Por terem instintos de defender tudo o que é deles, existem momentos quando os cães atacam por comida.

Isso é bem comum principalmente quando existe um animal novo no território e, assim o cachorro se sente estimulado a defender aquilo que é seu.

Isso é ainda mais comum de acontecer com filhotes, uma vez que esses demoram para aprender as regras da casa e os limites impostos em variadas situações.

Assim, é bem comum que o filhote invada o território do animal mais velho para pegar o seu alimento.

cachorro não quer comer ração

Cachorro comendo – Foto: Freepik

Com isso, é bem comum ocorrerem conflitos que deixam os tutores sem saber o que fazer. Se você tem um problema assim, continue lendo esse post para entender quando os cães atacam por comida e o que fazer.

O que significa quando os cães atacam por comida?

Os cães são animais domésticos, mas carregam os genes selvagens no seu DNA. Por isso, mesmo que eles vivam em casa e não sofram com a escassez de alimentos, tendem a defender a comida de todas as formas.

Na natureza existe escassez de alimentos em muitos momentos e, é bem difícil conseguir se alimentar.

Por isso, mesmo entre indivíduos de um mesmo grupo, há competição. Da mesma forma, os cães domésticos também costumam defender a sua comida.

Cachorro comendo carne

Cachorro comendo carne – Foto: Freepik

Isso é conhecido como agressão alimentar e, pode se tornar um problema sério se não for solucionado rapidamente.

No entanto, se isso acontecer não cometa o erro de deixar os animais se alimentarem em locais diferentes.

Por mais que essa pareça ser uma ótima solução, pode acabar se tornando um grande problema, uma vez que os cães podem se tornar ainda mais possessivos e territoriais.

Se isso acontecer, o animal não apenas pode morder os outros animais ou pessoas, como podem também se tornarem possessivos em relação a qualquer coisa, inclusive o tutor.

Pior ainda é pensar que o animal pode atacar seriamente qualquer pessoa que se aproxime do seu pote de comida, por exemplo.

Por que os cães se tornam agressivos por comida?

comedouro lento para cachorro

Cachorro comendo – Foto: Freepik

Quando os cães atacam por comida, é importante compreender o que fez com que eles ficassem assim e apresentassem esse comportamento.

O motivo mais óbvio e comum é a falta de liderança do próprio tutor do animal, o que leva o cachorro a tentar dominar todas as situações.

Com isso, os comportamentos agressivos se tornam cada vez mais frequentes e, podem até mesmo acabar se agravando com o passar do tempo.

A agressividade se instaura porque o cão entende que quando alguém ou algum animal chegam perto do seu alimento é porque quer rouba-lo.

Esse tipo de comportamento é ótimo em ambiente natural porque impede que o animal morra de fome, mas quando isso acontece com o tutor ou outro cachorro, se torna um problema.

Geralmente, o reforço positivo faz a situação ficar pior. Ou seja, quando o animal consegue o que deseja.

Muitas vezes, o animal está se alimentando e rosna baixinho quando alguém se aproxima. Então a pessoa se afasta sem nem perceber.

No entanto, o cão entende que a atitude deu certo e, então tende a repetir o comportamento. Então é esse momento quando os cães atacam por comida com frequência.

Como evitar o comportamento?

cachorro pode comer uma vez por dia

Dois cachorros comendo – Foto: Freepik

Se o seu cachorrinho ainda for filhote, o melhor a se fazer é prevenir completamente esse tipo de comportamento.

Procure acostumar o animal a se alimentar próximo das pessoas e outros pets da casa. Vez ou outra é legal dar alguns grãozinhos de ração na mão.

Assim o bichinho entende que você na verdade quer alimentá-lo e não roubar a sua comida. Para isso, vagarosamente coloque a mão no pote, pegue um pouco de comida e ofereça para ele.

Para evitar que qualquer tipo de comportamento possessivo se instaure, faça esse treino também com brinquedos, petiscos e ossinhos.

Vá mostrando ao cachorro que você é o líder da casa, mas que ao mesmo tempo não pretende tirar nada dele.

Por mais que possa parecer ruim se impor ao animal, isso é ótimo para a relação entre vocês e, fará com que os laços entre vocês fiquem bem mais estreitos.

Assim, o cão fica bem mais tranquilo e confiante, o que é ótimo para o seu crescimento e desenvolvimento.

Como lidar quando os cães atacam por comida?

cães atacam por comida

Cão comendo no sofá – Foto: Freepik

Quando os cães já atam por comida, ou seja, já tem essas atitudes agressivas estabelecidas no seu comportamento, antes de mais nada você precisa manter a calma.

Entenda que é sim possível reverter isso, mas você terá que mudar o seu próprio comportamento e, então passar a ser um verdadeiro líder para o seu animalzinho.

Um dos treinamentos mais usados quando esse tipo de comportamento se estabelece é dividir a porção de ração do cão em dois.

Então, você deve oferecer a primeira parte e esperar que ele termine. Depois disso, peça que o animal se sente e espere você colocar mais comida no pote dele.

Faça isso com bastante tranquilidade e calma, sempre agradando o seu pet e dando recompensas quando ele se comportar adequadamente.

Você pode precisar de ajuda profissional

cães atacam por comida

Cão comendo – Foto: Freepik

Muitas vezes quando os cães atacam por comida se torna difícil reverter o comportamento se a agressividade for muito intensa e marcante.

Nesses casos, você pode não se sentir seguro para treinar o animal sozinho e, então pode precisar de ajuda profissional.

Se isso estiver acontecendo com você, é possível conversar com um veterinário para ouvir algumas sugestões e, até mesmo contratar um adestrador.

Esse tipo de profissional é treinado para lidar com diferentes tipos de situação da melhor forma possível.

Mas certifique-se sempre de que o adestrador utilize técnicas de treinamento com reforço positivo, sempre respeitando o animal e tratando-o com carinho.

Em alguns casos de agressividade, tanto o veterinário quanto o adestrador podem sugerir a castração para diminuir os comportamentos.

A agressividade é uma expressão do medo

cães atacam por comida

Cachorro comendo – Foto: Freepik

Reverter o problema quando os cães atacam por comida é importante, mas você precisa compreender que o animal não faz isso por mal.

Qualquer expressão de agressividade em geral ocorre quando o indivíduo sente medo de algo. Então, a melhor forma de lidar com isso é respeitando o animal e deixando-o seguro.

Por isso, jamais bata no animal, grite com ele ou repreenda de forma agressiva. Trancar ou amarrar o cão também não é solução e só piora tudo.

Aprenda a reconhecer a agressão alimentar precocemente

Sabe aquela história de que prevenir é melhor do que remediar? Isso vale também para a agressão alimentar.

Se você conseguir reconhecer o problema precocemente, será bem mais fácil para resolver. Então, sempre observe quando o seu cão estiver comendo.

Se ele tiver uma tendência à agressividade, você vai perceber que o seu corpo ficará rígido e, a sua cabeça ficará abaixada.

Esses são os principais sinais de linguagem corporal que o seu animal pode te fornecer para demostrar que ele está tentando defender o seu alimento.

A cauda também pode se mostrar rígida, bem como as orelhas podem apontar para cima.

Se você perceber que o seu cãozinho está agindo assim quando alguém se aproxima da sua comida, provavelmente é a hora certa de começar a fazer treinamentos para reverter o problema.

Dicas para usar quando os cães atacam por comida

Mesmo que você já tenha uma ideia clara sobre como lidar com a situação quando os cães atacam por comida, ainda temos algumas dicas interessantes para te ajudar a reverter isso.

Seja consistente com as suas atitudes

Sobretudo no caso dos animais filhotes, é comum que eles pensem que a sua refeição é a última, uma vez que eles não têm noção de quando poderão comer de novo.

Por isso, dar comida ao filhotinho mais ou menos na mesma hora, estabelecendo uma boa rotina é uma ótima maneira de fazê-lo compreender que sempre haverá uma refeição posteriormente.

Os animais conseguem aprender uma rotina muito rapidamente e, por isso, aprendem quando é a hora de comer, passear, acordar e dormir.

Faça o cão esperar o alimento

Um dos motivos pelo qual os cães atacam por comida é a ansiedade em se alimentar. Por isso, uma dica bacana é treinar o cão a esperar para comer.

Primeiro faça com que ele se sente para você colocar a tigela no chão. Depois você pode dar a ordem para ele esperar mais um pouco.

Se ele avançar antes de você autorizar, tire a comida para ele entender que errou.

Se for passear com o animal, dê comida a ele depois. Isso vai fazê-lo compreender que ganhou a comida como um prêmio por chegar em casa.

Brincadeiras com o pote de comida

Brincar com o pote do cachorro também pode ajudar, mas para fazer isso você deve se certificar de que ele não vá te morder.

Depois que o cachorro tiver começado a comer, tire o pote dele com cuidado e coloque-o próximo ao seu corpo.

Com certeza o cão vai tentar pegar de volta, mas procure mantê-lo distante. Defenda o pote até que o cachorro se acalme. Somente nesse momento você pode devolver o alimento.

Quando os cães atacam por comida, podem causar grandes problemas. Mas agora você já sabe como resolver a situação.