O fato de um cachorro estar ofegante pode preocupar seriamente seu dono. O sistema respiratório é um dos mais importantes do corpo, a vida é impossível sem ele. Quais as causas da falta de ar inesperada do cão?

É a frequência respiratória que regula a quantidade de oxigênio que entra no corpo e a que taxa o dióxido de carbono é excretado. Portanto, você precisa entender que a respiração frequente nem sempre é uma coisa ruim.

Causas da falta de ar inesperada do cão

O cão respira com frequência em caso de febre ou estresse, dar água, aplicar uma toalha úmida e criar um ambiente calmo pode ajudar.

Não é absolutamente necessário dar água fria ao seu animal de estimação em caso de superaquecimento. Além disso, você não deve colocá-lo em um banho frio.

Se medidas simples não resultarem em sucesso, ou se suspeitar de uma doença grave, deve contatar imediatamente o veterinário.

Sintomas

A falta de ar inesperada do cão é acompanhada do aumento da frequência respiratória e da dificuldade para respirar.

O cão fica sentado, com os membros anteriores afastados, a boca aberta, os movimentos de seu tórax parecem amplificados.

Suas mucosas ficam às vezes arroxeadas. Trata-se de um sintoma grave que pode ser resultado de um edema pulmonar, da presença de líquido nas pleuras, de uma hérnia diafragmática (passagem de órgãos abdominais no tórax após perfuração do diafragma, em consequência de um acidente, por exemplo).

Em primeiro lugar, ao entrar em contato com a clínica, o médico da recepção examinará o nariz e a cavidade oral.

Na maioria das vezes, após esses procedimentos, a causa da falta de ar ficará clara. No entanto, existem situações em que são necessários exames complementares.