um dos seus brinquedos favoritos. Além disso, há casos de pets que ficam irritados com a presença de pessoas estranhas, sons excessivos, etc.

Estar atento ao que pode estar causando o desconforto no animal é um caminho para extinguir o problema em sua raiz, dando margem para que, aos poucos, o animal comece a ficar mais tranquilo e calmo, de forma mais equilibrada.

Portanto, se for possível observar nesse momento, faça uma varredura no ambiente e tente pensar sobre o momento em que a agressividade começou. Ao descobrir o gatilho, além de removê-lo do momento presente, lembre-se de também evitá-lo no futuro.

7. Procure ajuda profissional para acalmar um cachorro bravo

Em muitos casos, pode ser que o tutor não consiga acalmar um cachorro bravo, mas, sim, consiga apenas se afastar dele quando a agressividade aparecer. Nessas situações, aconselhamos que você busque ajuda profissional, a fim de lidar com a situação da melhor maneira possível.

Um profissional especialista em comportamento canino pode te ajudar a entender os motivos pelos quais o cão está sendo agressivo, além de auxiliar no processo de adestramento, até que a situação fique mais equilibrada.

Essa é uma medida muito prudente, que pode evitar acidentes – como ataques caninos e até mesmo agressões contra o cachorro -, de maneira prática e que normalmente funciona bem.

Tire as suas dúvidas com um profissional e aprenda com ele a acalmar um cachorro bravo de um modo mais personalizado para o seu pet!

Veja mais: As 11 melhores raças de cães para uma criança com autismo

Como acalmar um cachorro bravo?

Cachorro bravo correndo. Foto: Canva.

Como construir uma rotina que deixe o cachorro mais tranquilo?

Muitas vezes, a melhor forma de acalmar um cachorro bravo é evitando os gatilhos que podem estar causando esses comportamentos nele, como comentamos anteriormente.

Portanto, saber quais são os gatilhos e construir uma rotina que proporcione um maior equilíbrio emocional para o pet é um caminho bem promissor. Mas o que considerar nesses casos? Alguns pontos podem ser levados em consideração, como:

1. Rotina estruturada para acalmar um cachorro bravo

Uma rotina estruturada é fundamental para a saúde mental dos cachorros, embora nem todas as pessoas saibam disso. Acontece que os pets também precisam de hábitos e de uma certa previsibilidade para manter a saúde e o bem-estar. Sem esse tipo de apoio, podem acabar se tornando muito estressados e irritados, de modo a ficar tendo crises de agressividade.

Veja mais: O que acontece se o cachorro não tiver rotina?

2. Alimentação adequada

Você sabia que a alimentação do cachorro também tem tudo a ver com o temperamento dele em alguns momentos? Isso porque as vitaminas e nutrientes são responsáveis por equilibrar hormônios e até mesmo o funcionamento cerebral. Logo, se a dieta estiver muito ruim e não suprindo as necessidades do animal, ele poderá adotar comportamentos agressivos. Além disso, a fome excessiva também pode deixar o cachorro estressado. Fique de olho na rotina alimentar!

3. Atividades físicas para acalmar um cachorro bravo

Assim como os seres humanos, os cachorros precisam de exercícios físicos diariamente. Dessa maneira, gastam energia, fornecem benefícios para a mente e para o corpo, e ainda conquistam sensações de bem-estar. Um cachorro muito sedentário, em contrapartida, pode adotar uma postura mais ansiosa e estressada, demonstrando isso, em alguns casos, por meio da agressividade.

Como acalmar um cachorro bravo?

Cachorro bravo mostrando os dentes. Foto: Canva.

Veja mais: Exercícios para cachorro emagrecer – Veja o guia completo

4. Respeito ao pet

Os pets são seres vivos com vontades, medos, etc. Isso quer dizer que, às vezes, eles vão querer ficar sozinhos e não vão querer determinadas interações, como brincadeiras forçadas. Portanto, lembre-se de respeitar o espaço do cachorro para não estressá-lo de forma exagerada e sem nenhuma razão. Os pets merecem respeito!

5. Socialização

Por fim, lembre-se do papel da socialização dos cães em toda essa história. Ela ajuda o pet a aprender a lidar com situações, animais e pessoas diferentes, de modo a ser mais equilibrado e resiliente. Se o animal passa a vida isolado, qualquer situação que “escape” da “mesmice” pode deixá-lo muito nervoso e agressivo, sendo difícil acalmar um cachorro bravo nesse caso.

Portanto, fique de olho nesses aspectos e lembre-se: nunca deixe de conversar com o veterinário sobre esses pontos que citamos. O profissional é a melhor pessoa para te ajudar a acalmar um cachorro bravo e a oferecer o que há de melhor para o seu amigo de quatro patas. Por isso, sempre mantenha em dia as consultas regulares, combinado?

Boa sorte!

Veja mais: