Os cães são animais magníficos e companheiros inseparáveis, porém muitas vezes dão verdadeiros sustos aos seus tutores que, muitas vezes, chegam a ficar desesperados com a presença de um problema de saúde. Por exemplo, o que fazer com cães engasgados?

Existem muitos casos em que o animal necessita de uma intervenção imediata por parte de uma pessoa, fazendo com que seja executada uma manobra que pode salvar a vida do pet em um momento de emergência.

É sempre importante que pessoas que tem cães em casa saibam fazer algumas manobras de primeiros socorros, para que em seguida possa levar o animal a uma clínica veterinária o mais rápido possível.

Existem inúmeros casos em que os primeiros socorros são necessários, principalmente no caso de engasgos.

É importante que os tutores de cães estejam sempre atentos e observem certos cuidados para que o animal não sofra uma obstrução. O engasgo é algo sério e pode levar o animal à morte.

Antes de citar alguns fatores que levam o cão a se engasgar, é importante o tutor ter em mente que o cão costuma por tudo que vê na boca, fazendo com que ele fique bastante vulnerável.

Causas de cães engasgados

cachorro engasgado

Foto: Freepik

Existem várias causas que levam os cães a ficarem engasgados, sendo na maioria das vezes, certos maus hábitos por parte dos criadores.

O principal vilão e precursor da maioria dos engasgos são pedaços de ossos, como os de galinha, bovino, suíno, não deixando de fora as espinhas de peixe.

Além de causar obstrução, os ossos e espinhas podem causar perfurações nos órgãos internos do animal.

Outro fator bastante comum são pequenos objetos que o animal pode facilmente pôr na boca e ingerir, como: Pilhas, moedas, tampas de caneta e etc. Pedaços grandes de comida, também podem ser causadores de engasgos.

Cães engasgados: Quais os sinais?

Os sinais clínicos que o animal apresenta são bem típicos, fazendo com que o tutor observe-os logo em seguida da obstrução. Pode ser observado:

  • O animal apresenta bastante sialorréia (Excesso de saliva que flui para fora da boca);
  • O cão fica totalmente inquieto;
  • É observada uma tosse constante;
  • Ocorre uma dispnéia (dificuldade respiratória);
  • Repetidas tentativas de vômito;
  • Pode ser observado um choro por parte do animal.

Assim que o cão apresentar sinais clínicos parecidos com os citados acima, o tutor deve ligar imediatamente para o médico veterinário.

Caso o quadro do animal esteja bastante grave, ou seja, o animal não consiga respirar e o profissional esteja a caminho pode ser utilizado certo método emergencial a fim de estabilizar o quadro até a chegada do médico veterinário.

O que fazer com cachorro engasgado?

cachorro vomitando

Foto: Freepik

Primeiro leve o seu cão a um ambiente limpo e com uma boa iluminação. Em seguida, abra a boca do animal e tente visualizar se há alguma obstrução visível.

A atitude ideal é tentar retirar o objeto para fora o mais rápido possível. Se estiver muito escuro, pode ser usada uma lanterna.

Caso não apareça nada obstruindo, não ponha a mão na garganta do animal, isso só irá piorar o quadro.

Em situações que são visualizados objetos, certifique-se do que se trata, pois na esperança de remover o objeto, poderá agravar ainda mais o quadro, como no caso de um anzol preso na garganta, por exemplo.

Se você suspeitar que seu cachorro está sufocando, primeiro examine a boca dela. Puxe a língua para frente e remova o objeto estranho, se possível.

Se você não conseguir ver o objeto estranho, use a manobra canina de Heimlich para tentar desalojar o objeto:

Manobra de Heimlich para cachorro engasgado

Outro método que pode ser utilizado na emergência é a manobra de Heimlich.

Bastante utilizada em seres humanos, essa técnica pode salvar a vida do animal de estimação também.

Essa manobra é normalmente utilizada em engasgo com corpo estranho não perfurante, como: pequenas bolas, moedas, e etc. Em caso de ingestão de objetos pontiagudos ou cortantes, não é indicada a execução da técnica.

Repita a manobra 5 vezes, em caso de não haver efeito, não insista. (Leia aqui como performar a manobra de Heimlich)

Caso o animal não responda a nenhuma tentativa, leve-o imediatamente a uma clínica mais próxima. Entre em contato com o médico veterinário que você havia chamado e explique a situação.

Existem obstruções em que é necessária a intervenção cirúrgica de emergência. Não fique tentando desobstruir, pois o animal pode chegar a óbito em suas mãos.

Prevenção

A prevenção para que o animal não sofra com engasgos é fazer um manejo correto e ficar atento aos objetos que estão ao alcance do animal e o que lhe é ofertado.

Nunca oferte alimentos que contenham pequenos ossos ou espinhas de peixe. Pois o animal tentará quebrar os ossos em lascas afiadas e depois ingerí-las.

Não deixe objetos pequenos no chão, como:

  • Borracha de balões estourados,
  • Tampa de caneta,
  • Bola de gude e outros.

Pense sempre que seu animal botará tudo na boca, fazendo deles potenciais riscos à sua vida.

Cuidando do seu cão depois de engasgar

cachorro no veterinário

Foto: Freepik

Quando o cachorro engasgar, entre em contato com o veterinário imediatamente, principalmente se ele estiver inconsciente a qualquer momento.

É provável que o veterinário queira ver o seu animal imediatamente, para garantir que o engasgo não causou nenhum dano adicional ao corpo do seu cão que você não possa ver.

Um cão engasgado é certamente uma coisa assustadora. Mas, ao reconhecer os sinais e estar preparado com o conhecimento do que fazer se o seu cão estiver engasgado, você pode ajudar a mantê-lo seguro e saudável.