A prisão de ventre no cachorro é uma das situações mais comuns que você, tutor, pode presenciar em seu pet. Só que o grande problema da prisão de ventre é que se nós não ficarmos atentos aos sintomas, talvez nem consigamos perceber que o animal está definitivamente doente.

E por isso, além de algumas dicas de como ajudar o cão a se recuperar, vamos entender também o que observar para interpretar o problema no seu melhor amigo.

Então, convidamos você a continuar lendo o artigo e entender tudo sobre assunto!

Prisão de ventre no cachorro – Quais alimentos são bons para ajudar o cão?

Prisão de ventre no cachorro

Cachorro defecando – Foto: Freepik

Assim como nós, humanos, sofremos com prisão de ventre, os cães também sofrem. E isto pode ser um problema bem grande para eles, uma vez que eles não sabem dizer o que estão passando, podendo ficar alguns dias com dor sem que a gente perceba. Por isso, é muito importante se atentar aos sinais, de forma que possamos socorrer o cãozinho assim que necessário.

E por falar em socorrer, o que podemos fazer para ajudar a aliviar a prisão de ventre no cachorro? Existe remédio? É melhor trocar a alimentação? Ele precisa tomar mais água? Pode dar laxante? Estas e outras dúvidas vamos esclarecer a partir de agora, com algumas dicas simples do que você pode oferecer ao cão para ajudá-lo.

Mas, antes de seguir em frente, aqui vai uma recomendação: nenhuma destas sugestões de alimentação são melhores do que um tratamento veterinário e um diagnóstico preciso. Afinal, a prisão de ventre pode estar ligada a problemas de saúde mais sérios, como tumores ou infecções. Todo cuidado é pouco, tutor!

Folhas verdes e vegetais podem ajudar

A nossa primeira dica para ajudar a melhorar a prisão de ventre no cachorro, é oferecer a ele uma alimentação a base de folhas e vegetais verdes. De preferência, prepare esta composição moída, para que o cão possa engolir de maneira mais fácil. As fibras presentes nas folhas e nos vegetais verdes ajudam o intestino a trabalhar melhor, de forma que as fezes possam se movimentar e serem eliminadas naturalmente.

É claro que o cachorro certamente não vai gostar de consumir este tipo de alimento de maneira crua. Portanto, você pode misturar na alimentação comum dele: uma colher de chá da mistura, a cada quatro quilos do animal. Repita isso pelo menos duas vezes por dia. Caso tenha interesse, leia também este artigo: Os benefícios da alimentação natural para seu cão!

Fibras de coco

As fibras de coco também são boas alternativas para ajudar o seu cachorro com a prisão de ventre. Elas ajudam a liberar o trânsito intestinal, de forma a conduzir as fezes até a saída. Você pode oferecer a fibra de coco em cima da ração seca ou da comida comum. Cerca de uma colher de chá para cada quatro quilos do animal é mais do que suficiente para ajudar o intestino. Repita até duas vezes por dia.

Azeite de oliva diretamente na ração do cachorro

Prisão de ventre no cachorro

Cachorro fazendo cocô – Foto: Freepik

Você gosta de azeite de oliva em cima da salada ou mesmo no tempero das comidas em geral? Pois bem, o seu cão também vai adorar. E o melhor disso tudo, é que o azeite de oliva é altamente saudável para cães que estão com crises de prisão de ventre. No entanto, não confunda o “saudável” com a possibilidade de exagerar, ok?

Para que a receita funcione, você pode umedecer a ração do animal com alguns fios de azeite de oliva. Caso o animal consuma alimentação úmida, o azeite de oliva pode passar despercebido, mas vai ter a mesma função no organismo. Não exagere!

Hidratação recorrente

Fazer o cachorro beber muita água durante o dia é uma tarefa essencial para quem não quer ter um animal sofrendo com prisão de ventre. Afinal, a água é condutora e ajuda a fazer todo o organismo funcionar de maneira mais saudável – inclusive, o intestino. Então, busque formas de oferecer bastante água para o cão, de modo que ele possa se hidratar (principalmente em dias muito quentes).

Existem brinquedos e aparelhos que ajudam a despertar a curiosidade e o desejo do cachorro pela água. Neste caso, ele pode se interessar mais pela ingestão dos líquidos. Ou, se quiser, poderá colocar mais tigelas de água em outros cantos do pátio ou da casa. Assim, em qualquer lugar que o cão estiver, ele vai dar uma paradinha para tomar uma água.

Suco de aloe vera pode ajudar a aliviar

Além destes alimentos acima, você ainda pode oferecer aloe vera para ajudar o cão a liberar o intestino preso. Em forma de suco, aloe vera é muito benéfico para ajudar a soltar as fezes que eventualmente estão presas no intestino do animal. Neste caso, meia colher de chá a cada quatro quilos do animal serão suficientes para um tratamento caseiro. Use isso no máximo uma vez por dia.

Como saber que o cachorro está com prisão de ventre?

Prisão de ventre no cachorro

Procurando um lugar para ir ao banheiro – Foto: Freepik

Até aqui já entendemos como você pode ajudar a melhorar a prisão de ventre no cachorro. Só que para que isto aconteça, você precisa, antes de mais nada, saber que o cão está passando por maus bocados. Então, observar os sintomas pode ser uma das melhores formas de agir o quanto antes, de forma que o cachorro não fique sofrendo por dias sem que você perceba.

Veja as dicas abaixo.

Dificuldade para ir ao banheiro e presença de poucas fezes

Não há como perceber um problema, se não conhecermos a normalidade. Ou seja, você precisa conhecer o seu cachorro, de modo a entender quando algo está errado. O seu desconfiômetro precisa acender assim que notar qualquer irregularidade nas idas do dog ao banheiro.

Um dos sintomas mais comuns daqueles cães que têm dificuldades intestinais, é a dificuldade para ir ao banheiro.  Se você notar que o animal demora muito na hora de fazer as necessidades ou mesmo nem consegue fazer, é sinal de que algo está errado. É comum que o cachorro fique abaixado, na posição de defecar, por muitos minutos. É como se ele estivesse fazendo força, mas sem sucesso.

Além disso, outro sinal que indica uma possível prisão de ventre no cachorro, é o fato de ele ir ao banheiro e fazer pouco cocô. Portanto, saiba exatamente as quantidades mínimas de cocô que o seu cão costuma fazer. Somente assim é que você conseguirá diferenciar um problema de algo normal ou passageiro.

Leia também: A importância de observar as fezes de seu cachorro.

Prisão de ventre no cachorro – Secreções diversas nas fezes

ajuntando fezes do cachorro

Ajuntando fezes do cachorro – Foto: Freepik

Outro sinal bem claro de que o cachorro está passando por um problema grave no intestino ou no organismo, é o fato de aparecer sangue nas fezes, ou qualquer outra secreção estranha, como o muco.

Neste caso, você precisa procurar um veterinário o quanto antes, pois pode ser que há algum outro problema se desenvolvendo no organismo do animal, de modo que ele precise receber um acompanhamento próximo e profissional. Não espere duas ou três vezes depois da primeira aparição, ok?

Prisão de ventre no cachorro – Condições de vômito, inchaços e perda de apetite

E por fim, mais um sinal claro de que o animal pode estar passando por uma possível prisão de ventre, é o fato de ele ter condições de vômito e inchaços pela barriga. Além disso, o animal pode facilmente perder o apetite, pois ele sente que algo está errado. Repare que estes sintomas são bem comuns, também, para outras doenças. Portanto, observar o animal de pertinho é o melhor que você pode fazer.

Assim, você consegue evitar não só problemas como prisão de ventre, mas também, várias outras condições que podem acometer o seu dog e deixá-lo doente. Cuide sempre do seu pet, procure ajuda especializada e evite medicamentos caseiros, independente de quais forem eles.