Idade do gato: Os gatos vivem muito menos do que os humanos. Eles crescem muito rapidamente e com a idade de 12 meses tornam-se animais adultos sexualmente maduros, capazes de gerar e alimentar seus filhotes.
Vamos descobrir por quais fases de desenvolvimento um gatinho passa e como calcular a idade de um gato pelos padrões humanos.
Gráfico de idade de gato x humano
No primeiro ano de vida, os gatinhos se desenvolvem em um ritmo rápido. Durante esse período, conseguem passar do leite para a comida de um gato adulto, aumentam várias vezes o peso corporal e chegam à puberdade.
Portanto, os especialistas desenvolveram uma tabela segundo a qual é possível traduzir com precisão a idade de um gato em idade humana, levando em consideração as características fisiológicas do desenvolvimento.
Idade do gatinho x idade humana
- 0-1 mês: 0-1 ano de idade humana
- 2-3 meses: 2-4 anos de idade humana
- 4 meses: 6-8 anos de idade humana
- 6 meses: 10 anos de idade humana
- 7 meses: 12 anos de idade humana
- 12 meses: 14-15 anos de idade humana
Após 12 meses, o desenvolvimento dos animais ocorre sem saltos significativos.
Portanto, determinar a idade de um gato pelos padrões humanos é ainda mais fácil.
- Veja também: Cachorro pode comer ração de gato?
Idade do gato x Anos humanos
- 1 ano: 18 anos
- 2 anos: vinte
- 3 anos: 25
- 4 anos: trinta
- 5 anos: 35
- 6 anos: 40
- 7 anos: 45
- 8 anos: 50
- 9 anos: 55
- 10 anos: 60
- 11 anos: 64
- 12 anos: 68
- 13 anos: 72
- 14 anos: 76
- 15 anos: 80
- 16 anos: 84
- 17 anos: 88
- 18 anos: 92
- 19 anos: 96
- 20 anos: 100
Estágios da vida de gatos
A vida de um gato é dividida em certos períodos. Cada um deles é caracterizado por características individuais fisiológicas, psicológicas e comportamentais.
Durante sua vida, os gatos passam pelos seguintes estágios de desenvolvimento:
- Filhotes: Os gatinhos nascem surdos e cegos, mas em apenas algumas semanas abrem os olhos e começam a ouvir. E a partir de 30 dias eles se movem ativamente estudando seu ambiente.
- Infância: Esta fase é considerada a mais importante na vida dos gatinhos e dura até seis meses. No momento, eles estão crescendo ativamente e aprendendo sobre o mundo ao seu redor. Durante a infância, os gatinhos desenvolvem um caráter e fortalecem sua imunidade.
- Adolescência: Esta fase começa a partir de seis meses. Nesta altura, os gatinhos a cada dia se parecem cada vez mais com animais adultos, mas de acordo com o nível de desenvolvimento são considerados jovens. Eles estão crescendo ativamente e fazendo suas primeiras tentativas sérias de defender suas posições ao se comunicarem com seus companheiros. A puberdade ocorre em gatinhos aos 8-10 meses. Nessa época, os gatos começam seu primeiro cio e precisam marcar seu território.
- Juventude. Esta fase começa após atingir a maturidade fisiológica e dura até 5 anos. Neste momento, os gatos estão cheios de força e energia, mas ainda não têm experiência suficiente.
- Adulto. Este período de desenvolvimento começa aos 6 anos e termina aos 9-10. Os gatos dessa faixa etária são bastante espertos e calmos. Eles têm um caráter totalmente formado e têm dificuldade em se livrar de hábitos estáveis.
- Velhice. Começa com a idade de 9-11 anos e é acompanhada por uma deterioração gradual no trabalho do corpo. Nessa idade, os gatos apresentam uma diminuição na taxa de processos metabólicos e várias doenças aparecem.
Veja também: Cachorro ou gato: como escolher?
Como descobrir a idade de um gato?
Se o gato não tem documentos e apareceu na casa já adulto, você pode descobrir o número aproximado de anos que ele viveu pela aparência:
De acordo com o estado dos dentes
Esta é a maneira mais precisa de determinar a idade de um gato. Pois o gatinho de um mês já tem dentes de leite. Assim, aos seis meses, são totalmente substituídos. Os incisivos centrais inferiores começa aos 18 meses.
Aos 2 anos, o amarelecimento aparece no esmalte dos dentes.
Em gatos de cinco anos, os caninos começam a se deteriorar. Assim, aos 9 anos, os gatos rangem quase completamente todos os dentes inferiores, e aos 10 anos – os superiores. Mas aos 15 anos, muitos animais perderam a maior parte de seus dentes.
Pelo estado do pelo
Até cerca de 7 anos de idade, todos os gatos têm uma pelagem brilhante e saudável, sem manchas calvas e cabelos grisalhos.
Assim, a partir dos oito anos, a qualidade do pelo começa a se deteriorar. A linha do pelo perde o brilho natural.
Desse modo, frequentemente, nesta idade, os gatos apresentam manchas calvas, esteiras e pelos grisalhos.
- Veja também: 10 raças de cães que se dão bem com gatos
De acordo com a condição do sistema musculoesquelético
Durante o período de juventude e maturidade, os gatos apresentam músculos proeminentes, facilidade de movimento e maior resistência.
Assim, após os 8 anos de idade, os animais começam a diminuir o volume do tecido muscular e uma diminuição perceptível da atividade.
Nessa idade, os gatos têm omoplatas salientes e rigidez de movimentos.
De acordo com a condição dos olhos
Esta é a maneira menos confiável de calcular a idade de um gato. Pois os olhos de adolescentes e animais adultos praticamente não diferem uns dos outros. Assim, somente aos 10 anos de idade, os sinais de envelhecimento podem ser notados. Nessa idade, a íris fica embaçada, desbotada e turva.
Mas todos esses métodos permitem calcular aproximadamente a idade do gato. Porém, ao utilizá-los, é necessário levar em consideração as condições de vida, saúde e qualidade nutricional do animal.
- Conheça as principais plantas venenosas para cães e gatos
Tempo de vida do gato
Os gatos vivem em média 14-16 anos. Mas o seu tempo de vida é influenciado por muitos fatores, incluindo a atitude dos proprietários, raça, condições de moradia, qualidade da alimentação e doenças anteriores.
O detentor do recorde absoluto de expectativa de vida é um gato chamado Krim Pu. assim, ela viveu 38 anos e ganhou as páginas do Guinness Book of Records.