Existem boatos acontecendo a respeito da vacina de Coronavírus para cachorro, fazendo as pessoas pensarem que podem usá-las em combate ao vírus que assola o mundo. Porém, é preciso prestar muita atenção em tudo que você consome de conteúdo. Principalmente aquelas mensagens que chegam pelos grupos de WhatsApp. Estas são as famosas Fake News, que você tanto ouve falar nos dias de hoje.

Por isso, é fundamental ter conhecimento a respeito do que está acontecendo no Brasil e no mundo. E, para te ajudar, separamos uma lista com algumas das perguntas mais populares no momento para que você possa esclarecê-las e ajudar pessoas que possam estar sendo enganadas ou recebendo informações falsas/equivocadas.

Acompanhe!

Para ler depois: Coronavirose em cães

vacina de Coronavírus para cachorro

Tutor passeando com o cão em meio ao Coronavírus – Foto: Freepik

Vacina de Coronavírus para Cachorro – Do que se trata?

A vacina de Coronavírus para cachorro ganhou muita popularidade nos últimos dias e semanas. Afinal, as pessoas estão em busca de alguma alternativa para ajudar a conter a propagação da doença COVID-19 que vem assolando a população mundial. Porém, é preciso muita atenção: a vacina de coronavírus para cachorro não é útil para seres humanos! Não existe qualquer tipo de comprovação ou estudo científico que mostre a efetividade deste produto em humanos.

Por isso, todo cuidado é pouco. Principalmente quando você receber mensagens com este tom. É importantíssimo saber que o coronavírus de cachorro é completamente diferente do coronavírus em humanos. Não há qualquer semelhança entre os vírus, eles provocam doenças diferentes e por isso, não há ligação nenhuma entre a vacina usada em cães ser útil para humanos!

A vacina de Coronavírus para cães pode ser usada por pessoas?

Não. A vacina de coronavírus para cães não pode, de maneira nenhuma, ser utilizada por pessoas. Não há qualquer tipo de evidência científica que comprove a eficácia do material para o uso em seres humanos. Pelo contrário: muitos efeitos negativos podem surgir a partir do momento que alguém injeta algo que nem sabe a origem, eficácia ou efeitos no corpo! Por isso, não tome a vacina de cachorros para coronavírus de maneira nenhuma.

vacina de Coronavírus para cachorro

Cãozinho sendo abraçado – Foto: Freepik

O Coronavírus canino é o mesmo que o Coronavírus em humanos?

Não. Por mais que exista também o coronavírus que infecta cães, ele não é o mesmo que infecta humanos. Inclusive, não é nem a mesma doença que acomete o cão. Nos humanos, a doença que o coronavírus causa, é o COVID-19. Nos cães, o problema é outro, embora que em alguns casos o animal também pode sofrer com sintomas de falta de ar (sintoma causado pela COVID-19). Veja mais aqui sobre cães e o coronavírus.

O cachorro transmite o seu Coronavírus?

Não. O cachorro não é transmissor do coronavírus. Por mais que exista vacina de coronavírus para cachorro, ela não é para conter a transmissão. Mas sim, para proteger e criar anticorpos no animal, de forma que ele não contraia. Em todos os casos, fique tranquilo: o cachorro não adquire o nosso coronavírus e transmite-o. Não há qualquer comprovação científica a respeito deste assunto. Use sempre a ciência como base de informação!

Leia mais: Cachorro pode transmitir coronavírus? Veja quais são os cuidados

vacina de Coronavírus para cachorro

Cão dando a pata para o tutor – Foto: Freepik

Os cães podem sair para passear durante a Pandemia de Coronavírus?

Não é recomendado. Mas podem. Em alguns casos, e necessário, inclusive. Afinal, muitos cães fazem suas necessidades apenas desta forma: saindo para caminhar. Porém, você precisa tomar todos os cuidados para que não aconteça o contágio em você, tutor. Siga todas as recomendações do ministério da saúde, como: não levar a mão ao rosto, manter distância de outras pessoas, lavar a mão ao chegar em casa, etc. Faça uma saída rápida, objetiva e pontual. De preferência, sem ser na rua (apenas no quintal de sua casa).

Por que devo manter distância do meu cão caso eu esteja com Coronavírus?

Muitas pessoas se perguntam o motivo de ficar longe do cão, visto que ele não contrai nem transmite o coronavírus em humanos. Bem, o motivo é simples: prevenção! Não existe qualquer tipo de comprovação científica destes fatos. Porém, tudo ainda é muito novo e está sendo estudado. Logo, você precisa se cuidar e cuidar do seu cãozinho. Caso você esteja infectado ou com sintomas de gripe, mantenha a distância do animal. Afinal, o vírus pode sair de sua boca e parar nos pêlos do animal e infectar outra pessoa. Todo cuidado é pouco.

cão em casa

Cão em casa – Foto: Freepik

Vai existir vacina para Coronavírus em humanos?

Por enquanto, não podemos contar com isso. A vacina em algum momento surgirá. Mas neste momento, ela não existe e nem há previsões para existir. A OMS – Organização Mundial da Saúde fala em até 18 meses para que ela fique pronta. Por isso, qualquer tipo de informação ou mensagem de WhatsApp que você ouvir falar de vacina do coronavírus para humanos, desconfie e pesquise muito em fontes confiáveis.

Passaremos por esta pandemia. E é importante que você cuide-se e cuide também de seus bichinhos!

Leia também: Meu cachorro pode ter coronavírus?