Embora a doença do carrapato seja a infecção transmitida por carrapatos mais prevalente, os especialistas estão vendo doenças mais graves transmitidas por carrapatos, algumas delas fatais se não forem tratadas imediatamente.
Aqui está o que você precisa saber sobre doenças transmitidas por carrapatos.
Embora seja impossível saber se um carrapato está carregando a doença, apenas uma mordida pode infectar seu cão. A preocupação é que os sintomas da doença sejam tão vagos e os proprietários não percebam, até muito tarde, que seu animal de estimação já esteja infectado.
Doenças de carrapatos são conhecidas como zoonoticas, o que significa que você (como um ser humano) pode se infectar também. Sendo assim, se seu cão tiver um carrapato, é vital verificar sua família e você mesmo para garantir que não haja outros carrapatos por perto.
Carrapatos trazem consigo a possibilidade de várias doenças graves para o seu cão, que inclui a doença de Lyme, erliquiose, Anaplasmose e febre maculosa.
Fatos sobre carrapatos
- Carrapatos são cientificamente classificados como aracnídeo (uma classificação que inclui aranhas).
- O registro fóssil sugere que os carrapatos existem há pelo menos 90 milhões de anos.
- A maioria das picadas de carrapatos não transmitem micróbios nocivos.
- Há uma variedade de doenças do carrapato.
- Existe uma ampla gama de sintomas que geralmente se desenvolvem dias a semanas após a picada do carrapato. Mas os sintomas dependem do micróbio específico que é transmitido.
- Para todas as picadas de carrapatos, a limpeza local e o creme antibiótico podem ser aplicados.
- Existem métodos seguros e eficazes para a remoção de todos os tipos de carrapatos.
Sintomas de doença do carrapato em cães
Existem muitas combinações de sintomas de doença transmitida por carrapatos, dependendo da doença transmitida pelo carrapato, incluindo:
- Problemas de coagulação do sangue e contagem de glóbulos brancos anormais
- Perda de interesse em comida
- Perda de peso
- Alterações na cor da gengiva na boca do seu cão
- Vômito
- Dor no pescoço ou nas costas (sensível ao toque)
- Sintomas neurológicos, como convulsões
- Diarreia
- Micção descontrolada
- Baço aumentado ou gânglios linfáticos
- Inchaço dos membros ou articulações
- Letargia
- Fraqueza
Diagnóstico de doença do carrapato
A prevenção é a melhor maneira de evitar esses parasitas desagradáveis. Pois suas mordidas podem deixar efeitos adversos na saúde do seu cão por muitos anos.
Se você mora em uma área onde há muitos carrapatos, é aconselhável verificar bem o seu cão depois de caminhar, especialmente se você visitou áreas pesadas e ocupadas e grama alta.
Alguns sintomas da doença do carrapato podem imitar outras doenças, por isso é melhor descobrir nos estágios iniciais qual é a causa do desconforto do seu animal de estimação.
Seu veterinário fará uma verificação física completa do corpo, especialmente em áreas onde o pelo do seu cão não é tão grosso para ver se há sinais de mordida ou carrapatos ainda presos. Além disso, ele será capaz de mostrar a maneira correta de remover os carrapatos. Mas também serão feitos exames de sangue para determinar o que é a doença.
Muitas vezes o seu cão pode ter mais de uma doença transmitida por carrapatos, que muitas vezes causa sintomas mais graves. Assim, seu cão pode precisar de transfusões de sangue ou fluidos intravenosos, especialmente para erliquiose.
Tipos de doença do carrapato
As principais doenças transmitidas por carrapatos aos cães incluem:
- A doença de Lyme, que provém do carrapato dos cervos e pode causar rigidez, claudicação, articulações inchadas, perda de apetite, febre e fadiga. Seu cão pode não mostrar sinais da doença até vários meses após a infecção.
- A erliquiose canina, encontrada em todo o mundo, é a mais comum. Causadas pelo carrapato marrom, os sintomas podem não aparecer durante meses após a transmissão e podem incluir febre, perda de apetite, depressão, perda de peso, olhos e nariz escorrendo, sangramentos nasais e membros inchados.
- A anaplasmose canina, também chamada de febre dos cães ou febre dos carrapatos. Os sintomas são similares a outras doenças relacionadas a carrapatos, incluindo febre, perda de apetite, rigidez articular e letargia, mas também podem incluir vômitos, diarreia. Em casos extremos, os cães podem sofrer convulsões.
- A babesiose canina é tipicamente transmitida pelo carrapato americano e pelo carrapato marrom. Causando anemia, os sintomas também podem incluir gengivas pálidas, fraqueza e vômitos.
- Bartonelose canina vem do carrapato marrom. Os sintomas são claudicação intermitente e febre. Deixada sem tratamento, esta doença pode resultar em doença cardíaca ou hepática.
Tipos de carrapato
1. Carrapato de perna preta (também conhecido como carrapato de cervo)
O tipo mais temido de carrapato, o carrapato de perna preta transmite duas bactérias que causam a doença de Lyme, Borrelia burgdorferi e B. mayonii, bem como outras infecções que causam sintomas como febre, calafrios, dores de cabeça e dores musculares.
Este carrapato é facilmente identificado por suas pernas pretas escuras, corpo vermelho-laranja e escumalha preta (presente na parte superior de seu escudo).
2. Carrapato de estrela solitária
Você já ouviu falar de carrapatos que causam uma reação alérgica à carne vermelha? É esse! Esse é um carrapato muito agressivo que morde humanos” e transmite bactérias que causam uma ampla gama de doenças.
Mas você pode identificar um carrapato fêmea solitário com facilidade, graças ao ponto branco (também conhecido como a estrela solitária) em suas costas.
Sendo assim, os riscos de doença são a erliquiose, tularemia, doença do vírus Heartland, doença do vírus Bourbon, doença rash associada à doença do carrapato.
3. Carrapato marrom
Enquanto estas criaturas estão atrás do seu cão, elas irão se contentar com você. Os carrapatos podem “se instalar em sua casa”, já que são espécies mais resistentes que podem suportar as condições secas em ambientes fechados.
O carrapato marrom do cachorro é um marrom avermelhado e de forma mais estreita em comparação com outros carrapatos.
Risco de doença: febre maculosa das Montanhas Rochosas
Qual é o tratamento após uma picada?
Para todas as picadas de carrapatos, a limpeza local e o creme antibiótico podem ser aplicados. Se a área da mordida desenvolver comichão, recomenda-se a preparação de difenidramina (Benadryl).
Estes compostos Benadryl podem ser aplicados diretamente na pele para coceira ou administrados por via oral por comprimidos. Este é geralmente o único tratamento necessário.
No entanto, o tratamento dos patógenos que o carrapato pode passar para uma pessoa depende de outros fatores, como o tipo de carrapato, o tempo de permanência no hospedeiro, as doenças na comunidade e os sintomas desenvolvidos pelo paciente. O tratamento específico é baseado na identidade do patógeno transmitido.
Qual é o prognóstico para pessoas que recebem uma picada?
A grande maioria das pessoas que recebem picadas de carrapato não tem problemas durante ou após a picada.
Para pessoas com sistema imunológico suprimido (HIV, câncer, pacientes de quimioterapia), o prognóstico ainda é bom, mas eles devem contatar seus médicos e informá-los sobre uma picada de carrapato. Além disso, quanto mais rápido o carrapato é removido após uma mordida, menor a probabilidade de o carrapato transmitir patógenos.
O prognóstico geral para uma pessoa muda se o carrapato transmite um patógeno. O prognóstico pode variar de bom a ruim e é determinado pela doença transmitida, o tempo até o diagnóstico, o estágio da doença e a condição do paciente.
Pacientes imunossuprimidos geralmente têm um pior prognóstico do que pessoas saudáveis. A consulta com um especialista em doenças infecciosas é uma das melhores maneiras de determinar o prognóstico das muitas doenças que os carrapatos podem transmitir às pessoas.