Polifagia é o aumento da ingestão de comida e pode levar à obesidade. Em geral, os cães são animais com tendência à gula. Eles são capazes de absorver sua porção e, além disso, podem comer mais, por exemplo, quando oferecemos comida como prêmio ou quando eles mesmos a roubam.

Mas por trás dessa ansiedade com a comida, podem existir algumas patologias que o veterinário deve diagnosticar e tratar. Elas são de origem psicológica e física.

Vamos ver as razões comuns pelas quais um cachorro está sempre com fome.

Polifagia: como os cachorros comem

Uma visão geral do comportamento alimentar dos lobos nos permite entender melhor o que é a alimentação canina. É uma espécie predadora que caça para se alimentar.

Quando consegue pegar uma presa grande, absorve uma grande quantidade de comida de uma só vez e muito rapidamente. Em particular, de 8 kg a 20 kg em 24 horas.

Se sobrar algo, é enterrado para consumo posterior. Portanto, vemos que a base da dieta é a proteína animal, e os alimentos também são produzidos em grandes quantidades de forma irregular, dependendo do sucesso na busca e caça.

A importância da comida

Cachorro ao lado de pote com queijo cottage Foto: Freepik

Os cães geralmente recebem uma dieta completa em casa que cobre todas as suas necessidades nutricionais. Mas, em maior ou menor grau, eles são atraídos pelo que seus cuidadores comem.

O cão se precipita sobre a refeição e parece constantemente esfomeado. Associada ao aumento da ingestão de bebida e à quantidade de urina emitida, a polifagia pode ser um sinal revelador do diabetes, do hiperadrenocorticismo e de outras doenças endócrinas (o que deverá ser confirmado por um exame de sangue).

É aconselhável anotar todos os sinais anormais para ajudar o veterinário em seu diagnóstico e na prescrição do tratamento.