Cuidar do olho do cachorro é uma das coisas mais importantes a se fazer para zelar pela saúde do animal. E este é um problema que muitas vezes acaba sendo imperceptível, pois só que “sente” é o cão. E o processo de observação é o que de melhor podemos fazer, além de examiná-lo com frequência em um veterinário da sua confiança. Para entender melhor, acompanhe o texto.

Cuidar do olho do cachorro: O que levar em consideração?

Aprender a cuidar do olho do cachorro poderá fazer com que você evite uma série de problemas no futuro. No entanto, como fazer isso de uma forma efetiva? É o que você vai descobrir a partir de agora.

como cuidar dos olhos do cachorro

Foto: Freepik

Muitas vezes um cachorro pode estar sofrendo com algum tipo de doença que não é fácil identificar. Seja em algum órgão ou seja nos olhos, que é o assunto do texto. Desta forma, a primeira e principal dica que podemos dar, é: procure um veterinário para fazer exames de rotinas e ter um histórico e prontuário do seu cão.

Assim sendo, um profissional da saúde é o único que poderá, de forma efetiva, diagnosticar algum problema, disfunção ou pré-disposição. Zelar pela saúde do seu animal é de suma importância! Veja como você poderá identificar alguns indicativos de algum problema ocular.

Veja também: Quais os tipos de carrapato e as doenças que eles carregam?

Cuidar do olho do cachorro: Observe se há algum tipo de vermelhidão

O primeiro passo para cuidar do olho do cachorro é observar se há vermelhidão no local. Muitas vezes isto significa que há algum tipo de alergia se acumulando. Assim sendo, quando isto acontece, é de suma importância que você busque entender o que pode ter causado.

Há casos em que pode não ter sido nada, mas observar a casa e o quintal para procurar se o cachorro tenha entrado em contato com algo, é de suma importância. Por exemplo, o cachorro pode ter encontrado alguma planta venenosa ou mesmo um animal peçonhento no gramado e colocado em contato com o olho.

Outra situação que pode ocorrer, é ele ter entrado em contato com produtos químicos de limpeza. Por isso, procure evidências pela casa.

Veja também: Como evitar acidentes domésticos com cães

como cuidar dos olhos do cachorro

Foto: Freepik

Cuidar do olho do cachorro: Secreção é sinal de alerta

A secreção saindo do olho é outro ponto que precisa ser devidamente observado com atenção. Ela pode significar, entre outras coisas, uma conjuntivite. Assim sendo, procure sempre prestar atenção no que o cão está fazendo para atentar-se ao comportamento de incômodo.

Da mesma forma que pode ser um problema mais grave, também pode significar apenas uma sujeira ou algum desconforto momentâneo. Sendo assim, tentar limpar com um paninho umedecido poderá ajudar o cão a ter mais tranquilidade e conforto durante o dia.

Porém, se a secreção voltar a aparecer (e com rapidez), significa que ainda há algo de errado. Assim sendo, o veterinário será indispensável para um exame, um diagnóstico e, posteriormente, um tratamento.

como cuidar dos olhos do cachorro

Foto: Freepik

Se o animal estiver esbarrando nos móveis, atenção

O ponto mais crítico de uma doença ocular, é o comportamento do cachorro com relação ao caminhar. Se ele estiver esbarrando nos móveis ou mesmo em objetos pela casa, é sinal que algo está errado com ele. E isto pode significar algum problema no olho.

Procurar um veterinário é o melhor remédio para entender como cuidar do olho do cachorro. Não hesite em buscar ajuda profissional para qualquer problema. Da mesma forma, jamais deixe passar dias demais quando notar algo de estranho na face do cão ou no comportamento. Assim sendo, leve-o a um veterinário o quanto antes! Cuide do seu cão.