X

O que não pode dar para cachorro? Comida, brinquedos e outras coisas

Você sabe o que não pode dar para cachorro? Existem inúmeras situações no dia a dia que precisam ser observadas, de modo que o nosso cãozinho não se intoxique ou não se machuque.

Ou seja, não estamos falando apenas de alimentos que são proibidos para o cachorro. Mas também, de outras coisas no ambiente. Como por exemplo, produtos de limpeza ou até mesmo alguns tipos de brinquedos.

Se você quer criar uma ambientação mais segura e adequada para o seu melhor amigo, continue lendo. Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre o que não pode dar para cachorro.

Acompanhe!

O que não pode dar para cachorro?

Cão carregando brinquedo – Foto: Freepik

Existem muitas coisas que você não pode dar para cachorro. Entre elas, claro, estão aquelas que colocam o cachorro em perigo. Muitas vezes, inclusive, essas situações não são percebidas e o nosso cão acaba se ferindo, quando isso poderia ser evitado.

Um exemplo clássico de algum problema canino é quando você está cozinhando e algum alimento proibido pra ele cai no chão. Sem você ver, o cão pode comer aquilo, se intoxicar e então sofrer por isso.

Cuidar de um cachorro exige, também, uma boa adaptação no ambiente, de modo que ele fique seguro. Se você nunca teve um cachorro, recomendamos a leitura deste artigo aqui: Cuidados com cachorros: 12 Perguntas e respostas.

Veja o que não pode dar para cachorro:

  1. Chocolate.
  2. Algumas frutas.
  3. Alguns temperos.
  4. Brinquedos pontiagudos ou que soltam partes.
  5. Osso de couro.
  6. Brinquedos com fios.
  7. Remédios sem indicação veterinária.
  8. Produtos de limpeza.
  9. Banhos ou higienização com produtos humanos.

A seguir, entenda mais como esses itens podem danificar o organismo ou a saúde do seu melhor amigo.

Chocolate

Chocolate é um dos alimentos proibidos para cachorro. Afinal, o chocolate é tóxico para o organismo do cachorro e, por isso, pode levá-lo a quadros sérios de intoxicação. Inclusive, podendo levar o dog a óbito em casos graves.

Por isso, nunca dê chocolate para o seu pet (seja ele um gato ou um cachorro). Por mais que os dogs fazem aquela carinha de “pidão”, ainda assim, isso não é motivo para atender aos “caprichos” do cachorro e dar um pedacinho de chocolate.

A não ser que você compre chocolate para cachorro em alguma loja especializada. Nesse caso, tudo bem. Afinal, o chocolate não é feito com ingredientes tóxicos e o seu doguinho vai enxergar isso como um petisco.

No entanto, fora os permitidos, nunca dê chocolate para o seu cachorro. Veja mais sobre esse tipo de alimento: Cachorro comeu chocolate: o que fazer?

Cachorro brincando com a bolinha – Foto: Freepik

Algumas frutas

Frutas são excelentes para o organismo humano e são ótimas fontes de algumas vitaminas, fibras e outros nutrientes. No entanto, para os cães, não podemos assumir essa mesma condição.

Assim sendo, o que não pode dar para cachorro são algumas frutas tóxicas, como: uva, uva-passa e abacate. Essas frutas podem intoxicar o organismo do cachorro e, em pouco tempo, ele pode apresentar quadros de alergia.

O cão pode ter diarréia, vômitos e outros sintomas que indicam que o seu melhor amigo não está 100%. Nunca dê nenhum tipo de fruta para o seu cachorro sem saber exatamente o que aquela fruta faz no organismo dele, ok?

Assim sendo, veja um artigo sobre isso: Frutas permitidas e proibidas para cães.

O que não pode dar para cachorro – Alguns temperos

Temperos também entram na lista de ingredientes ou alimentos proibidos para cachorro. Nesse caso, o que não pode dar para cachorro é, principalmente, alho e cebola.

Se você for temperar alguns alimentos com isso, cuidado para o cão não comer “sem querer”. Ou seja, cuidado para não cair alho e cebola no chão e o cão lamber.

Esse é um dos motivos pelos quais você não pode dar comida comum para o seu dog, como os restos do almoço. Pode parecer uma boa forma de “aproveitar” os restos do almoço. Mas para o cão, temperos e ingredientes como alho e cebola não fazem bem.

Brinquedos pontiagudos ou que soltam partes

Além de alimentos em geral, existem inúmeras outras possibilidades de situações que podem gerar perigo para o cachorro em casa. Mesmo que você crie um ambiente enriquecido e com vários itens para o cão se divertir, ainda assim, isso pode ser prejudicial a ele.

Afinal, alguns brinquedos podem machucar, como aqueles que são pontiagudos ou que soltam partes. Nesse caso, o cachorro pode engolir e se machucar com partes de plástico ou itens que são pontudos.

Nunca dê brinquedos para o seu cão, que não sejam feitos especialmente para essa finalidade. Ou, pelo menos, observe se o cão não vai se machucar de alguma forma durante a brincadeira enquanto você não está vendo.

Cachorro brincando – Foto: Freepik

Osso de couro

Outra coisa que não pode dar para cachorro, é osso de couro. Ou, ainda, brinquedos de couro em geral. Esse tipo de objeto é extremamente interessante para os dogs e eles adoram ficar mordendo por horas.

No entanto, o benefício não vale o risco. Afinal, um osso ou brinquedo de couro, por mais que faz o cão ficar horas se divertindo, pode ser engolido e causar sufocamento.

Ou seja, o cão pode vir a óbito por estar brincando com um desses brinquedos mastigáveis. Os ossos de couro, quando mastigados por horas, ficam escorregadios e podem ir parar na garganta do cachorro.

Se você não estiver por perto no momento, o cão pode perder a respiração e vir a óbito. Veja mais sobre isso: Ossos de couro para cachorro – São perigosos?

O que não pode dar para cachorro – Brinquedos com fios

O que não pode dar para cachorro é qualquer tipo de brinquedo com fio ou com cordas, em situações que você não está acompanhando o dog. Ou seja, deixar ele brincar sozinho, como forma de enriquecimento ambiental.

Os cães adoram cordas e não vão negar uma brincadeira de cabo de guerra com você. É até saudável para eles brincarem dessa maneira controlada e equilibrada.

No entanto, em situações fora de controle, os fios podem sufocar o cachorro ou podem machucá-lo de alguma forma. Se o dog se pendurar ou se enroscar de algum jeito nos fios, eles podem causar sufocamento.

Remédios sem indicação veterinária

Remediar um cachorro em casa é possível. No entanto, só é possível caso você encontre um veterinário que receite aqueles remédios para o seu dog. Caso contrário, qualquer medicação sem indicação veterinária pode trazer riscos graves para o seu dog.

A saúde do seu melhor amigo pode estar em risco quando você resolve automedicá-lo. Ou, ainda: autodiagnosticá-lo. Essas situações são extremamente prejudiciais a vida do seu melhor amigo.

Cão com a língua de fora – Foto: Freepik

O que não pode dar para cachorro – Produtos de limpeza

Muito cuidado com produtos de limpeza em casa. Esse tipo de produto é muito prejudicial para a saúde do seu doguinho e o dog pode se intoxicar facilmente com esse tipo de substância.

Para um acidente, basta que a porta da lavação fique aberta ou basta deixar os produtos na prateleira de baixo do armário. Se o cão entrar em contato e por acidente abrir algum frasco de água sanitária, por exemplo, ele poderá se intoxicar rapidamente.

Leia mais sobre como evitar acidentes domésticos com cachorros.

Banhos ou higienização com produtos humanos

Os produtos humanos são, em sua grande maioria, prejudiciais para os cachorros. Afinal, eles são feitos para humanos – e não para cachorros.

Por exemplo, produtos como shampoo ou condicionador humano: eles podem causar alergias no seu cachorro e então podem provocar infecções e até feridas graves.

Sempre use produtos caninos no seu cachorro!

Dicas para o seu cão ficar seguro em casa

Agora que você já sabe o que não pode dar para cachorro, veja também algumas ideias de como evitar que o seu cachorro se machuque ou se intoxique dentro de casa:

  • Mantenha os armários fechados.
  • Cuidado com comidas caídas pelo chão.
  • Atenção ao enriquecimento ambiental.

Mantenha os armários fechados

Antes de mais nada, é fundamental considerar que os armários da sua casa fiquem sempre fechados. Independente do que estiver guardado lá dentro.

Nunca deixe o seu pet abrir ou pegar coisas de dentro de armários. Seja comida ou seja para farejar alguma coisa no meio dos produtos de limpeza.

O que não pode dar para cachorro – Cuidado com comidas caídas pelo chão

As comidas caídas no chão da sua casa podem até serem “aspiradas” pelo seu doguinho. Eles não vão abrir mão de algo que está cheiroso e atrativo no chão enquanto você cozinha.

Mas é preciso evitar esse tipo de situação ao máximo. Nunca deixe comidas pelo chão da casa. Enquanto você estiver cozinhando, é preciso ter atenção redobrada.

Atenção ao enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental é algo importante e fundamental para todos os cães. No entanto, quando feito de maneira irresponsável pelo tutor, alguns problemas podem surgir.

Como por exemplo, deixar o cão brincar com qualquer coisa. Nesse caso, o cão pode engolir brinquedos ou pode sufocar com determinados brinquedos.

Assim sendo, monte um enriquecimento ambiental saudável e seguro para o seu melhor amigo.

Compartilhe este artigo com mais um amigo!