Cachorros de pequeno porte são extremamente populares por várias razões. Em primeiro lugar, são considerados “portáteis”, no sentido de poderem ir conosco a muitos lugares. Mas acima de tudo, são cães com temperamento forte e características deslumbrantes!

Os cães pequenos são definidos como machos e fêmeas de todas as raças que, uma vez atingidos a idade adulta, não excedem 10 kg de peso corporal.

Se você está pensando em adotar um cachorro de raça pequena apenas porque parece bonito e fofo para acariciar, você tem que pensar cuidadosamente antes de decidir; pois muitas vezes, o que falta em estatura, para estes cães adoráveis, é compensado em teimosia.

Cachorros de pequeno porte

Sem sombra de dúvida, os cachorros de pequeno porte são adoráveis e irresistíveis (algumas raças estão entre os cães mais inteligentes), mas nem todos os animais que pertencem a raças pequenas têm uma personalidade tranquila.

Tal como as pessoas, também vêm com personalidades diferentes, por isso, antes de adotar o seu pequeno e bonito parceiro de vida, é uma boa ideia descobrir exatamente se é compatível com as suas necessidades e o seu estilo de vida.

1 – Chihuahua

Chihuahua

Chihuahua engraçado – Foto: Freepik

Com cerca de 15 a 20 centímetros de altura e três quilos, o Chihuahua é um dos mais populares cachorros de pequeno porte.

Ele é um cão peculiar, instintivamente exigente, a quem ele dá sua afeição. Então, se ele decidiu quem é seu favorito na família, ele estará firmemente ligado a ele e permanecerá leal. Mas quando suas pessoas favoritas prestam atenção em outra pessoa, ele rapidamente fica com ciúmes.

Mesmo sendo um dos cachorros de pequeno porte ele é animado, alerta, corajoso e inquieto, ele confronta até mesmo os maiores cães. Chihuahuas, apesar de seu tamanho, precisam de uma educação consistente como qualquer cão.

2 – Affenpinscher

Affenpinscher

O Affenpinscher tem 25 – 30 cm de altura e tem um peso de 4 – 6 kg. Sua pele é muitas vezes preta com pelo preto. Ele é um cão corajoso, vigilante e curioso que ama sua família e gosta de brincar com seus brinquedos. Ele é um cachorrinho que precisa de muita atenção.

O Affenpinscher é uma das raças de cachorros de pequeno porte mais antigas da Alemanha. Foi descoberto pela primeira vez na Europa Central no século XVII em uma fazenda onde foi mantido para caçar e matar ratos.

Se ele se encontrar com outros cães, ele pode se tornar agressivo, o que significa que seus ataques podem rapidamente levar a uma lesão, seja em si mesmo ou em outros cães. Portanto, você deve sempre ficar de olho nele e retirá-lo imediatamente antes de lutar. Devido a esta propriedade, o Affenpinscher também é referido por muitas pessoas como um pequeno Rottweiler.

Ele ama seu mestre e sua família e sempre mostra grande lealdade a eles. Treiná-lo geralmente é muito fácil porque ele pode aprender as coisas rapidamente. Como regra geral, ele é muito relutante com estranhos e só se familiariza com eles depois de alguns minutos.

3 – Basenji

basenji

basenji – Foto: Freepik

O Basenji é um dos cachorros de pequeno porte que é originalmente da África Central e é mais conhecido por seu latido peculiar. É por isso que ele não é um cão de guarda, porque seus sons não soam como um alarme.

Seu verdadeiro talento está em ser um cão de família amoroso. Assim, ele adora ser acariciado e abraçado, de preferência ao longo do dia. Pelo menos ele precisa de atenção constante da sua família.

Se ele for deixado sozinho, ele começa a mastigar coisas que não são necessariamente destinadas a isso. Portanto, brinquedos nos quais os Basenji podem viver seu instinto de mastigação devem estar sempre ao alcance.

O Basenji tem entre 35 e 41 centímetros de altura e pesa entre 9 e 12 quilos. Tem um pelo curto e fino. A cor de seu pelo é muitas vezes vermelho, preto ou tricolor com algo branco.

Essa raça foi criada na África Central como um cão de caça, é uma das raças de cachorros de pequeno porte mais antigas já conhecidas.

4 – Beagle

Beagle

Beagle – Foto: Freepik

O Beagle é um cão muito amigável, que se dá muito bem com outras espécies. O que ele não pode sofrer: ficar sozinho. Ele é um dos cachorros de pequeno porte mais sociáveis, assim, ele se sente mais confortável em uma família com crianças que brincam muito com ele.

O Beagle atinge um tamanho médio de 33 a 40 centímetros e pesa entre 10 e 14 quilos. Sua pele curta e grossa geralmente consiste em duas ou três cores (preto, branco e vermelho).

O nariz do Beagle tem mais de 200 milhões de receptores de fragrâncias, o que é 40 vezes mais do que uma pessoa tem!

5 – Boston Terrier

Boston Terrier

Boston Terrier – Foto: Freepik

O Boston Terrier é um dos cachorro de pequeno porte que vem dos EUA e é carinhosamente chamado de “American Gentleman”. Ele realmente é um cavalheiro, o pequeno, charmoso companheiro e cão de família. Além disso, é caracterizado por um ser amigável, orientado para o ser humano e espirituoso.

Ele ama seu povo acima de tudo e muitas vezes os faz rir através de seus gestos, bem como suas expressões faciais engraçadas.

Sua aparência lembra um pouco o Buldogue Francês, sendo que o Boston Terrier é um pouco maior. Seu tamanho é de cerca de 43 cm, seu peso é dividido em três classes. Os terriers leves atingem um peso de até 6,5 kg, os representantes médio-pesados até 9 kg e os espécimes poderosamente construídos pesam até 11 kg.

6 – Fox Paulistinha

O Fox Paulistinha é um cão brincalhão, leal e amoroso. Ele é muito carinhoso e quer estar com você o tempo todo para brincar. É um cão muito inquieto, impaciente, engraçado e acrobático que adora correr pela casa, brincar de esconde-esconde e fazer truques na sua frente.

Ele é um cão muito curioso que presta atenção mesmo com o menor barulho ou movimento. Assim, é um dos cachorros de pequeno porte que pode ser um cão de guarda maravilhoso, pois está pronto para latir a qualquer momento quando um estranho se aproximar.

Ele precisa de um quintal para brincar e geralmente não é um dos cachorros de pequeno porte para um apartamento pequeno. Fora da casa, ele deve ser sempre mantido em uma coleira, porque seu instinto de caça para pequenos animais é enorme. Ele se dá bem com outros cães, mas não deve ser deixado sozinho com animais de estimação menores.

O Terrier Brasileiro (ou Fox Paulistinha) tem de 35 a 38 cm de altura e pesa de 6 a 10 kg. Tem um pelo curto e liso. Sua pele é muitas vezes branca e marrom com manchas pretas. Os ancestrais do terrier brasileiro são o Jack Russel Terrier, Chihuahuas e o Pinscher.

7 – Bichon Frisé

dicas de nome para bichon frisé

Dona acariciando seu cachorro da raça Bichon Frisé. Foto: Freepik

O Bichon Frisé costuma ter de 23 a 30cm de altura e tem um peso de 3 a 5 kg. Seu físico é muito delicado, o que é compensado pela pele de cerca de dez centímetros. Isso lhe dá uma aparência ligeiramente esférica. Assim, o Bichon Frisé parece uma bola de pele branca e móvel.

Ele gosta de abraçar sua vida, especialmente com seus donos. No entanto, ele também é geralmente de mente aberta para estranhos e rapidamente faz amigos, pois corresponde ao seu caráter alegre e despreocupado.

Apesar de todo o carinho, o Bichon Frisé é um cão muito ativo, que precisa de muito movimento. Ele é muito dócil, gosta de ser o centro das atenções e quer agradar seus donos. Se algo não funcionar imediatamente, você não deve ser muito rigoroso com isso, pois essa é uma das raças de cachorro de pequeno porte que é muito sensível.

Como o Bichon Frisé é bastante inteligente e dócil, aprende muito rapidamente. Mas mesmo que o Bichon Frisé ainda esteja tão ansioso para aprender, seu treinamento não é simples, pois como muitos outros Bichons ele pode ser muito teimoso.

8 – Lulu da Pomerânia

lulu

Lulu da pomerânia – Foto: Freepik

O Lulu da Pomerânia está entre os cachorros de pequeno porte com tamanho corporal particularmente pequeno. Sendo assim, ele terá um máximo de 22 centímetros de altura.

Com o Lulu você terá um companheiro extremamente animado, que é tão carinhoso quanto independente. Ele sempre parece estar em movimento, e é por isso que ele prefere estar ocupado o tempo todo e em todos os lugares. Ele também é um cão muito leal e dedicado, que prefere passar todo o seu tempo com seu povo.

Crianças muito pequenas ou extremamente animadas nunca devem brincar com um Lulu da Pomerânia sem supervisão, pois ele pode facilmente se machucar. Também é necessário cautela ao caminhar com ele, isso por causa do pequeno tamanho do corpo do Pomerânia.

9 – Yorkshire Terrier

Criança com Yorkie

Criança com Yorkie – Foto: Freepik

Uma das raças de cachorros de pequeno porte mais populares é o Yorkshire Terrier. Sua altura é de cerca de 23 cm, seu peso é de cerca de 3 kg.

Assim, esse fofinho encanta com sua natureza esperta, animada e sua personalidade distinta. Originalmente pensado para caçar ratos, o pequeno rosna e late a qualquer perigo, não importa o quão grande seja.

Uma característica especial do pequeno Yorkshire Terrier é que às vezes pode entrar na brigas com outros cães. O Yorkie se vê como grande e forte, um caso claro de auto superestimação. Assim, não importa o tamanho do outro cão, o Yorkie não se intimida, permanece na pose de valentão e às vezes enfurecido.

10 – Maltês

personalidade do Maltês

Foto: Freepik

O Maltês tem uma grande autoconfiança e não mostra medo de outros animais. Como regra geral, ele é amigável com eles. A socialização precoce dos maltês é útil a este respeito.

Embora pareça com outras raças de cachorros de pequeno porte, esta é uma das raças mais antigas. O Maltês têm entretido seus donos por milhares de anos. Eles são tão adoráveis que os gregos antigos até construíram tumbas em sua honra.

De acordo com os padrões da raça os machos crescem até 25 cm de altura, as fêmeas permanecem com 23 cm um pouco menores. O peso do maltês é de 3 a 4 quilos. Se bem cuidado, ele poderá viver até 15 anos ou mais.

11 – Pinscher em miniatura

Miniature Pinscher

Foto: Pixabay

Quando você vê um Pinscher em miniatura pela primeira vez, você pode ter a ideia de ter um mini-doberman na sua frente. Mas longe disso! Pinscher em miniatura são uma raça de cachorros de pequeno porte independente reconhecida pela FCI que não tem nada a ver com o Doberman.

Em vez disso, há um parentesco com o Pinscher alemão. Os padrões da raça apontam explicitamente para uma imagem reduzida do Pinscher alemão, sem que ocorram defeitos de uma aparência anã. Os machos, assim como as fêmeas, têm uma altura entre 25 cm e 30 cm e o peso é de cerca de 4- 6 kg.

12 – Border Terrier

Border terrier

border terriers – Foto: Freepik

Originalmente criado como um cão de caça, o Border Terrier é um destemido trabalhador. Além disso, com cerca de 28 e 34 centímetros e um peso entre 5 e 7 kg; o Border Terrier é um dos cachorros de pequeno porte mais independentes.

Além disso, ele é um cão amoroso e bem-humorado que adora brincar e é muito sociável. Especialmente para crianças que já são grandes o suficiente para tratá-lo respeitosamente, ele é um excelente parceiro de brincadeira.

Embora ele seja muito ativo, também gosta de acariciar e gosta de abraços e sessões de carinho. Se ele conseguir o suficiente, ele não se importa de ficar sozinho por um tempo. Ele foi criado para o trabalho por conta própria, e é por isso que ele é muito independente e forte.

No jardim você deve ficar de olho no seu Border Terrier. Ele adora cavar buracos que podem rapidamente atingir um tamanho inimaginável.

13 – Dachshund: um dos cachorros de pequeno porte de muita energia

cão salsicha

Cão salsicha no quintal – Foto: Freepik

O Dachshund é um cão corajoso, teimoso, carinhoso e amoroso. Além disso, ele tem muita energia e em geral, exige muito de seus proprietários.

Com suas personalidades felizes e divertidas, esses cães adoram brincar e se dar bem com crianças e outros animais de estimação. Mas cada uma das três variedades de pelos tem uma personalidade ligeiramente diferente, o liso é o mais teimoso do trio.

Ele tem de 30 a 34 centímetros de altura e pesa entre 7 e 10 quilos.

14 – Lhasa Apso: um dos cachorros de pequeno porte que prefere adultos

Lhasa Apso branco

Lhasa Apso – Foto: Freepik

O Lhasa Apso tem entre 25 a 28 cm de altura e pesa 5-8 kg. Esse é um dos cachorros de pequeno porte que prefere adultos em vez de crianças, embora ele também possa ficar bem com crianças mais jovens.

O Lhasa Apso ama a proximidade com sua família e é bastante reservado e desconfiado com estranhos. Desse modo, é um bom cão de guarda que imediatamente começa a latir quando nota algo estranho. Além disso, é um cão que pode ser deixado sozinho por algumas horas enquanto você está no trabalho. Ele fica feliz quando está em casa a maior parte do tempo, mas ele ainda precisa de suas caminhadas diárias.

15 – Poodle Toy

tipos de poodle

Foto: Freepik

Embora todos os poodles sejam considerados uma raça (extremamente inteligente),eles vêm em três tamanhos: padrão, miniatura e toy. O Poodle Toy é o menor, seu tamanho é entre 28 cm e 35 cm e pesa entre 3,5 kg e 7 kg.

Os donos de um poodle toy devem ser ativos e esportivos, porque o pequeno cachorro adora longas caminhadas.

16 – Shihtzu: um dos cachorros de pequeno porte que perde pouco pelo

cachorro fofo descansando

cachorro fofo dormindo no sapato – Foto: Freepik

O Shihtzu é um dos cachorros de pequeno porte que perde pouco pelo. Além disso, o Shih Tzu tem cerca de 25 a 27 cm de altura e geralmente pesa entre 4,5 e 7,5 kg.

Esta pequena raça de cães está predestinada para famílias com crianças; pois o Shi Tzu se comporta muito atenciosamente em relação a crianças menores e mais velhas e adora brincar com elas. Shih Tzus são muito adaptáveis. Por isso, você se sentirá confortável em apartamentos e em casas com jardim.

Vantagens de cachorros de pequeno porte

  • Requisitos espaciais: Seja em casa ou no carro, os cachorros de pequeno porte precisa de menos espaço. No entanto, isso não significa que um cão pequeno precisa de menos exercício. Cada raça tem suas reivindicações próprias e em parte especiais.
  • Viajando com o cachorro: Quando viajam, em hotéis, em restaurante ou em transporte público, muitas vezes é mais fácil para os proprietários de cachorros de pequeno porte levar o cão para qualquer lugar.
  • Carregando o cachorro: Não há dúvida de que um Dachshund pode ser levado no braço mais rapidamente em uma emergência e usado mais rapidamente do que um grande Dogue Alemão. Assim, em particular, os titulares que moram em um apartamento sem elevador devem levar isso em conta.
  • Educação: Há também grandes diferenças específicas da raça na educação e no trabalho com o cachorro. Assim, todo cachorro, mesmo as menores raças, precisa de uma certa educação, consistência e um bom vínculo com seu parente. Aqui os donos de cães devem ver como sua própria personalidade se encaixa na respectiva raça de cães.
  • Maior idade: Raças de cachorros de pequeno porte geralmente vivem mais.