A população brasileira está entre uma das mais estressada do planeta nos dias de hoje. Isso é o que indica um estudo do International Stress Management Association. De acordo com a entidade, o Brasil é o segundo país do mundo com maior taxa de estresse. Felizmente, é possível minimizar essa situação unindo o útil ao agradável. Afinal, você sabia que fazer carinho em pets combate o estresse?

A cada dez trabalhadores brasileiros, ao menos, três sofrem com a denominada síndrome de Burnout. Basicamente, esse problema se refere a um esgotamento mental intenso, gerado por pressão no ambiente profissional. Segundo o estudo, os mais atingindo estão nas categorias que trabalham diretamente com o público. Por exemplo, os professores, os médicos e os enfermeiros.

Como fazer carinho em pets combate o estresse? Descubra!

Cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, comprovaram que fazer carinho em pets combate o estresse no dia a dia. Conforme o estudo, acariciar o seu bichinho de estimação auxilia na redução dos níveis de estresse no dia a dia.

Além disso, a equipe provou que somente dez minutos de interação com o seu melhor amigo já são suficientes para a diminuição das taxas de cortisol. Afinal, o cortisol é o principal hormônio ligado ao estresse.

Fazer carinho em pets combate o estresse no dia a dia

Os pesquisadores alegaram que já tinham notado que os estudantes adoravam estar perto dos animais. Isso porque o contato ajudava a despertar as emoções mais positivas. No entanto, o estudo foi feito para compreender como essa exposição contribuiria para que as pessoas não sofressem com a pressão de forma menos subjetiva.

E foi exatamente isso que conseguiram. Porque a queda na taxa dos hormônios de estresse pode, no decorrer do tempo, gerar vantagens consideráveis tanto para o bem estar físico quanto mental.

Pesquisa da Universidade de Washington

A pesquisa foi realizada com 250 estudantes da Universidade de Washington. Os participantes foram separados em quatro turmas para assegurar os resultados das experiências. Segundo os pesquisadores, essa é a primeira avaliação que mostrou que fazer carinho em pets combate realmente.

Tudo porque ocorreu o registro dos níveis de cortisol dos universitários durante uma intervenção real e não em um local controlado, como em um laboratório. Agora, a equipe da universidade norte-americana está avaliando a influencia de um programa de prevenção do estresse de um mês na companhia dos pets.

Fazer carinho em pets combate o estresse no dia a dia

Até agora, as primeiras análises foram avaliadas como produtivas. A expectativa dos especialistas é publicar um artigo a respeito do assunto até o final do ano. Enquanto isso, você pode comprovar por conta própria que fazer carinho em pets combate e passar um tempinho extra com seu parceirinho de quatro patas.