Responsabilidades ao adotar um cão: você conhece as principais? Neste texto, vamos orientar a conduta de quem está pensando em ter um novo membro canino na família. Como sempre, é importante saber que ter um cachorro em casa, exige uma série de preparos e critérios importantes para garantir o bem estar dele e o seu. Por isso, acompanhe o texto.

Responsabilidades ao adotar um cão

Se você está querendo ter um novo membro na família, saiba que um cachorro poderá transformar o lar em um lugar melhor. Entretanto, as responsabilidades ao adotar um cão precisam ser levadas a sério. Afinal, esta é uma vida que merece cuidado, bem-estar e, acima de tudo, respeito. Por isso, simplesmente adotar por adotar não é uma prática recomendada.

Assim sendo, a primeira dica e a mais principal: se você quer realmente ter um cão, cuide dele com amor. Se estiver na dúvida, é melhor não adotá-lo. Pois esta é uma vida que não pode ser refém da sua dúvida. Ou seja, você precisará se dedicar de forma integral, humana e digna. Tudo para proporcionar uma casa harmoniosa e feliz para o animal. Desta forma, recomendamos seguir alguns fundamentos básicos. Acompanhe.

Não adote pela aparência

Para começar nossas recomendações, é importante que seja dito: não adote pela aparência. Ou seja, usar este critério como definidor é extremamente negativo. As responsabilidades ao adotar um cão são muito mais importantes do que escolhê-lo pela beleza. Há cães espalhados por canis que são vítimas de preconceito, seja por um motivo ou por outro.

Fato é que quando você opta por deixar um cão de lado por não gostar da aparência, você deixa de proporcionar a ele um lar com carinho, amor e conforto. E, querendo ou não, os cães sentem que são ignorados e abandonados neste sentido. E, no médio e longo prazo, pode causar problemas psicológicos muito sérios neles.

A dica é: quando for ao canil ou agropecuária procurar por um cãozinho para adotar, sinta e relacione-se com cada um deles. Busque entender a personalidade dele ainda no local e traga pra casa aquele que mais compactuar com seus sentimentos. Esta é uma forma de banir critérios negativos de escolha, proporcionando muito mais amor no processo.

Nunca amedronte ou xingue o cão

Depois que o cachorro chegar na sua casa, ele pode sentir-se sozinho ou desconexo do local que ele vivia antes. E isto pode irritar os donos, visto que o ambiente antes era quieto e calmo. No entanto, você não pode ficar irritado com isso. Saiba que o processo de adequação de um cachorro a um novo lar pode levar algum tempo. Ainda mais se ele for filhote.

Este ponto é importante ficar claro, pois está completamente ligado ao desejo de ter um cachorro. Se você passivamente resolver adotar um, poderá reagir muito mal a situações que antes você não estava acostumado. Entretanto, nunca amedronte ou xingue o cão. Há formas de tratar algum possível mal comportamento dele. E não é deixando-o triste.

Esteja sempre presente

Se você optar por adotar um filhote, saiba que ele irá chorar durante a noite. E até mesmo durante o dia, quando você estiver longe. Por isso, o processo de adoção de um cão envolve uma preparação. Se possível, faça no fim de semana ou em momentos que você possa ficar mais tempo com ele. Estar presente nesta fase inicial é importante tanto para ele, quanto para você, pois conseguirá monitorá-lo mais precisamente.

Um cão pode sentir-se abandonado em questão de momentos. Se você reparar, quando o cachorro é filhote e é deixado sozinho a noite, por exemplo, as chances de ele chorar são enormes. Isto ocorre pelo fato de ele sentir falta da mãe, dos irmãos e até do local anterior. Por isso, ele precisa saber que você está presente de alguma forma.

Esta é uma das responsabilidades ao adotar um cão que precisam ser levadas a sério, porém, com um equilíbrio. Saiba que condicionar o cão a sua presença extrema também é ruim. Pois no primeiro momento que você estiver longe, ele irá estranhar. Por isso, equilíbrio é tudo.

Cuidado com materiais de limpeza e higiene

Não precisamos nem dizer que tomar os devidos cuidados com materiais de limpeza e higiene é de extrema importância, não é mesmo? Principalmente quando o cão adotado é filhote, ele tende a ser extremamente curioso. E com esta curiosidade, acidentes podem acontecer caso haja negligência dos donos.

Um exemplo, é deixar produtos como água sanitária, cloro, detergente ou desinfetante em prateleiras baixas, acessíveis ao focinho do cachorro. Com a vontade de desbravar, os animais podem abrir e se machucarem gravemente com líquidos químicos. Portanto, prepare sua casa neste sentido antes mesmo de trazer o cachorro. Você é responsável pela integridade física dele, lembre-se disso.

responsabilidades ao adotar um cão

Passeios são importantes, mas não exagere

Você já ouviu falar que cães precisam de exercícios, não é mesmo? Pois bem, neste caso, equilíbrio também é importante. Faça os passeios regulares com o cachorro em datas marcadas e aleatórias, mas não exagere na queima de energias. Isto pode ser maléfico para o correto funcionamento do organismo do animal e também pode fazer mal para o psicológico dele.

Se você acostumar seu cão a sair demais, ele poderá condicionar qualquer ação sua a isso. Ou seja, se você sair pra ir no mercado e não levá-lo, ele ficará extremamente triste, angustiado e inquieto até você voltar. O que pode gerar desgastes de diversas esferas no dia a dia dele.

Eduque as refeições

Comer é uma das tarefas mais básicas de qualquer ser vivo. E com os cães não é diferente. Eles adoram comer e adoram este momento. Por isso, você precisa saber equilibrar, controlar e educar. A partir disso, você conseguirá ter um cão muito mais saudável em diversos aspectos, se comparado a um cão que come a todo momento.

Estipule horários e, no médio e longo prazo, o animal conseguirá entender que ele pode comer somente naquele horário. Isto será positivo para mantê-los no peso e mantê-los equilibrados mentalmente.

responsabilidades ao adotar um cão

Ofereça refeições de qualidade

Além de educar as refeições, estipulando prazos e momentos, é sua responsabilidade oferecer refeições de qualidade. Ou seja, seu cachorro precisa de comidas que tenham suprimento nutricional adequado. Desta forma, um dos primeiros passos a dar quando for adotar um novo mascote, é estudar qual a melhor alimentação para eles.

Se possível, converse com um profissional nutricional para indicar a melhor ração com os compostos vitamínicos para cada fase da idade do cão. Lembre-se que há rações para filhotes, adultos, castrados e diversos outros tipos. Há de você monitorar cada fase de forma próxima e responsável.

Idas ao veterinário são importantes

Uma das principais responsabilidades ao adotar um cão, é mantê-lo saudável. Isto pode ser feito através de uma série de passos que já falamos aqui. Entretanto, as idas regulares ao veterinário é algo que precisa de uma atenção ainda maior. É somente desta forma, com acompanhamento profissional, que seu cão poderá se desenvolver com saúde.

O veterinário poderá vaciná-lo contra uma série de doenças e problemas frequentes, além de direcionar alguns cuidados diários básicos. Além disso, medicações e procedimentos tendem a surtir muito mais efeito quando o cão já possui um histórico veterinário.

responsabilidades ao adotar um cão

Adestramento faz bem para o cão

Para finalizar mas não menos importante, entenda que castrar o cão é muito importante. Seja macho ou fêmea, este procedimento garantirá uma saúde muito mais enérgica para os animais. Além de que você se torna responsável pelo controle populacional. Afinal, pode acontecer do cachorro escapar e cruzar com outro na rua. E isto pode ser um problema em diversos estágios. Desde filhotes não programados, até DSTs caninas.

Além disso, a castração traz benefícios ao próprio organismo do animal, deixando-o mais calmo e menos angustiado. Entretanto, é bom lembrar que a castração deve ser feita por profissionais especializados e com todos os requisitos básicos de higiene. Boa sorte com seu novo mascote!