O peso ideal, junto com um pelo brilhante e muita alegria é uma indicação de que seu amigo de quatro patas está bem. Mas quando você vê um cachorro magro, o que pode ser?

Além das características típicas da raça e do comportamento alimentar individual, também pode haver causas graves, como doenças.

Cachorro magro: como identificar?

Esta pergunta não pode ser respondida de maneira geral. O peso ideal depende de vários critérios como tamanho, raça, idade, condição da pelagem e a porcentagem de músculos. Se as informações de peso forem fornecidas para Chihuahua, Golden Retriever ou São Bernardo, esses são valores médios. Portanto, é melhor esclarecer se o seu cachorro é muito magro com um veterinário.

Basicamente, um animal é considerado abaixo do peso se o seguinte se aplicar:

  • As costelas e os ossos do quadril se projetam fortemente
  • A área abdominal está claramente afundada
  • O pelo é fino e sem brilho e tem falhas

Raças de cachorro magro

O grupo de cães listados aqui pode não atender a todos os requisitos para ser o cão mais popular, e eles certamente não estão entre os dez mais inteligentes, nem são ferozes, mas são todos magros, muito mesmo.

Existem alguns cães que são extremamente magros devido às características da raça. Estas raças são:

Galgo Italiano

Galgo Italiano

Galgo Italiano – Foto: Freepik

Este pequeno galgo é mais famoso por sua aparência esguia e andar suave. Esses cachorrinhos são bons companheiros, mas seus ossos longos estão sujeitos a lesões. Na verdade, eles são tão frágeis que precisam ser mantidos na coleira o tempo todo para não correrem atrás de algo e se machucarem no processo.

Esses cachorro magros podem latir para estranhos, mas provavelmente vão virar o rabo e fugir. Os galgos italianos têm pelo curto e são bastante fáceis de cuidar, mas como todos os cães pequenos, eles precisam que seus dentes sejam escovados todos os dias.

Whippet

Whippet

Whippet – Foto: Freepik

Este galgo de tamanho médio é um preguiçoso magro. Eles podem correr muito rápido quando querem, mas passam a maior parte do dia deitados.

Whippets são famosos por sua habilidade de ficar no sofá enquanto sua casa é invadida. Eles nunca são vendidos como cães de guarda.

Ele têm sido recomendado como um ótimo cão de apartamento, pois não late muito e passa muito tempo no sofá.

Whippets têm uma mutação genética que permite que sejam atletas magros. Alguns cães têm muito desse gene e acabam sendo muito musculosos, não magros.

Galgo Afegão

Afghan Hound

Afghan Hound – Foto: Freepik

A maioria das pessoas não pensa nele como um cão magro, pois está coberto por um pelo pesado. Qualquer pessoa que já tentou encontrar uma veia em uma de suas pernas quase sem gordura irá lhe dizer diferente.

O afegão realmente merece ser classificado entre os cachorros magros. Além disso, o afegão também é um excelente cão preguiçoso. A raça tem aquela característica comum dos galgos: eles gostam de ficar na preguiça até chegar a hora de se levantar e matar algo.

Talvez tenha algo a ver com seu passado: o Afghan Hound é uma das raças de cães mais estreitamente relacionadas com o lobo.

De acordo com o livro The Intelligence of Dogs , a classificação do Afghan Hound está na parte inferior. Isso pode ter a ver com sua falta de interesse, porém, e não com sua falta de inteligência.

Estes são caracterizados por uma grande alegria de correr e, portanto, têm um corpo extremamente magro.

Quais outras razões pelas quais um cachorro é muito magro?

cachorro magro

cachorro magro – Foto: Freepik

Razões individuais

Cada cachorro é diferente. Uma razão para o baixo peso pode, portanto, ser que seu cão peludo não come o suficiente porque não gosta da comida.

Assim como acontece conosco, humanos, existem amigos de quatro patas que são muito exigentes. Por exemplo, um não gosta de comida molhada, o outro só come determinado tipo de carne e o terceiro prefere a comida seca.

Além disso, o fato de o cão comer bem pode depender da raça. Enquanto os Retrievers gostam de engolir grandes quantidades e nunca parecem ficar satisfeitos, os chihuahuas são muito exigentes.

Gatilhos físicos

Os motivos físicos incluem alterações hormonais ou situações estressantes. Calor, castração, mudança para uma nova casa, perda de um cuidador ou problemas com um segundo cachorro podem influenciar o comportamento alimentar dos animais e fazer com que seu cão não coma e, portanto, fique muito magro.

As doenças também podem ser uma possível causa física. Em geral, doenças agudas e crônicas podem afetar o apetite. A perda extrema de peso também pode ser um sintoma de uma doença específica.

O desconforto e a dor podem impedir o cão de comer. Isso é característico de infecções gastrointestinais, pancreatite, doenças tumorais, doenças cardíacas e infecções por vermes, por exemplo. O envenenamento por plantas venenosas do jardim também é uma causa possível.

Mais sinais:

  • Vômito
  • Diarreia
  • Mudança de comportamento
  • Apatia
  • Inquietação
  • Dor
  • Estômago inchado

O que fazer em caso de infestação por vermes

cachorro magro

cachorro magro – Foto: Freepik

Seu amigo de quatro patas come porções normais ou grandes e ainda perde peso? Então, geralmente há parasitas por trás de seu peso baixo. Se o cachorro magro apresenta sua pelagem sem brilho, isso também pode ser uma indicação de uma infestação de vermes.

É melhor ir ao veterinário imediatamente com seu amigo peludo. Ele pode diagnosticar com precisão a infecção do parasita e prescrever uma terapia apropriada.

Existem diferentes vermes. Portanto, não é aconselhável agir por iniciativa própria. A terapia errada pode enfraquecer ainda mais o cachorro magro e causar mais perda de peso. Leve uma amostra das fezes ao veterinário. Isso torna mais fácil para ele determinar se é uma infestação por vermes e quais parasitas são.

Causas relacionadas à dieta

Uma dieta inadequada pode levar à perda de peso se fizer com que as células intestinais se danifiquem. Desse modo, o resultado é que eles não podem mais absorver nutrientes suficientes durante a digestão e ocorre uma deficiência de nutrientes.

Outra causa relacionada à dieta é a intolerância a certos ingredientes da ração.

Cães mais velhos às vezes não toleram mais alimentos que antes não causavam problemas. Isso geralmente é devido às mudanças físicas na velhice, como um metabolismo lento.

Assim, se isso se aplica ao seu amigo de quatro patas, você pode alimentá-lo com comida de cachorro para idosos. Isso é feito sob medida para as necessidades da terceira idade.

Mesmo filhote, seu amigo de quatro patas pode ter alergias ou intolerância. Assim, as consequências variam de diarreia e vômito a áreas de pele com coceira, perda de apetite e perda de peso. Além do glúten, as proteínas animais costumam ser responsáveis ​​por isso.

Qual alimento é adequado para cachorros magros?

cachorro comendo ração seca

Cachorro comendo ração – Foto: FreePik

Se o seu cachorro for muito magro, um alimento rico em calorias é recomendado. Ele também deve ser altamente digestível e regulador da digestão, para que seu amigo de quatro patas possa usar os nutrientes que ele contém. Isso também é importante se o nariz peludo estiver com diarreia.

Assim, se a comida de cachorro for ótima e fácil de digerir, o sensível trato gastrointestinal é poupado e pode se acalmar.

Mas se a ingestão de calorias exceder a quantidade de energia necessária diariamente, ela aumentará gradualmente. Por esse motivo, é importante que você dê ao seu amigo de quatro patas um pouco de descanso na fase de ganho e não o sobrecarregue.

Assim, passeios lentos e muitas pausas com carinho o ajudam neste processo. Se o seu cachorro está abaixo do peso porque é muito exigente, uma ração de alta qualidade com uma receita saborosa pode ajudar.

Dicas sobre alimentação para cachorro magro

cachorros ração seca ou úmida

Cachorro comendo ração úmida – Foto: FreePik

  • Os especialistas recomendam uma rotina de alimentação. Assim, alimente o cachorrinho regularmente na mesma hora e local.
  • O descanso é importante para que o cão não coma muito rápido
  • Alguns animais não gostam de alimentos muito frios e isso também podem causar problemas digestivos. Portanto, sempre dê comida quente para o ambiente ou aqueça-a um pouco.
  • Se o seu amigo de quatro patas come mal, você pode motivá-lo a comer.

O que você pode fazer para cuidar de um cachorro magro?

Petisco para adestrar cães

Petisco para adestrar cães: Foto – Freepik

Se você adotou um cachorro magro ou se seu amigo de quatro patas está doente há muito tempo, uma dieta específica pode ajudá-lo a voltar ao peso normal.

Dicas:

  • Não faz sentido simplesmente dar grandes quantidades de comida. Pois como regra, o trato gastrointestinal não pode utilizá-los e, em vez disso, reage com sintomas indesejáveis, como diarreia e vômitos. Portanto, proceda com cautela e comece com cerca de um terço da ração normal recomendada. Dê isso ao seu cachorro magro por alguns dias, depois aumente a porção novamente. Faça isso até que ele finalmente alcance a quantidade ideal de ração por dia.
  • Além disso, em vez de uma ou duas porções grandes, você deve dividir a comida em várias pequenas porções e dar-lhes em intervalos regulares ao longo do dia.
  • Os alimentos preparados especiais contêm muitos nutrientes essenciais e fornecem muita energia aos cães. Pequenas quantidades podem ser suficientes para cuidar dos animais.

Conclusão

Recomendamos você a descobrir a causa de seu cachorro ser muito magro. Só então você pode reagir de maneira sensata e neutralizar qualquer peso insuficiente existente.