Cães Farejadores: cachorros que se tornam heróis

Depois de mais uma tragédia ambiental envolvendo o deslizamento de barragens com rejeitos de minérios – desta vez em Brumadinho (MG) – os olhos do mundo inteiro se voltaram para o estrago que uma ação irresponsável do ser humano pode causar na natureza. E, quem poderia salvar a humanidade dela mesma? Ironicamente, a outra vítima. Na forma dos cães farejadores, a mãe-natureza prova sua compaixão novamente e ajuda a salvar e consolar famílias que procuram seus entes queridos em meio ao lamaçal.

7bea15c3 dff9 488d bc40 ab615af0c0e9
Buscas continuam em Brumadinho (MG) | Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

A arma infalível: o olfato

Não se tem uma data precisa de quando os cães começaram a ajudar os seres humanos a detectar ou encontrar coisas e pessoas com o olfato. Só se sabe que este sentido é o mais aguçado nos cães – especialistas dizem que o primeiro que se desenvolve e o último que “morre” em um cão.

As famosas ramificações dos nervos olfativos na cavidade nasal de um cão ocupam cerca de 160 cm², enquanto no ser humano os nervos olfativos só ocupam a área de 5 cm². As células olfativas do ser humano são contadas em até cinco milhões e, no cão, podem atingir 220 milhões!

dog 2225537 1920
Focinhos são como ‘impressão digital’ dos cães

Além disso, outra característica marcante e peculiar é que a “impressão digital” dos cães está no nariz. Aqueles caminhos de ‘fendas’ que encontramos no nariz de cada um são únicos para cada cachorro.

Uma profissão digna

Mesmo não sabendo qual o dia e o ano que os cães começaram a auxiliar os seres humanos nos seus afazeres através do seu infalível olfato, é possível verificar que diversas atividades foram – e ainda são – realizadas com a ajuda canina.

Nos relatos mais antigos, existem provas de que os cães e o seu olfato ajudavam a detectar inimigos durante a guerra, localizar a presa em meio a ambientes cheios, pastorear e encontrar ovelhas perdidas através de seu cheiro e também achar pessoas perdidas.

sheepdog 981880 1920
Cão pastoreando

Hoje em dia, temos os cães de trabalho como os cães farejadores e de resgate, atuando com as polícias em trabalho de detecção de drogas, intimidação de bandidos e rondas policiais ostensivas. Já com os bombeiros, os cães podem atuar como localizadores de vítimas como vem ocorrendo em Brumadinho (MG) depois da tragédia com o rompimento da barragem de rejeitos de minério.

O treinamento para estes heróis depende da função que vão exercer. Porém, independentemente da função, todos os cães vão ser analisados ainda quando filhotes para que os treinadores observem se o temperamento do filhote será adequado à profissão que ele irá desenvolver. Se não tiver a personalidade correta, talvez aquela vocação não seja a dele…

Treinamento anti-drogas

Depois de garantida a “vocação”, vem o treinamento. No caso do cães farejadores, com dois meses os cãezinhos aprendem os comandos básicos como ‘senta’, ‘deita’, ‘junto’ para se acostumar com as ordens e por um “cursinho” de socialização.

dachshund 2736934 1920
Treinamento de comandos básicos para o filhote

Apenas com um ano completo é que o cão entra em contato com a droga através de saquinhos que são colocados em recipientes que costumam imitar os brinquedos nos quais eles estão acostumados.

Após se acostumarem com o odor das drogas, os cães farejadores de drogas começam a atividade de procurar os recipientes com os saquinhos cheios das substâncias. Para confundir e tornar a brincadeira ainda mais difícil, os treinadores adicionam outros cheiros como pimenta e cebola, no saquinho.

Quando ele acerta o local, recebe elogios e agrados. Quando erra, não recebe nada – nem punição. Depois de treinarem em ambientes fechados, vão para ambientes abertos e, por fim, começam a atuar com seus parceiros policiais.

Treino com o parceiro
Treino com o parceiro

Treinamento para resgate

Já o treinamento dos cães farejadores para resgate de pessoas é parecido, porém, o destaque fica, principalmente, para o condicionamento e o comportamento do cão. É importante que ele não seja retraído, com traumas anteriores, bem socializados, que suportem altos barulhos e que gostem de brincar – afinal, o treinamento é levado como brincadeira para os cães.

Treinamento para farejadores de resgate
Treinamento para farejadores de resgate

A diferença básica é que, ao invés de drogas, os cães farejadores para resgate treinam com outras variedades de cheiros, principalmente, para identificar os seres humanos que irão encontrar. A recompensa, neste caso, é quando encontram a pessoa procurada. Encontrou, é festa na certa. Por isso, a importância de ser um cão bem socializado e que se dê bem com tudo e com todos.

A relação com o homem

O trabalho é árduo e a relação com o ser humano é forte. Para os heróis humanos que os acompanham, estes cães são verdadeiros parceiros e até melhores amigos.

No recente caso de Brumadinho, um sargento do Corpo de Bombeiros emocionou internautas nas redes sociais. Leonardo mostrou seu parceiro Thor, de 5 anos, em pleno serviço, durante as atividades no interior mineiro.

“Eu sou o sargento Leonardo, esse aqui é o Thor”, escreveu o sargento no Instagram. “O Thor tem cinco anos e tá trabalhando muito, já encontrou um monte de vítimas por aí debaixo dessa lama. Agora ele vai descansar, tomar um suplemento vitamínico que os médicos veterinários vão passar pra ele e amanhã volta a trabalhar”, mostra Leonardo.

https://www.instagram.com/p/BtPELO2nKPC/

O bombeiro também conta sobre as experiências que já teve com o cão da raça Border Collie ao seu lado neste trabalho em Brumadinho e em outros resgates.

“Eu já perdi a conta de quantas pessoas ele achou já. Infelizmente, poucas vivas. Esse cão aqui já foi para várias missões comigo. Já esteve em Mariana, Herculano, Sardoá. O Thor trabalha muito comigo. Só hoje já fomos lá no pontilhão e perto do ônibus. Lugares de acessos muito difíceis”, contou o sargento.

Uma relação forte e duradoura. Leonardo e Thor simbolizam a variedade de cães e parceiros que estão em Minas Gerais trabalhando nos resgates. Juntos, eles compartilham cenas que dificilmente irão esquecer.

Postado por
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

Cão perde a visão temporariamente após contato com planta tóxica. Conheça 6 plantas que podem ser toxicas
Border Collie ficou temporariamente cego após contato com plantas tóxicas para cães em São Paulo...
Rio pode ter médicos veterinários nos bombeiros: conheça o projeto de lei!
Entenda como o Rio de Janeiro pode ser pioneiro ao incluir veterinário bombeiros no efetivo militar...
Cachorro idoso participa do casamento dos donos. Veja essa história emocionante.
A emocionante história de Gulliver, o cachorro idoso que se posicionou entre os noivos durante a cerimônia de casamento, criando...
Brasil pode proibir testes cosméticos em animais: saiba tudo sobre esse acontecimento!
Câmara dos Deputados votará projeto que pode acabar com testes cosméticos em animais no Brasil com apoio de celebridades...
Img de rastreio

Localize algo no site!